Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43754
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-4898-0285 |
Document type: | Tese |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | As concepções de sujeito e desenvolvimento na forma de organização da aprendizagem de história no Brasil: Um estado da arte das pesquisas (2010-2021) |
Alternate title (s): | The conceptions of subject and development in the way history learning is organized in Brazil: A state of the art of research (2010-2021) |
Author: | Brandão, Hilma Aparecida |
First Advisor: | Puentes, Roberto Valdés |
First member of the Committee: | Longarezi, Andrea Maturano |
Second member of the Committee: | Franco, Aléxia Pádua |
Third member of the Committee: | Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira |
Fourth member of the Committee: | Santiago, Léia Adriana da Silva |
Summary: | O final do Século XX e início do Século XXI, apresenta um modelo de educação pautado em concepções democráticas e liberais, que resultam num processo de intensificação do controle sobre professores e alunos, a partir da implementação de instrumentos meritocráticos, coercitivos e punitivos, como as avaliações externas, bonificação para os bons resultados e punição com exposição de notas baixas nas portas das escolas, presença do tutor, entre outros. Este modelo resulta em perda da qualidade humana da aprendizagem escolar. Além disso, no Curso de Bacharelado e Licenciatura em História, embora seja um aspecto positivo, o privilégio dado à pesquisa ocorre às custas do sacrifício, faltam disciplinas preparatórias para a atuação em aula, priorizando a pesquisa, em detrimento das disciplinas pedagógicas. Tais inquietações no exercício da profissão adquiriram novo sentido com discussões e problematizações no interior do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente (GEPEDI), decorrendo daí ferramentas teóricas que possibilitaram construir o objeto da pesquisa resultando nesta tese intitulada “As concepções de sujeito e desenvolvimento na forma de organização da aprendizagem de história no Brasil: um estado da arte das pesquisas (2010-2021)”. Partindo da compreensão de que a forma de organização da aprendizagem deve ser aquela que promove o desenvolvimento humano, a questão que norteou a investigação realizada foi como pensar os processos subjetivos presentes no desenvolvimento psíquico, a partir da categoria sujeito e desenvolvimento, na Perspectiva da Teoria da Atividade de Estudo pelo ângulo da Teoria da Subjetividade? O objetivo geral consiste em apresentar uma construção teórica, entrelaçando dois referenciais, para um tipo de aprendizagem de História, no qual se tem por meta a formação e o desenvolvimento do sujeito (no enfoque de Repkin e da teoria da subjetividade) e como conteúdo a autotransformação do estudante enquanto sujeito da atividade de estudo. A pesquisa fundamentou-se na perspectiva da Aprendizagem Desenvolvimental e da Teoria da Subjetividade. O conceito de sujeito adquiriu centralidade na pesquisa, mas foram utilizados também os conceitos de desenvolvimento, atividade de estudo, subjetividade, configurações subjetivas, entre outros. Assumiu-se a concepção de sujeito delineada pela Didática Desenvolvimental e pela Teoria da Subjetividade, utilizando-se o estado da arte como recurso para contextualizar os enfoques didáticos da história e seus limites para o desenvolvimento do sujeito, entre os períodos de 2010 a 2021. Para as análises, contribui o método contrutivo-interpretativo de González Rey. Os dados foram obtidos no Diretório de Grupos de Pesquisa – Plataforma Lattes do CNPq. O resultado nos apresenta uma situação que aponta para o crescimento das produções sobre o tema, revelando o aumento de interesse por questões relacionadas a aprendizagem de História, mas tendo como foco o ensino, questões ligadas ao currículo, fontes documentais, conteúdo, patrimônio, ou o campo da educação histórica, porém sem focar na relação que existe entre aprendizagem e desenvolvimento psíquico e, menos ainda, nos processos subjetivos inerentes a esse processo. Mediante este resultado, defende-se a necessidade de uma proposta didática voltada para a aprendizagem de História, que considere não apenas a capacidade de desenvolvimento psíquico do aluno, mas também os processos subjetivos inerentes a este desenvolvimento, para o qual a compreensão do sujeito e do desenvolvimento ganham significado bem mais complexo do que o que tem sido tratado nas pesquisas sobre o tema. |
Abstract: | The end of the 20th century and the beginning of the 21st century presented an education model based on democratic and liberal concepts, which resulted in a process of intensified control over teachers and students, based on the implementation of meritocratic, coercive and punitive instruments, such as external evaluations, bonuses for good results and punishments with displaying low grades on school doors, presence of a tutor, among others. This model results in a loss of the human quality of school learning. Furthermore, in the Bachelor's and Teaching Degree Courses in History, although it is a positive aspect, the privilege given to research comes at the cost of sacrifice; there is a lack of preparatory subjects for classroom performance, prioritizing research to the detriment of pedagogical subjects. Such concerns in the exercise of the profession acquired new meaning with discussions and problematizations within the Study and Research Group on Developmental Didactics and Teacher Professionalization (GEPEDI), resulting in theoretical tools that made it possible to construct the object of the research resulting in this thesis entitled “The conceptions of subject and development in the form of organization of history learning in Brazil: a state of the art of research (2010-2021)”. Starting from the understanding that the form of organization of learning must be one that promotes human development, the question that guided the research carried out was how to think about the subjective processes present in psychic development, from the category of subject and development, in the Perspective of the Theory of Study Activity from the angle of the Theory of Subjectivity? The general objective is to present a theoretical construction, intertwining two references, for a type of History learning, in which the goal is the formation and development of the subject (in the approach of Repkin and the theory of subjectivity) and as content the self-transformation of the student as a subject of the study activity. The research was based on the perspective of Developmental Learning and the Theory of Subjectivity. The concept of subject acquired centrality in the research, but the concepts of development, study activity, subjectivity, subjective configurations, among others, were also used. The conception of subject outlined by Developmental Didactics and the Theory of Subjectivity was assumed, using the state of the art as a resource to contextualize the didactic approaches of history and their limits for the development of the subject, between the periods of 2010 to 2021. The constructive-interpretative method of González Rey contributed to the analyses. The data were obtained from the Directory of Research Groups - CNPq Lattes Platform. The result shows us a situation that points to the growth of productions on the subject, revealing the increase in interest in issues related to the learning of History, but with a focus on teaching, issues related to the curriculum, documentary sources, content, heritage, or the field of historical education, but without focusing on the relationship that exists between learning and psychic development and, even less, on the subjective processes inherent to this process. In view of this result, we defend the need for a didactic proposal focused on the learning of History, which considers not only the student's capacity for psychic development, but also the subjective processes inherent to this development, for which the understanding of the subject and development gain a much more complex meaning than what has been addressed in research on the subject. |
Keywords: | Didática de História History Didactics Ensino de História History Teaching Aprendizagem de História History Learning Didática Desenvolvimental Developmental Didactics Sistema Elkonin-Davidov-Repkin Elkonin-Davidov-Repkin System Teoria da Subjetividade Theory of Subjectivity |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Subject: | Educação |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Quote: | BRANDÃO, Hilma Aparecida. As concepções de sujeito e desenvolvimento na forma de organização da aprendizagem de história no Brasil: Um estado da arte das pesquisas (2010-2021). 2024. 348 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.5053. |
Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.5053 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43754 |
Date of defense: | 29-Oct-2024 |
Sustainable Development Goals SDGs: | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
Appears in Collections: | TESE - Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ConcepçõesSujeitoDesenvolvimento.pdf | Tese | 4.4 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License