Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43831
ORCID: | http://orcid.org/0009-0001-0247-2082 |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Como elaborar casos para ensino? Reflexões sobre as experiências dos docentes da área de Ciências Contábeis |
Autor(es): | Medeiros, Helida Lorena Soares de |
Primeiro orientador: | Leal, Edvalda Araújo |
Primeiro coorientador: | Barbosa, Rayanne Silva |
Primeiro membro da banca: | Review, Blind |
Segundo membro da banca: | Review, Blind |
Terceiro membro da banca: | Review, Blind |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi compreender as experiências e desafios dos docentes de Ciências Contábeis no desenvolvimento de casos para ensino, utilizados no processo de ensino aprendizagem, investigando as motivações para desenvolvê-los, a estrutura adotada, o uso da linguagem literária, a aplicação de pré-testes e a elaboração de notas de ensino. Também foram explorados os desafios enfrentados, os aprendizados obtidos e os critérios considerados relevantes para garantir a qualidade de um caso. O estudo classifica-se como descritivo, com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas narrativas com nove docentes experientes na elaboração de casos para ensino. Os resultados indicaram que a elaboração e aplicação de casos é relevante para a formação acadêmica e profissional dos estudantes. A utilização dessa metodologia permite que os alunos desenvolvam habilidades críticas, associando o conteúdo teórico à prática, o que contribui para seu crescimento pessoal e profissional. Os docentes relataram que o uso de casos para ensino aproxima os estudantes da realidade do mercado de trabalho, facilitando o desenvolvimento de profissionais mais críticos, colaborativos e capazes de resolver problemas complexos. Concluiu-se que, embora a metodologia de ensino baseada em casos seja amplamente reconhecida pelos benefícios educacionais, ainda existem barreiras, como a falta de capacitação e suporte institucional, que dificultam o desenvolvimento de casos e a aplicação mais ampla e eficaz. A superação desses desafios é fundamental para o aprimoramento da prática docente e para a formação qualificada dos estudantes, integrando teoria, prática e o desenvolvimento de competências essenciais ao mercado. |
Abstract: | The aim of this study was to understand the experiences and challenges faced by Accounting Sciences faculty in developing teaching cases used in the teaching-learning process. It investigated the motivations for developing these cases, the structure adopted, the use of literary language, the application of pre-tests, and the preparation of teaching notes. The study also explored the challenges encountered, the lessons learned, and the criteria considered relevant to ensure the quality of a case. This study is classified as descriptive, with a qualitative approach. Data collection was conducted through narrative interviews with nine experienced faculty members in the development of teaching cases. The results indicated that the development and application of cases are significant for students’ academic and professional training. The use of this methodology allows students to develop critical skills, linking theoretical content to practice, which contributes to their personal and professional growth. Faculty members reported that using teaching cases brings students closer to the realities of the job market, facilitating the development of more critical, collaborative professionals capable of solving complex problems. It was concluded that, although case based teaching methodology is widely recognized for its educational benefits, barriers such as the lack of training and institutional support still hinder the development of cases and their broader and more effective application. Overcoming these challenges is crucial to improving teaching practices and ensuring high-quality student training, integrating theory, practice, and the development of essential market skills. |
Palavras-chave: | Ensino-aprendizagem Teaching-learning Metodologia ativa Active methodology Formação acadêmica Academic training Desenvolvimento de competências Skills development |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | MEDEIROS, Helida Lorena Soares de. Como elaborar casos para ensino? Reflexões sobre as experiências dos docentes da área de Ciências Contábeis. 2024. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43831 |
Data de defesa: | 11-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Contábeis |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ComoElaborarCasos.pdf | TCC | 292.09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons