Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43670
ORCID: | http://orcid.org/0009-0005-3248-469X |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Propostas didático metodológicas para o ensino de genética no ensino fundamental |
Título (s) alternativo (s): | Didactic methodological proposals for teaching genetics in elementary school |
Autor: | Leal, Lidiane Alves |
Primer orientador: | Teixeira Júnior, José Gonçalves |
Primer miembro de la banca: | Santos, Sandro Prado |
Segundo miembro de la banca: | Corrêa, Lourdes Maria Campos |
Resumen: | Nesta dissertação, é apresentada a pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de PósGraduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal deUberlândia, na qual se pretendeu responder à pergunta: quais as propostas metodológicas para o conteúdo de genética são apresentadas nos manuais do professor de Ciências dos livros didáticos aprovados no PNLD 2017 Ciências? Os objetivos desta investigação são: a) analisar as propostas metodológicas para o ensino de genética nos manuais do professor nos livros didáticos; b) analisar as propostas didáticas para o ensino de genética encontrados na literatura específica; c) elaborar uma sequência didática sobre o conteúdo e desenvolvê-la nas aulas de Ciência para o ensino fundamental. A pesquisa, fundamentada em uma abordagem qualitativa, analisou onze das treze coleções de Ciências para o ensino fundamental, aprovadas no PNLD 2017, especificamente o manual do professor presente nestas coleções. Após a leitura e análise cuidadosa de cada coleção, organizou-se as orientações metodológicas encontradas em sete tipos: i) levantamento de conhecimentos prévios, ii) pesquisa escolar, iii) filmes e vídeos, iv) atividades experimentais, v) construção de modelos e, vi) júri simulado e debates e, vii) TIC. A partir destas análises e, dos referenciais relacionados ao ensino de genética voltados para a educação básica, elaborou-se uma sequência didática para o ensino de genética no ensino fundamental. Este planejamento foi pautado na metodologia da pesquisa-ação, inserindo atividades contextualizadas, fenômenos do cotidiano dos alunos e algumas das orientações metodológicas analisadas nos manuais do professor, que, por meio da investigação, buscarão promover o uso da argumentação em sala de aula, verificar as contribuições e limitações da sequência didática. Espera-se que esta pesquisa contribua tanto para as reflexões do ensino de Ciências na formação inicial, mas principalmente nas ações desenvolvidas nas escolas, melhorando os processos de ensino e aprendizagem dos alunos nas aulas de Ciências. Espera-se também que o produto desta dissertação - Propostas Didático Metodológicas para o Ensino de Genética no Ensino Fundamental, seja um material de apoio para os professores de Ciências. |
Abstract: | In this dissertation, the research developed in the scope of the Graduate Program in Teaching Science and Mathematics of the Federal University of Uberlândia, in which it was intended to answer the question: what are the methodological guidelines for the content of genetics are presented in the manuals of the science teacher of the textbooks approved in PNLD 2017 Sciences? The objectives of this research are: a) to analyze the methodological guidelines for the teaching of genetics in the textbooks of the teacher in the textbooks; b) analyze the didactic proposals for the teaching of genetics found in the specific literature; c) to elaborate a didactic sequence on the content and to develop it in the classes of Science for the fundamental education. The research, based on a qualitative approach, analyzed eleven of the thirteen science collections for elementary education, approved in PNLD 2017, specifically the teacher's manual present in these collections. After reading and carefully analyzing each collection, we organized the methodological orientations found in seven types: i) survey of earlier knowledge, ii) school research, iii) films and videos, iv) experimental activities, v) construction of models and, vi) simulated jury and debates and, vii) ICT. From these analyzes, and from the references related to the teaching of genetics directed to basic education, a didactic methodological proposal for the teaching of genetics in elementary education was elaborated. This planning was based on the methodology of action research, inserting contextualized activities, phenomena of students' daily life and some of the methodological orientations analyzed in the teacher's manuals, which, through the investigation, will seek to promote the use of argumentation in the classroom, verify the contributions and limitations of the didactic sequence. It is hoped that the research contributes both to the reflections of this teaching in the first formation, but in the actions developed in the schools, improving the processes of teaching, and learning of the students in the classes of Sciences. It is also hoped that the product of this dissertation - Methodological Didactic Proposal for the Teaching of Genetics in the Fundamental, will be a support material for science teachers. |
Palabras clave: | Ensino de Ciências Ensino de genética Manual do professor Sequência didática PNLDB Estudo e ensino Ciências |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::GENETICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Cita: | LEAL, Lidiane Alves. Propostas didático metodológicas para o ensino de genética no ensino fundamental. 2024. 77 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5165. |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5165 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43670 |
Fecha de defensa: | 30-mar-2019 |
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
PropostasDidáticoMetodológicas.pdf | Dissertação | 2.66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.