Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43948
ORCID:  http://orcid.org/0009-0004-5191-0300
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Educação ambiental no mestrado profissional: um olhar sobre os trabalhos de ensino de ciências e biologia
Título(s) alternativo(s): Environmental education in the professional master's degree: a look at the teaching work of science and biology
Autor(es): Silva, Luciana de Oliveira
Primeiro orientador: Júnior, Melchior José Tavares
Primeiro membro da banca: Resende, Guilherme Dalla Mutta
Segundo membro da banca: Paula, Isabella Rodrigues da Cunha e
Resumo: O objetivo deste trabalho foi investigar a presença e as macrotendências da Educação Ambiental (EA) nas dissertações de Mestrados Profissionais (MP) da área de Ensino e/ou Educação em Ciências e Biologia, Matemática e Saúde. A partir da análise, buscamos identificar em que medida a EA é abordada e quais as macrotendências predominantes. Para o desenvolvimento desse trabalho utilizamos a pesquisa documental que, segundo Kripka, Scheller e Bonotto (2015) consiste na análise qualitativa de documentos escritos ou não, que serão reexaminados a fim de buscar novas informações ou interpretações a partir daquele documento. Os resultados apontam que 12,4% das dissertações analisadas contemplam a EA, considerando a importância e urgência desse tema, são poucas dissertações, o que deve chamar a atenção dos programas de MP. Por outro lado, quase 80% se revelaram robustos, abordando a EA do início ao fim da dissertação e a macrotendência crítica já se aproxima de metade dos trabalhos produzidos.
Abstract: The objective of this study was to investigate the presence and macrotrends of Environmental Education (EE) in Professional Master's (MP) dissertations in the area of Teaching and/or Education in Science and Biology, Mathematics and Health. Based on the analysis, we sought to identify to what extent EE is addressed and which macrotrends predominate. To develop this study, we used documentary research, which, according to Kripka, Scheller and Bonotto (2015), consists of the qualitative analysis of written or unwritten documents, which will be re-examined in order to seek new information or interpretations based on that document. The results indicate that 12.4% of the dissertations analyzed contemplate EE. Considering the importance and urgency of this topic, there are few dissertations, which should attract the attention of MP programs. On the other hand, almost 80% proved to be robust, addressing EE from the beginning to the end of the dissertation, and the critical macrotrend is already close to half of the works produced.
Palavras-chave: educação ambiental; macrotendências; mestrado profissional
environmental education; macrotrends; professional master's degree
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SILVA, Luciana de Oliveira. Educação ambiental no mestrado profissional: um olhar sobre os trabalhos de ensino em ciências e biologia. 2024. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43948
Data de defesa: 18-Nov-2024
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EducaçãoambientalnomestradoprofissionalTCC575.62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.