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dc.creatorSouza, Ana Clara França de-
dc.date.accessioned2024-10-31T16:39:01Z-
dc.date.available2024-10-31T16:39:01Z-
dc.date.issued2024-07-04-
dc.identifier.citationSOUZA, Ana Clara França de. Satisfação com a telemedicina para pessoas em situação de violência sexual: estudo descritivo em serviço de referência brasileiro. 2024. 43 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5192pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43764-
dc.description.abstractThe use of telemedicine expanded during the COVID-19 pandemic and proved to be important on the follow-up in various clinical situations, including people in situation of sexual violence. The study aimed to compare individuals' satisfaction with the quality of outpatient care via telehealth versus in-person care at a reference service of a Brazilian university hospital from the experience of the pandemic. This is a retrospective descriptive study involving literate individuals over 18 years old who had at least one consultation at the service between August 2020 and January 2022. Eligible individuals were invited by phone to participate in the research, which consisted of a satisfaction interview regarding in-person and/or remote consultations conducted at the study service, based on a 14-item questionnaire. Twenty-two women were included in the study. The average age was 29.8 ± 7.2 years, 40.9% were mixed race, and the majority (60.9%) had completed high school or higher education. When compared, the satisfaction perceptions of telehealth and in-person consultations showed no significant difference among the participants (p>0.05). Telemedicine proves to be an important tool in providing care to individuals experiencing sexual violence, with similar satisfaction compared to in-person care. Its use should be encouraged to improve service quality, as viable alternative form of healthcare assistance of this population.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectTelemedicinapt_BR
dc.subjectDelitos sexuaispt_BR
dc.subjectViolência contra a Mulherpt_BR
dc.subjectSatisfação do Pacientept_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectTelemedicinept_BR
dc.subjectSexual Offensespt_BR
dc.subjectViolence Against Womenpt_BR
dc.subjectPatient Satisfactionpt_BR
dc.titleSatisfação com a telemedicina para pessoas em situação de violência sexual: estudo descritivo em serviço de referência brasileiropt_BR
dc.title.alternativeSatisfaction with telemedicine for individuals in situations of sexual violence: a descriptive study in a brazilian reference servicept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Paro, Helena Borges Martins da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5426268075449547pt_BR
dc.contributor.referee1Louzada, Gabriela Rondon Rossi-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6128564125847836pt_BR
dc.contributor.referee2Diniz, Angélica Lemos Debs-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2325354616581027pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4760638705422921pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO uso da telessaúde ampliou-se com a pandemia pela COVID-19 e mostrou-se importante no acompanhamento de diversas condições clínicas, inclusive no acompanhamento das pessoas em situação de violência sexual. O estudo objetivou comparar a satisfação das pessoas sobre a qualidade do atendimento ambulatorial via telessaúde em relação ao atendimento presencial de um serviço de referência de um hospital universitário do Brasil a partir da experiência com a pandemia. Trata-se de um estudo descritivo retrospectivo com pessoas acima de 18 anos, alfabetizadas, que tiveram ao menos um atendimento no serviço entre Agosto de 2020 a Janeiro de 2022. As pessoas elegíveis foram convidadas por telefone para participar da pesquisa, que consistia em uma entrevista de satisfação de consulta presencial e/ou remota realizada no serviço do estudo, baseada em um questionário com 14 itens. Vinte e duas mulheres foram incluídas no estudo. A média de idade foi de 29,8 ± 7,2 anos, 40,9% eram pardas e a maioria (60,9%) tinha ensino médio completo ou mais. Quando comparadas, as percepções de satisfação dos atendimentos via telessaúde ou presencial não diferiram entre as participantes do estudo (p>0,05). A telemedicina mostra-se como ferrramenta importante no atendimento a pessoas em situação de violência sexual, com satisfação semelhante em relação ao atendimento presencial. Seu uso deve ser estimulado para melhoria da qualidade dos serviços, como forma alternativa viável à assistência em saúde dessa população.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências da Saúdept_BR
dc.sizeorduration43pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApt_BR
dc.embargo.termsNecessidade de proteger informações e dados que ainda estão em fase de publicação.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5192pt_BR
dc.crossref.doibatchidf1950890-3899-4572-88af-b7634ad0b1b2-
dc.subject.autorizadoCiências médicaspt_BR
dc.description.embargo2026-10-29-
dc.subject.odsODS::ODS 3. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ciências da Saúde (Mestrado Profissional)

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