Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43737
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorWillemann, Vitória Moura-
dc.date.accessioned2024-10-30T17:31:07Z-
dc.date.available2024-10-30T17:31:07Z-
dc.date.issued2024-10-17-
dc.identifier.citationWILLEMANN, Vitoria Moura. Mobilidade compartilhada: estudo de viabilidade do sistema carsharing na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil. 2024. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43737-
dc.description.abstractThe development of cities and the increasing number of vehicles circulating has generated problems on the efficiency of urban mobility. However, with technological progress, new initiatives are created to diminish the impacts on mobility, as carsharing system. Due to that, this paper aimed to study the feasibility of carsharing system in the city of Uberlândia, Minas Gerais. Data from the IBGE 2010 Census were used alongside the GIS software named QGIS, to process data and generate thematic maps of: percentage of 1-person households, residential density, age and residential average monthly income. It was found that the Central and Southern Sectors had the biggest potencial in the city for carsharing system, besides that, the neighbourhoods of Santa Mônica and Granja Marileusa were considered also viable.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectmobilidade urbanapt_BR
dc.subjecturban mobilitypt_BR
dc.subjectmapas temáticospt_BR
dc.subjectthematic mapspt_BR
dc.subjectcarros compartilhadospt_BR
dc.subjectcarsharingpt_BR
dc.titleMobilidade compartilhada: estudo de viabilidade do sistema carsharing na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Seabra, Luciany Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4260459E5pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Raquel Naiara Fernandes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1173096683473059pt_BR
dc.contributor.referee2Lazzarini, Camilla Miguel Carrara-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6536994501942049pt_BR
dc.creator.Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K2071781Y7pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO desenvolvimento das cidades e o aumento do número de veículos em circulação têm gerado problemas na eficiência da mobilidade urbana. No entanto, com o avanço da tecnologia, surgem novas propostas para minimizar os impactos na mobilidade, como o sistema de carros compartilhados (carsharing). Diante disso, este trabalho teve como objetivo o estudo de viabilidade do sistema de carros compartilhados na cidade de Uberlândia, Minas Gerais. Foram utilizados dados censitários do Censo de 2010 e o software SIG livre QGIS para o processamento de dados e a geração dos mapas temáticos de: percentual de residências com um morador, densidade domiciliar, faixa etária e renda média mensal domiciliar. Identificaram-se os Setores Central e Sul como as regiões da cidade de maior potencial para o carsharing, e os bairros Santa Mônica e Granja Marileusa também como viáveis.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Civilpt_BR
dc.sizeorduration38pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTESpt_BR
dc.orcid.putcode170682605-
Appears in Collections:TCC - Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MobilidadeCompartilhadaEstudo.pdfTCC7.2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.