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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-0094-092X
Tipo de documento: Tese
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Professoras e a federação brasileira pelo progresso feminino: Aproximações, associações e distanciamentos pela educação (1921 – 1936)
Título (s) alternativo (s): Teachers and the Federação Brasileira pelo Progresso Feminino: approaches, associations and distances for education (1921 – 1936)
Autor: Coutinho, Priscila Muniz
Primer orientador: Guido, Humberto Apararecido de Oliveira
Primer miembro de la banca: Costa, Nailda Marinho da
Segundo miembro de la banca: Anjos, Juarez Tuchinski dos
Tercer miembro de la banca: Vannuchi, Maria Lúcia
Cuarto miembro de la banca: Campos, Raquel Discini
Resumen: Esta tese corresponde a uma trajetória de estudos guiada pela proposta de construir uma história das professoras, no recorte temporal de 1921 a 1936, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, na linha de História e Historiografia da Educação. A atividade do grupo de trabalhadoras da educação no período destaca protagonistas de relações sociais, portanto agentes ativos do jogo de poder nos níveis macro e micro da sociedade. No campo de estudos da História das Mulheres, a condução da análise alinha-se com a perspectiva contraculturalista, uma vertente dos estudos da História Cultural. O desenvolvimento da investigação historiográfica baseia-se em documentos do Fundo Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, mantido pelo Arquivo Nacional e disponibilizado para acesso online pela plataforma virtual SIAN – Sistema de Informação do Arquivo Nacional. O acervo consultado é composto por uma série de arquivos digitalizados do gênero iconográfico, textual e sonoro, sendo assim, a seleção de arquivos para análise prioriza produções de professoras do período ou elementos que versam indiretamente sobre tais personagens. Em diálogo com o referencial bibliográfico que aborda temas relacionados com as questões que se apresentam no desenrolar do texto, outros acervos foram consultados para verificação de documentos adicionais, dessa forma, somam-se fontes de análise identificadas em acervos virtuais mantidos pela Biblioteca Nacional, como a Hemeroteca Digital e Brasiliana Fotográfica, principalmente compondo a série “Feministas Graças a Deus!” e o portal da Hemeroteca Catarinense, bem como produções audiovisuais do gênero “documentário”. O fio condutor do texto apresenta duas “partes”. A PARTE I compreende a introdução e três capítulos voltados para a reflexão teórico-metodológica e contextualização de ordem macrossocial, com destaque para a relevância da associação feminina que nomeia a fonte e sua representação enquanto parte do “associativismo feminino”, um movimento maior identificado no período e protagonizado por mulheres que se organizaram como estratégia de posicionamento no debate público. A primeira parte também explora a relação estabelecida pelas lideranças femininas com centros de poder instituídos da cultura dominante. Por sua vez, a PARTE II consiste em três capítulos voltados para as trajetórias profissionais e ativistas das professoras Leolinda Figueiredo Daltro, indigenista que formulou o conceito de “catequese laica” e precursora feminista; Armanda Álvaro Alberto, intelectual da Escola Nova responsável por um longevo projeto de educação sanitária na Escola Regional de Meriti e seu ideal de “ensino regionalizado”; por fim Antonieta de Barros, primeira mulher negra eleita no país, autora das crônicas “Farrapos de Ideais”, com o pseudônimo Maria da Ilha e defensora da educação como caminho para a paz. As “considerações” finalizam a reflexão proposta sobre as trabalhadoras da educação, destacando personagens que participaram ativamente de diversos acontecimentos identificados pela historiografia tradicional e em eventos que marcaram a História Oficial, sendo fundamental a crítica sobre processos de substituição, esquecimento e deturpação biográfica que configuram o “apagamento das mulheres” no campo de produção da História da Educação brasileira.
Abstract: This thesis corresponds to a trajectory of studies guided by the proposal to construct a history of female teachers within the temporal scope of 1921 to 1936. It was developed within the framework of the Programa de Pós-graduação em Educação at the Universidade Federal de Uberlândia, in the line of História e Historiografia da Educação. The activity of the group of female education workers during this period highlights protagonists of social relations, thus active agents of the power dynamics at both macro and micro levels of society. In the field of Women's History studies, the analysis aligns with the countercultural perspective, a branch of Cultural History studies. The development of the historiographic investigation is based on documents from the Fundo Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, a collection maintained by the Arquivo Nacional and made available for online access through the SIAN – Sistema de Informação do Arquivo Nacional, a virtual platform. The consulted collection is composed of a series of digitized files of iconographic, textual, and auditory genres. Consequently, the selection of files for analysis prioritizes productions by female teachers of the period or elements that indirectly pertain to such figures. In dialogue with the bibliographical references that address themes related to the issues presented throughout the text, other collections were consulted to verify additional documents. Thus, sources of analysis identified in virtual collections maintained by the Biblioteca Nacional, such as the Hemeroteca Digital and the portal Brasiliana Fotográfica, mainly composing the series "Feministas Graças a Deus!" and the Hemeroteca Catarinense, as well as audiovisual productions of the documentary, are included. The text's guiding thread presents two parts. PART I comprises the introduction and three chapters focused on theoretical-methodological reflection and macro-social contextualization, highlighting the relevance of the female association that names the source and its representation as part of the "associativismo feminino", a larger movement identified in the period and led by women who organized as a strategy for positioning in public debate. This part also explores the relationship established by female leaders with established power centers of the dominant culture. In turn, PART II consists of three chapters focused on the professional and activist trajectories of teachers: Leolinda Figueiredo Daltro, an indigenist who formulated the concept of "secular catechism" and a feminist precursor; Armanda Álvaro Alberto, an intellectual of the Escola Nova responsible for a long-standing sanitary education project at the Escola Regional de Meriti and her ideal of "regionalized education"; and Antonieta de Barros, the first black woman elected in the country, author of the chronicles "Farrapos de Ideais," under the pseudonym Maria da Ilha, and a defender of education as a path to peace. The "considerations" conclude the proposed reflection about female education workers, figures who actively participated in various events identified by traditional historiography and in events that marked Official History, emphasizing the importance of critiquing processes of substitution, oblivion, and distortion that configure the "erasure of women" in the field of History of Education, in brazilian production.
Palabras clave: História das Mulheres
professoras
trabalho
educação
associações femininas
Women's History
Teachers
Work
Education
Female associations
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
Tema: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: COUTINHO, Priscila Muniz. Professoras e a federação brasileira pelo progresso feminino: Aproximações, associações e distanciamentos pela educação (1921 – 1936). 2024. 301 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.5054.
Identificador del documento: https://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.5054
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43712
Fecha de defensa: 27-ago-2024
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): ODS::ODS 5. Igualdade de gênero - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
Aparece en las colecciones:TESE - Educação

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