Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43681
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-0449-8603
Document type: Tese
Access type: Acesso Aberto
Title: Percepções, sensações e sentimentos da morte: leitura e atualização do olhar sobre a criança em Lobato, Duprè e Viana
Alternate title (s): Perceptions, sensations, and feelings of death: reading and updating the view on the child in Lobato, Duprè and Viana
Author: Borges, Matheus Taylor Souza
First Advisor: Silva, Maria Ivonete Santos
First member of the Committee: Araújo, Joana Luiza Muylaert de
Second member of the Committee: Freitas, Leandro César Albuquerque de
Third member of the Committee: Perim, Regina Silva Michelli
Fourth member of the Committee: Crozara, Marilia Simari
Summary: Não é incomum que personagens infantis possam ser encontrados em obras da literatura brasileira, sendo elas voltadas ou não ao público infantil. No entanto, as escolhas realizadas nos diferentes contextos de criação desses personagens carregam grande complexidade, envolvendo uma gama de fatores que merecem reflexão. Assim, o presente trabalho possui como objetivo analisar como alguns autores do século XX 3 importante momento de transformação para a sociedade brasileira, inclusive no que diz respeito à legislação responsável por resguardar a criança e a infância 3 foram capazes de diferentes representações de personagens infantis em seus projetos estéticos, associados a experiências que remetam à morte como a guerra e o trauma. Sob a perspectiva teórico-crítica de Wolfgang Iser (2011), na qual estabelece a noção entre o jogo e a representação, se procederá a uma leitura crítico/reflexiva, visando à atualização do olhar sobre a criança representada no corpus literário selecionado nas obras A chave do tamanho (2021), de Monteiro Lobato, Éramos Seis (2012), de Maria José Duprè e nos contos Olhos de fogo (1981) e A mulher das mangabas (1974), ambos de Antonio Carlos Viana. Tendo em vista que essas obras apresentam personagens infantis, a pesquisa objetiva também observar as escolhas representativas feitas pelos autores, frente a seus próprios contextos de produção, avaliando variantes como momento histórico, público-alvo e as temáticas que cada autor relaciona à figura da criança nas obras mencionadas. Ao longo da pesquisa, investigam-se, ainda, os recursos composicionais que essas narrativas utilizam para driblar os instrumentos de controle do imaginário, conforme terminologia de Luiz Costa Lima, em A Trilogia do Controle (2007), ao associar a figura da criança a temáticas como a perda, a morte e autodescoberta, em processos de subjetivação, conforme refletiremos a partir das teorias de Michel Foucault acerca dos mecanismos de controle do sujeito em Microfísica do Poder (2001). Utilizaremos, também a teoria de Ariès (1981) para compreender a construção histórica da figura da criança, fazendo contrapontos com alguns momentos da legislação brasileira ao longo do século XX, buscando aclarar as relações existentes entre representação do elemento infantil, imaginário e poder nos recortes selecionados.
Abstract: It is not uncommon for child characters to be found in Brazilian literature books, whether they are children oriented or not. However, the choices made in the different contexts of creating these characters carry great complexity, involving a range of factors which deserve reflection. Thus, the present study aims at analyzing how some authors from the 20th century - an important moment of transformation for Brazilian society, including what concerns the legislation responsible for protecting children and childhood - were capable of different representations of child characters in their aesthetic projects, associated with experiences that refer to death, such as war and trauma. From the theoretical-critical perspective of Wolfgang Iser (2011), in which he establishes the notion between game and representation, a critical/reflexive reading will be carried out, aiming to update the view on the child represented in the literary corpora selected in the books A chave do tamanho (2021), by Monteiro Lobato, Éramos Seis (2012), by Maria José Duprè and in the short stories Olhos de Fogo (1981) and A Mulher das Mangabas (1974), both written by Antonio Carlos Viana. Bearing in mind that these literary works depict child characters, the research also aims to observe the representative choices made by the authors, given their own production contexts, assessing variants, such as historical moment, target audience and the themes each author relates to the figure of the child in the texts mentioned. Throughout the research, the compositional resources that these narratives use to avoid the instruments of control of the imaginary are also investigated, according to Luiz Costa Lima's terminology, in A Trilogia do Controle (2007), by associating the child figure with themes such as loss, death and self-discovery, in processes of subjectivation, as we will reflect on Michel Foucault's theories about the subject's control mechanisms in Microfísica do Poder (2001). We will also use Ariès' theory (1981) to understand the historical construction of the child9s figure, making counterpoints with some moments of Brazilian legislation throughout the 20th century, seeking to clarify the relationships between the representation of the child element, imaginary, and power in the segments selected.
Keywords: Criança
Child
Morte
Death
Imaginário
Imaginary
Representação
Representation
Literatura Brasileira
Brazilian Literature
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Subject: Literatura
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Estudos Literários
Quote: BORGES, Matheus Taylor Souza. Percepções, sensações e sentimentos da morte: leitura e atualização do olhar sobre a criança em Lobato, Duprè e Viana. 2024. 153f. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.673.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.673
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43681
Date of defense: 30-Aug-2024
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
ODS::ODS 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
Appears in Collections:TESE - Estudos Literários

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TesePercepçõesSensaçõesSentimentos.pdfTese1.58 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons