Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43851
ORCID:  http://orcid.org/0009-0003-9773-2215
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Explorando a influência dos gatilhos mentais nas decisões de compra das mulheres: um estudo sobre lives de roupas femininas no Instagram
Alternate title (s): Exploring the influence of mental triggers on women's purchasing decisions: a study on women's clothing lives on Instagram
Author: Carvalho, Nicole da Costa
First Advisor: Prado, Rejane Alexandrina Domingues Pereira do
First member of the Committee: Borges, Alex Fernando
Second member of the Committee: Silva, Jussara Goulart da
Summary: O objetivo desse estudo foi investigar qual a relação entre a utilização dos gatilhos mentais e a decisão de compra das consumidoras, através de lives de roupas femininas por meio do Instagram. O referencial teórico abordou a relevância do mercado de moda feminina e a importância de empregar táticas para se comunicar com o público desse setor a fim de se destacar no meio de diversas concorrências que estão situadas nas mídias sociais. Os procedimentos metodológicos adotados foram um estudo descritivo com abordagem qualitativa e quantitativa. A coleta de dados foi por meio de observação e análise das lives no Instagram de uma loja de roupa feminina que tem como público a classe média. Foram acompanhadas três lives, gravadas e arquivadas no Instagram da empresa no ano de 2023, os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Os principais resultados demonstraram que os gatilhos mentais mais utilizados nas lives foram o de escassez e aprovação social, que resultaram em vendas nas três lives. Os gatilhos de reciprocidade, coerência e afeição não foram muito explorados nas lives e o gatilho de autoridade não foi citado nenhuma vez.
Keywords: Moda; Classe Média; Mídia Social; Escassez; Aprovação Social.
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: CARVALHO, Nicole da Costa. Explorando a influência dos gatilhos mentais nas decisões de compra das mulheres: um estudo sobre lives de roupas femininas no Instagram. 2024. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43851
Date of defense: 30-Apr-2024
Appears in Collections:TCC - Administração (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ExplorandoInfluênciaGatilhos.pdfTCC220.41 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons