Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43737
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Willemann, Vitória Moura | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-30T17:31:07Z | - |
dc.date.available | 2024-10-30T17:31:07Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-17 | - |
dc.identifier.citation | WILLEMANN, Vitoria Moura. Mobilidade compartilhada: estudo de viabilidade do sistema carsharing na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil. 2024. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43737 | - |
dc.description.abstract | The development of cities and the increasing number of vehicles circulating has generated problems on the efficiency of urban mobility. However, with technological progress, new initiatives are created to diminish the impacts on mobility, as carsharing system. Due to that, this paper aimed to study the feasibility of carsharing system in the city of Uberlândia, Minas Gerais. Data from the IBGE 2010 Census were used alongside the GIS software named QGIS, to process data and generate thematic maps of: percentage of 1-person households, residential density, age and residential average monthly income. It was found that the Central and Southern Sectors had the biggest potencial in the city for carsharing system, besides that, the neighbourhoods of Santa Mônica and Granja Marileusa were considered also viable. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | mobilidade urbana | pt_BR |
dc.subject | urban mobility | pt_BR |
dc.subject | mapas temáticos | pt_BR |
dc.subject | thematic maps | pt_BR |
dc.subject | carros compartilhados | pt_BR |
dc.subject | carsharing | pt_BR |
dc.title | Mobilidade compartilhada: estudo de viabilidade do sistema carsharing na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Seabra, Luciany Oliveira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4260459E5 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Raquel Naiara Fernandes | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1173096683473059 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Lazzarini, Camilla Miguel Carrara | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6536994501942049 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K2071781Y7 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O desenvolvimento das cidades e o aumento do número de veículos em circulação têm gerado problemas na eficiência da mobilidade urbana. No entanto, com o avanço da tecnologia, surgem novas propostas para minimizar os impactos na mobilidade, como o sistema de carros compartilhados (carsharing). Diante disso, este trabalho teve como objetivo o estudo de viabilidade do sistema de carros compartilhados na cidade de Uberlândia, Minas Gerais. Foram utilizados dados censitários do Censo de 2010 e o software SIG livre QGIS para o processamento de dados e a geração dos mapas temáticos de: percentual de residências com um morador, densidade domiciliar, faixa etária e renda média mensal domiciliar. Identificaram-se os Setores Central e Sul como as regiões da cidade de maior potencial para o carsharing, e os bairros Santa Mônica e Granja Marileusa também como viáveis. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.sizeorduration | 38 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 170682605 | - |
Appears in Collections: | TCC - Engenharia Civil |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MobilidadeCompartilhadaEstudo.pdf | TCC | 7.2 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.