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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43984
ORCID: | http://orcid.org/0009-0006-0035-9859 |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Mapeando as Pesquisas em Educação (Matemática) Inclusiva: Uma análise dos trabalhos do GT13 no VIII SIPEM |
Autor(es): | Amorim, Marcos Rodrigues |
Primeiro orientador: | Xavier, Ana Claudia Molina Zaqueu |
Primeiro membro da banca: | Rosa, Fernanda Malinosky Coelho da |
Segundo membro da banca: | Marin, Douglas |
Resumo: | Nesta pesquisa, nos questionamos sobre: o que dizem os artigos na área de Educação (Matemática) Inclusiva publicados no VIII Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM)? E, compreender o que dizem os artigos na área de Educação (Matemática) Inclusiva publicados, especificamente, pelo Grupo de Trabalho 13 – Diferença, Inclusão e Educação Matemática, no VIII SIPEM foi o objetivo geral que também contou com os seguintes objetivos específicos: (i) estudar referenciais teóricos da área de Educação (Matemática) Inclusiva; e (ii) analisar os anais do VIII SIPEM. Para tanto, pautados nos pressupostos de uma pesquisa qualitativa, especialmente, de uma revisão bibliográfica, foram estudados 16 artigos publicados nos anais do VIII SIPEM e que estavam vinculados ao GT13. Assim, o exercício analítico deu-se a partir desses trabalhos em diálogo com os referenciais teóricos estudados. Nessa direção, foram criadas três categorias – Diálogo, Formação e Inclusão Transversal - que, para nós, dão indícios do que perpassa, em diferentes direções e intensidades, os trabalhos analisados. Sobre isso, o “Diálogo” destaca a importância da relação entre os sujeitos, em especial, mediante o diálogo, para o desenvolvimento da Educação Inclusiva. A “Formação”, diz da necessidade de investimento e incentivo em diferentes frentes da formação inicial e continuada. Por fim, a categoria “inclusão Transversal”, diz da importância de tratar o tema em todas as etapas de ensino e que, isto, vai além do ambiente escolar. Finalmente, identificamos que é preciso mudar o nosso olhar sobre o outro, superar estereótipos, combater preconceitos e atitudes que podem promover práticas de exclusão. |
Abstract: | In this research, we asked ourselves: what do the articles in the area of Inclusive (Mathematics) Education published at the VIII International Symposium on Research in Mathematics Education (SIPEM) say? And, understanding what the articles in the area of Inclusive Education (Mathematics) published, specifically, by GT13, at VIII SIPEM say was the general objective, which also had the following specific objectives: (i) study theoretical references in the area of Education ( Mathematics) Inclusive; and (ii) analyze the annals of the VIII SIPEM. To this end, based on the assumptions of qualitative research, especially a bibliographic review, 16 articles published in the annals of VIII SIPEM and which were linked to GT13 were studied. Thus, the analytical exercise was based on these works in dialogue with the theoretical references studied. In this sense, three categories were created – Dialogue, Training and Transversal Inclusion – which, for us, give indications of what permeates, in different directions and intensities, the works analyzed. In this regard, “Dialogue” highlights the importance of the relationship between subjects, in particular, through dialogue, for the development of Inclusive Education. “Training” speaks of the need for investment and encouragement on different fronts of initial and continued training. Finally, the category “Transversal inclusion” speaks of the importance of addressing the topic at all stages of teaching and that this goes beyond the school environment. Finally, we identified that it is necessary to change our view of others, overcome stereotypes, combat prejudices and attitudes that can promote exclusionary practices. |
Palavras-chave: | Diferença Difference Inclusão Inclusão Educação Matemática Mathematics Education |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | AMORIM, Marcos Rodrigues. Mapeando as pesquisas em Educação (Matemática) Inclusiva: Uma análise dos trabalhos do GT13 no VIII SIPEM. 2024. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43984 |
Data de defesa: | 25-Abr-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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