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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43980
ORCID: | http://orcid.org/0009-0002-3560-3365 |
Document type: | Tese |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Curadoria de conteúdo e atividade docente: perspectivas, práticas e precarização do trabalho docente nos cursos de bacharelado em Jornalismo de universidades públicas de Minas Gerais |
Alternate title (s): | Content curation and teaching activity: perspectives, practices and precariousness of teaching work in bachelor's degrees in Journalism at public universities in Minas Gerais |
Author: | Araujo, Leandro Luiz de |
First Advisor: | Santos, Adriana Cristina Omena dos |
First member of the Committee: | Santos, Adriana Cristina Omena dos |
Second member of the Committee: | Oliveira, Luciana Charão de |
Third member of the Committee: | Tonus, Mirna |
Fourth member of the Committee: | Rodrigues, Raquel Timponi Pereira |
Fifth member of the Committee: | França, Robson Luiz de |
Summary: | A presente pesquisa abarca três diferentes temáticas que se entrecruzam na jornada do docente de nível superior: o excesso informacional, a curadoria de conteúdo e a precarização da atividade deste profissional. Mediante o questionamento principal da investigação – “Como a curadoria de conteúdo no processo educativo, impulsionada pelo excesso informacional, pode contribuir para a precarização do trabalho docente no ensino superior?” –, a pesquisa aprofunda em seu objetivo geral disposto a descrever o conhecimento e o uso da curadoria no trabalho docente do ensino superior nos cursos de graduação em Jornalismo em três universidades federais. Além disso, realiza reflexões sobre o excesso informacional e a precarização do trabalho docente. Ao consideramos a sociedade atual, dominada pelo sistema capitalista que estimula intensamente a acumulação e o excesso, podemos refletir que as inovações tecnológicas das últimas décadas também contribuíram para a formação da sobrecarga informacional. De acordo com Bhaskar (2020), a quantidade de dados presentes no mundo digital praticamente duplica a cada três anos. Consoante Antunes (2018), o desenvolvimento tecnológico também atua na precarização de diversas atividades profissionais, agregando alterações no labor humano e corroborando para o tensionamento das relações trabalhistas. Desse modo, a partir destes autores, aprofundamos nossas reflexões sobre o avanço do capital impulsionando a evolução tecnológica e acarretando modificações nas formas de produzir, consumir, bem como compartilhar informações e conteúdo. Considerando a atual conjuntura de abundância informacional, os profissionais da educação do nível superior, consequentemente, necessitam realizar filtragem e tratamento dos materiais que serão desenvolvidos em classe, dispersos, em sua maioria, nos ambientes digitais. O desenvolvimento de múltiplas atividades torna-se uma realidade presente no exercício da docência, demandando também mais esforço cognitivo, físico e tempo dos profissionais da educação fora da sala de aula. A atuação do docente extrapola as paredes da classe ao exigir pesquisa, planejamento, reflexão e constante atualização profissional para a concretização das atividades interrelacionadas ao diálogo pedagógico. Por sua vez, Hypolito, Vieira e Pizzi (2009) caracterizam as diferentes formas voltadas à intensificação e consequente precarização do trabalho docente como situações que reduzem o tempo para descanso na jornada, aumentam a sobrecarga laboral e introduzem soluções técnicas que diminuem o espaço para planejamento. Assim, para sua concretização, a presente pesquisa adota o aprofundamento conceitual por meio de pesquisa bibliográfica e documental, o levantamento de campo mediante técnica descritiva de coleta de dados, e, por fim, o refinamento, análise e conflito dos dados através da abordagem comparada e perspectiva do materialismo histórico-dialético. |
Abstract: | This research covers three different themes that intersect in the journey of higher education teachers: information overload, content curation, and the precariousness of this professional's activity. Through the main question of the investigation “How can content curation in the educational process, driven by information overload, contribute to the precariousness of teaching work in higher education?”, the research delves into its general objective of describing the knowledge and use of curation in teaching work in higher education in undergraduate Journalism courses at three federal universities. In addition, it reflects on information overload and the precariousness of teaching work. When we consider today's society, dominated by the capitalist system that intensely encourages accumulation and excess, we can reflect that the technological innovations of recent decades have also contributed to the formation of information overload. According to Bhaskar (2020), the amount of data present in the digital world practically doubles every three years. For Antunes (2018), technological development also acts to make several professional activities more precarious, adding changes to human labor and contributing to the tension in labor relations. Thus, we deepen our reflections on the advancement of capital, driving technological evolution and leading to changes in the ways of producing, consuming, and sharing information and content. Considering the current situation of information abundance, higher education professionals consequently need to filter and process the materials that will be developed in class, mostly dispersed in digital environments. The development of multiple activities becomes a reality in the exercise of teaching, also demanding more cognitive and physical effort and time from education professionals outside the classroom. The work of the teacher goes beyond the walls of the classroom by requiring research, planning, reflection, and constant professional updating to carry out activities interrelated to pedagogical dialog. Hypolito, Vieira and Pizzi (2009) characterize the different forms aimed at the intensification and consequent precariousness of teaching work as situations that reduce the time for rest in the workday, increase work overload and introduce technical solutions that reduce the space for planning. Thus, for its implementation, this research adopts conceptual deepening through bibliographic and documentary research; field survey through descriptive data collection technique; and, finally, the refinement, analysis and conflict of data through the comparative approach and perspective of historical-dialectical materialism. |
Keywords: | Excesso informacional Information overload Curadoria de conteúdo Content curation Atividade docente Teaching activity |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Subject: | Educação Professores - Estresse ocupacional Professores universitários |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Quote: | ARAUJO, Leandro Luiz de.Curadoria de conteúdo e atividade docente: perspectivas, práticas e precarização do trabalho docente nos cursos de bacharelado em jornalismo de universidades públicas de Minas Gerais. 2024. 185 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.714. |
Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.714 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43980 |
Date of defense: | 27-Sep-2024 |
Sustainable Development Goals SDGs: | ODS::ODS 8. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos. |
Appears in Collections: | TESE - Educação |
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