Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43845
Document type: Tese Professor Titular
Access type: Acesso Aberto
Title: Atividade. Sujeito. Personalidade. Estudo na abordagem do sistema didático Elkonin-Davidov-Repkin.
Alternate title (s): Activity. Subject. Personality. Study in the Elkonin-Davidov-Repkin didactic system approach.
Author: Longarezi, Andréa Maturano
First member of the Committee: Puentes, Roberto Valdés
Second member of the Committee: Toruncha, José Zilberstein
Third member of the Committee: Moura, Manoel Oriosvaldo de
Fourth member of the Committee: Mello, Maria Aparecida
Summary: A presente tese, defendida como requisito parcial para promoção da Classe de Professor Associado IV para a Classe de Professor Titular da Carreira do Magistério Superior, é desenvolvida no contexto do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente (Gepedi). O trabalho analisa, pela primeira vez no Brasil, a gênese e os fundamentos conceituais da teoria da personalidade elaborada por O. K. Dusavytskyi (1928-2012), como expressão da integração de duas variantes do sistema didático Elkonin-Davidov-Repkin que se desenvolvem de maneira independente em Moscou e Kharkiv. A tese nasce da necessidade de entender a que se dirige o processo de aprendizagem coletiva organizado para impulsionar e promover o desenvolvimento, tal como expressa o núcleo da teoria de L. S. Vigotski. Em tal sentido, assume como objetivos: (1) analisar a gênese e o desenvolvimento dos grupos de Moscou e Kharkiv, tendo em vista compreender a trama de relações históricas e epistemológicas que, na teoria da personalidade, conjuga elementos das duas variantes; (2) investigar as aproximações e distanciamentos entre os dois enfoques, tendo em vista delimitar os pontos de convergências e divergências entre as concepções de atividade de estudo, sujeito e personalidade dos dois grupos; e (3) analisar a relação que O. K. Dusavytskyi estabelece entre atividade de estudo, sujeito e personalidade como elemento integrador das variantes de Moscou e Kharkiv. O trabalho é resultado de pesquisa teórica realizada a partir de fontes documentais, que incluem quase setenta anos de produção na área (1956 a 2023), publicadas em suas línguas originais (russo e ucraniano) e em traduções (português e espanhol); bem como de fontes orais (com depoimentos das ucranianas Natalya V. Repkina e Maryna Rosen). Foram utilizados recursos de tradução exploratória e tradução comparada. O critério de análise das traduções foi o próprio corpo teórico em estudo, cujo domínio conceitual se constitui fundamental para uma interpretação, o mais fiel possível, do pensamento do autor. Os conceitos de sujeito e atividade (coletivas e individuais), de V. V. Davidov; e a concepção de autotransformação do aluno em sujeito da atividade de estudo, de V. V. Repkin, são os dois principais elementos que O. K. Dusavytsyi integra das abordagens de ambos os grupos. Seguiram analisados aspectos históricos, teóricos e conceituais, a partir dos quais apresenta-se, como resultado, a tese de que a teoria da personalidade elaborada pelo psicólogo ucraniano O. K. Dusavytsyi integra as concepções de aprendizagem desenvolvimental e de atividade de estudo de duas variantes do sistema didático Elkonin-Davidov-Repkin que estavam se consolidando de maneira parcialmente separada em Moscou e Kharkiv. Na consecução deste trabalho, apresentamos, ainda como resultados: (1) a elaboração de uma periodização que cruza os desenvolvimentos psíquico e da personalidade para D. B. Elkonin e V.V. Davidov, respectivamente; (2) a proposição de uma periodização do desenvolvimento da personalidade para O. K. Dusavytskyi, construída na interface com a periodização do desenvolvimento do sujeito de V. V. Repkin; e (3) a delimitação do conteúdo, objetivo e estrutura da personalidade. O estudo nos permite concluir que a teoria da personalidade expressa o esforço e o mérito do autor, que, se não o único, foi o primeiro a integrar essas duas variantes e propor que o desenvolvimento da personalidade se constitua a finalidade da aprendizagem desenvolvimental. Esta tese intenciona contribuir com uma educação escolar desenvolvedora do humano, uma vez que a escola, como espaço de humanização, mais do que trabalhar conhecimentos escolares, precisa formar sujeitos de suas próprias atividades; o que implica um tipo especial de atividade de estudo que se constitui atividade de personalidade.
Abstract: This thesis, defended as a partial requirement for promotion from the Associate Professor IV Class to the Full Professor Class in the Higher Education Career, is developed in the context of the Study and Research Group on Developmental Didactics and Teacher Professionalization (Gepedi). The work analyzes, for the first time in Brazil, the genesis and conceptual foundations of the theory of personality developed by O. K. Dusavytskyi (1928-2012), as an expression of two variants of the Elkonin-Davidov-Repkin didactic system that developed independently in Moscow and Kharkiv. The thesis arises from the need to understand what the learning process organized to drive and promote development is directed towards, as expressed in the core of L. S. Vygotsky's theory. In this sense, it assumes the following objectives: (1) to analyze the genesis and development of the Moscow and Kharkiv groups, with a view to understanding the web of historical and epistemological relations that, in the theory of personality, combines elements of both variants; (2) to investigate the similarities and differences between the two approaches, with a view to delimiting the points of convergence and divergence between the conceptions of study activity, subject and personality of the two groups; and (3) to analyze the relationship that O. K. Dusavytskyi establishes between study activity, subject and personality as an integrating element of the Moscow and Kharkiv variants. The work is the result of theoretical research carried out based on documentary sources, which include almost seventy years of production in the area (1956 to 2023), published in their original languages (Russian and Ukrainian) and in translations (Portuguese and Spanish); as well as oral sources (with testimonies from Ukrainians Natalya V. Repkina and Maryna Rosen). Exploratory translation and comparative translation resources were used. The criterion for analyzing the translations was the theoretical body under study itself, whose conceptual domain is fundamental for an interpretation, as faithful as possible, of the author's thought. The concepts of subject and activity (collective and individual), by V. V. Davidov; and the concept of self-transformation of the student into a subject of the study activity, by V. V. Repkin, are the two main elements that O. K. Dusavytsyi integrates from the approaches of both groups. Historical, theoretical and conceptual aspects were analyzed, from which the thesis is presented that the theory of personality developed by the Ukrainian psychologist O. K. Dusavytsyi integrates the concepts of developmental learning and study activity of two variants of the system that were consolidating separately in Moscow and Kharkiv. In carrying out this work, we also present as results: (1) the elaboration of a periodization that crosses the psychic and personality developments for D. B. Elkonin and V. V. Davidov, respectively; (2) the proposition of a periodization of personality development for O. K. Dusavytskyi, built in the interface with the periodization of the subject development of V. V. Repkin; and (3) the delimitation of the content, objective and structure of personality. The study allows us to conclude that the theory of personality expresses the effort and merit of the author, who, if not the only one, was the first to integrate these two variants and propose that the development of personality constitutes the purpose of developmental learning. This thesis intends to contribute to a school education that develops the human being, since the school, as a space for humanization, more than working on school knowledge, needs to form subjects of their own activities, which implies a special type of study activity that constitutes personality activity.
Keywords: Teoria da personalidade
Sujeito
Atividade de estudo
O. K. Dusavytskyi
Sistema Elkonin-Davidov-Repkin
Grupo de Moscou
Grupo de Kharkiv
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: LONGAREZI, Andrea Maturano. Atividade. Sujeito. Personalidade. Estudo na abordagem do sistema didático Elkonin-Davidov-Repkin. 2024. 162 f. Tese Professor Titular (Promoção para Classe E, Professor Titular FACED) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.5058.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43845
Date of defense: 1-Nov-2024
Appears in Collections:TESE - Professor Titular (FACED)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AtividadeSujeitoPersonalidade.pdfTese de Professor Titular: Atividade. Sujeito. Personalidade.10.72 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.