Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43705
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBomfim, Ana Paula Teixeira-
dc.date.accessioned2024-10-23T20:27:52Z-
dc.date.available2024-10-23T20:27:52Z-
dc.date.issued2024-10-09-
dc.identifier.citationBOMFIM, Ana Paula Teixeira. Educação para a saúde junto a pessoas com Diabetes por meio de rede social virtual. 2024. 10 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) — Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43705-
dc.description.abstractThis report portrays the experience of implementing an educational program via the internet for people with Diabetes Mellitus 2 (DM2) attended by a basic family health unit (UBSF), given the need for innovative approaches to health promotion and disease control. To carry it out, a collective virtual group was used, made up of Nursing academics and interested patients, driven by sending materials in different formats and different interactions with the target audience. The practice indicated a positive impact for everyone involved, including the adoption of a more active role in self-care for the disease, in addition to adding to the academic and professional training of coordinators, especially in relation to understanding the specificities of the population served. Considering the challenges, the importance of health education and the demand for adaptive strategies for future interventions are evident. The study highlights the potential of digital tools in educational actions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectDiabetes Mellituspt_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.subjectRede Social Virtualpt_BR
dc.subjectDiabetes Mellituspt_BR
dc.subjectHealth Educationpt_BR
dc.subjectOnline Social Networkingpt_BR
dc.titleEducação para a saúde junto a pessoas com Diabetes por meio de rede social virtualpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Junqueira, Marcelle Aparecida de Barros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1792022710649813pt_BR
dc.contributor.referee1Sopelete, Mônica Camargo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8892272393540404pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Mônica Rodrigues da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9539314479026967pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2464557218625399pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste relato retrata a experiência da implementação de um programa educativo via internet para pessoas portadoras de Diabetes Mellitus 2 (DM2) atendidos por uma unidade básica de saúde da família (UBSF), diante da necessidade de abordagens inovadoras na promoção da saúde e controle da doença. Para a sua efetivação, foi utilizado um grupo virtual coletivo, integrado por acadêmicos de Enfermagem e pacientes interessados, movimentado a partir do envio de materiais em diferentes formatos e interações diversas com o público-alvo. A prática indicou impacto positivo para todos os envolvidos, incluindo a adoção de um papel mais ativo frente ao autocuidado com a doença, além de agregar na formação acadêmica e profissional dos coordenadores, especialmente em relação à compreensão das especificidades da população atendida. Considerando os desafios, evidencia-se a importância da educação em saúde e a demanda de estratégias adaptativas para futuras intervenções. O estudo destaca o potencial das ferramentas digitais nas ações educativas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEnfermagempt_BR
dc.sizeorduration10pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.orcid.putcode170211335-
Appears in Collections:TCC - Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EducaçãoParaSaúde.pdfTCC616.27 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons