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dc.creatorZanqueta, Rodrigo Coelho De Souza-
dc.date.accessioned2024-11-04T20:56:37Z-
dc.date.available2024-11-04T20:56:37Z-
dc.date.issued2024-06-04-
dc.identifier.citationZANQUETA, Rodrigo Coelho De Souza. Estudo de modelos de amortecimento para um helicóptero em ressonância de solo. 2024. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeronáutica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43785-
dc.description.abstractHelicopters are characterized as rotary-wing aircraft whose lift comes from blade’s rotation. Among the movements that the blade describes during its rotational motion, the Lead-Lag is characterized as the most important of these movements for this work. This type of blade movement, under certain circumstances, can cause a dynamic imbalance in the main rotor, causing the rotor to excite the fuselage. If this excitation matches the fuselage’s natural frequency, the aircraft may enter a ground resonance condition and consequently compromise the aircraft’s structural integrity. This type of effect, in a particular case, occurs when the aircraft is on the ground supported by its landing gear, hence the name ground resonance. Some constructive characteristics of the aircraft, such as the type of main rotor, may expose the aircraft to a higher probability of occurrence of this phenomenon. Fortunately, there are some types of vibration dampers that can be implemented to modify the natural frequency of the fuselage and thus avoid the occurrence of the ground resonance effect. This work intends to compare some proposed damping models such as the Linear Damper, NES (Non-Linear Energy Sink), and TVNES (Time Variable Non-Linear Energy Sink), regarding the behavior of vibration amplitudes after the implementation of these models.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectRessonânciapt_BR
dc.subjectRessonância de solopt_BR
dc.subjectNESpt_BR
dc.subjectAmortecedor dinâmico de Vibraçãopt_BR
dc.subjectTVNESpt_BR
dc.subjectHelicópterospt_BR
dc.subjectRessonancept_BR
dc.subjectGround Ressonancept_BR
dc.subjectDynamic Damperpt_BR
dc.subjectHelicopterspt_BR
dc.titleEstudo de Amortecedores De Vibração para Um Helicóptero Em Ressonância de Solopt_BR
dc.title.alternativeStudy of vibration dampers for a helicopter in ground resonance.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Morais, Tobias Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1662045974941011pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Higor Luis-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2478587933474876pt_BR
dc.contributor.referee2Venson, Giuliano Gardolinski-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7831693644209178pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1408197032508323pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoOs helicópteros caracterizam-se por serem aeronaves de asas rotativas cuja sustentação provém da rotação das pás. Dentre os movimentos que a pá descreve durante o seu movimento rotacional, o Avanço e Atraso ( Lead-Lag ), caracteriza-se como o mais importante desses movimentos para este trabalho . Esse tipo de movimento das pás, sob certas circunstâncias, pode causar um desbalanceamento dinâmico no rotor principal, de forma que o rotor passe a excitar a fuselagem. Caso essa frequência de excitação seja igual a frequência natural da fuselagem, a aeronave pode vir a entrar uma condição de ressonância de solo e por consequência o comprometimento estrutural da aeronave. Esse tipo de efeito, em um caso particular, ocorre quando a aeronave encontra-se em solo apoiada em seu trem de pouso daí o nome de ressonância de solo. Algumas características construtivas da aeronave, como o tipo de rotor principal, podem expor a aeronave a uma maior probabilidade de ocorrência desse fenômeno. Felizmente existem alguns tipos de amortecedores de vibração que podem ser implementados para modificar a frequência natural da fuselagem e assim evitar a ocorrência do efeito de ressonância de solo. Este trabalho tem a intenção de comparar alguns modelos de amortecimento propostos como o Amortecedor Linear, NES ( Non Linear Energy Sink ) e o TVNES (Time Variable Non Linear Energy Sink ), no que refere-se ao comportamento das amplitudes das vibrações após a implementação desses modelos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Aeronáuticapt_BR
dc.sizeorduration63pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIALpt_BR
Appears in Collections:TCC - Engenharia Aeronáutica

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