Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43974
ORCID:  http://orcid.org/0009-0001-6729-8791
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Efeito dos exercícios hipopressivos sobre a distância inter reto abdominais em puérperas com diástase dos retos abdominais
Autor(es): Lima, Anna Luiza Souza
Primeiro orientador: Baldon, Vanessa Santos Pereira
Primeiro coorientador: Moreira Sara
Primeiro membro da banca: Ribeiro, Bruna Miranda
Segundo membro da banca: Reis Rejane
Resumo: Introdução: A parede abdominal é constituída por músculos simetricamente localizados em ambos os lados da linha alba, desempenhando papel crucial na sustentação e proteção das vísceras, postura adequada e função respiratória. Durante a gravidez, fatores como hormônios e pressão mecânica levam a alterações elásticas nos músculos abdominais, resultando em diástase dos retos abdominais (DRA). Esta condição, que pode persistir em 24-70% das mulheres, pode ser tratada com fisioterapia, incluindo exercícios hipopressivos (HEs). Apesar da falta de estudos robustos sobre o efeito específico dos HEs na DRA, sua aplicação é comum. Objetivos: Este estudo busca avaliar o impacto dos HEs na distância inter-retos abdominais em puérperas com DRA. Método: Este ensaio clínico envolveu 44 mulheres com idade acima de 18 anos, 45 dias a seis meses pós-parto e diagnóstico de diástase por ultrassonografia (a partir de 2 cm de afastamento na linha-alba). As participantes foram divididas em dois grupos: intervenção (treinamento com exercícios hipopressivos por 12 semanas) e controle (sem intervenção durante 12 semanas, seguido de treinamento). Antes e após 12 semanas as participantes foram avaliadas por meio da ultrassonografia realizada supra-umbilical, umbical e infra-umbilical em repouso e durante a flexão de tronco. Para análise dos dados foi aplicado o teste de ANOVA de medidas repetidas. Resultados: Das 51 mulheres avaliadas para elegibilidade, 44 concluíram o estudo após a randomização. A adesão ao tratamento atingiu 72% das sessões. Após 12 semanas, não foram identificadas diferenças estatisticamente significativas nas medidas da diástase inter-retal (DIR) entre os grupos (p>0,05). Conclusão: Conclui-se que o treinamento hipopressivo por 12 semanas não foi capaz de reduzir a DIR em mulheres com DRA no pós-parto. Palavras-chave: Diástase dos retos abdominais, distância inter retos abdominais, exercício hipopressivo, puerpério.
Palavras-chave: Diástase dos retos abdominais
Distância inter retos abdominais
Exercício hipopressivo
Puerpério
Diastasis recti abdominis
intra rectus distance
hypopressive exercises
postpartum
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: LIMA, Anna Luiza Souza. Efeito dos exercícios hipopressivos sobre a distância inter reto abdominais em puérperas com diástase dos retos abdominais. 2023. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43974
Data de defesa: 24-Nov-2023
Aparece nas coleções:TCC - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EfeitoExercíciosHipopressivos.pdfTCC481.81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.