Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43900
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Utilização de Metodologia Ativa para Abordagem da Significância da Vacinação - experiência discente.
Alternate title (s): Use of Active Methodology to Address the Significance of Vaccination - a Student Experience.
Author: Silva, Tamyres Eduarda de Oliveira
First Advisor: Oliveira, Elias José
First member of the Committee: Silva, Amanda de Andrade Gomes
Second member of the Committee: Godoi, Samantha Pimenta
Summary: Esta narrativa de experiência discente relata uma intervenção educativa realizada por graduandas Enfermagem em um ambulatório de pediatria de um Hospital Universitário Terciário do interior do Estado de Minas Gerais no Triangulo Mineiro. O objetivo foi narrar a experiencia das graduandas do curso de enfermagem na sensibilização dos pais e filhos sobre a importância da vacinação na infância. A metodologia adotada foi a Aprendizagem Baseada em Problemas, com a utilização do método Arco de Maguerez como guia para planejamento e execução das intervenções. Foram empregados métodos dinâmicos e didáticos, como: o jogo "Mitos ou Verdades" e histórias para as crianças na promoção de uma compreensão melhor sobre a importância da vacinação e imunização da população em geral. Os resultados mostraram que há conscientização e compreensão por parte dos participantes, evidenciando o potencial das metodologias ativas na afirmação e transformação da compreensão sobre a vacina. A interação com a comunidade proporcionou um desenvolvimento significativo das habilidades dos acadêmicos e promoveu uma troca de conhecimentos entre eles e os participantes. Essa iniciativa destaca a importância da integração e colaboração para disseminar a conscientização sobre os temas da saúde pública, principalmente a vacinação, e promoção de uma educação eficiente e duradoura.
Abstract: This student experience narrative reports on an educational intervention carried out by Nursing students at a pediatric outpatient clinic of a Tertiary University Hospital in the interior of the State of Minas Gerais, in the Triângulo Mineiro. The objective was to narrate the experience of nursing students in raising awareness among parents and children about the importance of childhood vaccination. The methodology adopted was Problem-Based Learning, using the Maguerez Arc method as a guide for planning and executing the interventions. Dynamic and didactic methods were employed, such as the game "Myths or Truths" and stories for children, to promote a better understanding of the importance of vaccination and immunization for the general population. The results showed that there was awareness and understanding among the participants, highlighting the potential of active methodologies in affirming and transforming the understanding of vaccination. Interaction with the community provided significant development of the students' skills and promoted an exchange of knowledge between them and the participants. This initiative emphasizes the importance of integration and collaboration to spread awareness of public health issues, especially vaccination, and to promote efficient and long-lasting education.
Keywords: educação em saúde
promoção de vacinação
estudantes de enfermagem
health education
vaccination promotion
nursing student
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SILVA, Tamyres Eduarda de Oliveira. Utilização de Metodologia Ativa para Abordagem da Significância da Vacinação - experiência discente. 2024. 11 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43900
Date of defense: 12-Oct-2024
Appears in Collections:TCC - Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UtilizaçãodeMetodologiaAtiva.pdfTCC7.23 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.