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dc.creatorMachaim, Gabriela Costa-
dc.date.accessioned2024-11-25T13:46:14Z-
dc.date.available2024-11-25T13:46:14Z-
dc.date.issued2023-08-22-
dc.identifier.citationGABRIELA, Costa Machaim. “Teoria? Nunca pensei o que que é isso” – Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural para a compreensão da relação entre teoria e prática na atuação em Psicologia. 2023. 96 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5174.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43955-
dc.description.abstractThe dialectical relationship between theory and practice is constitutive of the development of Science and, thus, of Psychology. Therefore, the general objectives of this research was to comprehend the personal meaning to psychologists of theory in relation to practice and analyse how the relationship between theory and practice has progressed for psychologists. Considering these general objetives, the apprehension of knowledge regarding the scientific concept of theory is fundamental, as well as the nature of practice, the relationship between theory and practice, and towards what end the praxis in Psychology should be moved. The theoretical-methodological referential used to clarify these themes and guide the research was Historical-Cultural Theory and dialectical historical-materialism. The subjects of the research were two male and two female psychologists, with whom four semiestructural interviews were conducted, which covered relevant topics for the understanding of the relationship the subjects establish between theory and practice in their everyday work. The analysis of the interviews were organized in the following axes: 1) Initial and continued making, which discusses aspects of the initial and continued that are determing of the progessional practice and the relationship of the subjects with theory and practice, 2) Theoretical concepts: human beings, world and theory, covers the relationships between the concepts of human beings, world and theory which are foundating of the research subjects’ practices and 3) Social meaning and personal meaning of the relationship between theory and practice in Psychology, discusses the processes of formation of personal meaning of theory in relation to practice. It was concluded that those psychologists who are able to apprehend the social meaning of the dialectial relationship between theory and practuce, were able to surpass, each one according to specific motives and material conditions, the limits imposed on professional making in Psychology in capitalist society.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectRelação teoria-práticapt_BR
dc.subjectPsicologia histórico-culturalpt_BR
dc.subjectPráxispt_BR
dc.subjectAtuação do psicólogopt_BR
dc.subjectTheory-practice relationshippt_BR
dc.subjectHistorical-cultural psychologypt_BR
dc.subjectPraxispt_BR
dc.subjectPractice in psychologypt_BR
dc.title“Teoria? Nunca pensei o que que é isso” – Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural para a compreensão da relação entre teoria e prática na atuação em Psicologiapt_BR
dc.title.alternative“Theory? I’ve never thought what that is” – Contributions of Cultural-Historical Psychology for the comprehension of the relationship between theory and practice in Psychologypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Silvia Maria Cintra da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4380499178712456pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Eliane Regina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0023990232502452pt_BR
dc.contributor.referee2Facci, Marilda Gonçalves Dias-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2222738235813129pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2866919855107616pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA relação dialética entre teoria e prática é parte constitutiva do desenvolvimento da Ciência e, portanto, da Psicologia. Assim sendo, esta pesquisa teve por objetivos gerais compreender qual o sentido pessoal da teoria na prática para psicólogas/os atuantes em Psicologia e analisar como tem se dado a relação entre teoria e prática para estas/es. Para tanto, considero imprescindível a apreensão do conhecimento a respeito do conceito científico de teoria, bem como sobre a natureza da práxis, da relação entre teoria e prática, e para qual finalidade a práxis em Psicologia deve ser dirigida. Tomo o referencial teórico-metodológico da Psicologia Histórico-Cultural e do materialismo histórico-dialético para elucidar tais temáticas e orientar o processo de pesquisa. Os sujeitos da pesquisa são duas psicólogas e dois psicólogos, com quem foram realizadas quatro entrevistas semiestruturadas que abordaram questões relevantes para a compreensão da relação que estabelecem entre teoria e prática em sua atuação. As análises das entrevistas estão organizadas a partir dos seguintes eixos: 1) Formação inicial e continuada, discorre sobre aspectos do processo de formação inicial e continuada determinantes da atuação profissional e das relações das/os entrevistadas/os com a teoria e a prática, 2) Concepções teóricas: ser humano, mundo e teorias, abarca as relações entre concepções de ser humano, mundo e teoria que fundamentam a prática dos sujeitos da pesquisa e 3) Significados sociais e sentidos pessoais sobre a relação entre teoria e prática em Psicologia, discute os processos de formação de sentido pessoal sobre tal relação. Concluo que aquelas/es psicólogas/os que conseguem se apropriar do significado social da relação dialética entre teoria e prática, conseguiram superar, cada qual por meio de motivos e condições materiais de vida específicas, os limites colocados pela formação profissional em Psicologia na sociedade capitalista.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Psicologiapt_BR
dc.sizeorduration96pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEMpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5174pt_BR
dc.subject.autorizadoPsicologiapt_BR
dc.subject.autorizadoPsicologia - Orientação profissionalpt_BR
dc.subject.autorizadoEstudantes de psicologiapt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Psicologia

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