Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43912
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-9938-0298
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Estudo exploratório sobre a tolerância de usuários a diferentes níveis de confiabilidade de software
Título(s) alternativo(s): Exploratory study on user tolerance in different software reliability levels
Autor(es): Neves, Matheus Bastos
Primeiro orientador: Matias Júnior, Rivalino
Primeiro membro da banca: Maciel, Paulo Romero Martins
Segundo membro da banca: Araujo, Lucio Borges de
Resumo: A confiabilidade do software vai além da simples ausência de falhas, sendo um dos principais fatores que influenciam a satisfação dos usuários. A percepção de confiabilidade pelos usuários é afetada por fatores como o contexto de uso, expectativas e a gravidade das falhas. A tolerância, por sua vez, representa a disposição dos usuários em aceitar essas falhas e é condicionada por diversos elementos, como a importância da tarefa, a disponibilidade de alternativas, os custos envolvidos, a frequência das falhas e o impacto causado. O principal objetivo desta pesquisa foi identificar os fatores determinantes da tolerância a falhas de software em diferentes cenários e analisar a relação entre as variáveis de aceitabilidade, satisfação e qualidade percebida da experiência. A pesquisa utilizou um questionário que apresentou diferentes cenários de falhas, investigando fatores relacionados à tolerância e coletando dados sobre a satisfação, aceitação e percepção geral de qualidade da experiência. A análise dos dados foi feita por meio da técnica de análise de variância (ANOVA) não paramétrica. Além disso, uma escala Likert foi desenvolvida para quantificar a tolerância, considerando os fatores identificados ao longo do estudo e estabelecendo um conceito de tolerância. A pesquisa demonstrou que o nível de tolerância a falhas pode ser mensurado de forma objetiva e sistemática, permitindo estabelecer uma mediana como referência para avaliar o impacto das falhas na qualidade da experiência (QoE). Foram identificados fatores humanos, técnicos e econômicos que influenciam a tolerância, e ficou clara a relação positiva entre maior tolerância e maior satisfação do usuário. Essas descobertas são fundamentais para o aprimoramento contínuo de produtos de software, com o objetivo de aumentar a satisfação, a lealdade dos usuários e melhorar a qualidade da experiência.
Abstract: Software reliability goes beyond the mere absence of failures and is one of the main factors influencing user satisfaction. Users' perception of reliability is affected by factors such as the context of use, expectations, and the severity of failures. Tolerance, in turn, represents the users' willingness to accept these failures and is conditioned by various elements, such as the importance of the task, availability of alternatives, costs involved, frequency of failures, and the impact caused. The main objective of this research was to identify the determining factors of tolerance to software failures in different scenarios and to analyze the relationship between the variables of acceptability, satisfaction, and perceived quality of experience. The research employed a questionnaire presenting different failure scenarios, investigating factors related to tolerance and collecting data on satisfaction, acceptance, and overall perception of experience quality. Data analysis was performed using the technique of non-parametric analysis of variance (ANOVA). Additionally, a Likert scale was developed to quantify tolerance, considering the factors identified throughout the study and establishing a concept of tolerance. The research demonstrated that the level of tolerance to failures can be measured objectively and systematically, allowing the establishment of a median as a reference to assess the impact of failures on Quality of Experience (QoE). Human, technical, and economic factors influencing tolerance were identified, and the positive relationship between higher tolerance and greater user satisfaction became clear. These findings are fundamental for the continuous improvement of software products, aiming to increase user satisfaction, user loyalty, and enhance the quality of the experience.
Palavras-chave: Confiabilidade de Software
Software Reliability
Confiabilidade do serviço percebida pelo usuário
User Perceived Service Reliability
Qualidade da Experiência (QoE)
Quality of Experience (QoE)
Falhas de Software
Software Failure
Satisfação
Satisfaction
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::ENGENHARIA DE SOFTWARE
Assunto: Computação
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação
Referência: NEVES, Matheus Bastos. Estudo exploratório sobre a tolerância de usuários a diferentes níveis de confiabilidade de software. 2024. 195 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.679
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.679
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43912
Data de defesa: 25-Set-2024
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 9. Indústria, Inovação e infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EstudoExploratórioSobre.pdfDissertação8.26 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons