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ORCID:  http://orcid.org/0009-0006-5054-7188
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Cidadania por um fio: o caso Castro Malta (1884-1885) das páginas de jornais para a sala de aula
Título(s) alternativo(s): Edge of Citizenship: the Castro Malta case (1884-1885) from the newspapers to the classroom
Autor(es): Campos, Heitor Moreira
Primeiro orientador: Ramos, Ana Flávia Cernic
Primeiro membro da banca: Oliveira, Gustavo de Souza
Segundo membro da banca: Cunha, Nara Rúbia de Carvalho
Resumo: O presente trabalho busca analisar o uso da imprensa como fonte histórica e como instrumento de ensino na disciplina de história na educação básica. O objetivo central é pensar (e propor) estratégias didáticas para o uso de fontes primárias como a imprensa em sala de aula, visando guiar e ajudar professores e alunos a desenvolverem a criticidade na leitura de textos jornalísticos nos estudos de história. Através da cobertura do Caso Castro Malta (1884-1885), homem que foi preso em novembro de 1884 sob a justificativa de ser vagabundo e perturbador da ordem pública, e que veio a falecer dias depois na Casa de Detenção sob custódia da polícia, em periódicos cariocas. A pesquisa procura destacar o potencial da imprensa como fonte histórica para discutir temas como a cidadania, o alistamento e a violência policial com turmas dos segundo e terceiro anos do Ensino Médio. Esse tema foi escolhido por conta dos debates relevantes levantados ao longo dessa cobertura jornalística, tais como cidadania, violência policial, racismo, recrutamento forçado para o Exército e Marinha Imperial, ressaltando aspectos da precariedade da liberdade da população negra e pobre no Rio de Janeiro, então capital do país.
Abstract: The following work aims to analyse how the press can be used as a historical source and as a tool for teaching history in basic education. The main goal is to think (and present) strategies for the use of primary sources such as the press in classrooms, aiming to guide and help teachers and students to develop critical reading skills for jornalistic texts in historical studies. Through the covering of the Castro Malta case (1884-1885), a man arrested in november 1884 under the pretense of being a bum and a disruptor of the public order and died days after in the Casa de Detenção under the custody of the police, in Rio de Janeiro’s newspapers. This research strives to highlight the press’ potential as historical source to discuss themes like citizenship, enlistment and police brutality with the second and third years of High School. This theme was chosen due to the relevant debates raised throughout this jornalistic covering, such as citizenship, police brutality, racismo, forced enlistment to the Army or Imperial Navy, bringing attention to aspects of the precariousness of the liberty of the black and poor population of Rio the Janeiro, then the country’s capital.
Palavras-chave: História; imprensa; cidadania, ensino
History, press, citizenship, teaching
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA DO BRASIL IMPERIO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: CAMPOS, Heitor Moreira. Cidadania por um fio: o caso Castro Malta (1884-1885) das páginas de jornais para a sala de aula. 2024. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43918
Data de defesa: 19-Nov-2024
Aparece nas coleções:TCC - História (Uberlândia)

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