Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43660
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Psicologia do esporte e o Cheerleading no curso de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia: Relato de experiência |
Author: | Lopes, Karolaine Fonseca |
First Advisor: | Gomide Júnior, Sinésio |
First member of the Committee: | Silva, Lígia Carolina Oliveira |
Second member of the Committee: | Alvarenga, Wellington Da Cruz |
Summary: | Este trabalho visou salientar a importância que a Psicologia do Esporte e como os seus conhecimentos prévios podem auxiliar na manutenção do desenvolvimento das capacidades de atletas e equipes de esportes de alto nível. Os fatores que podem motivar uma pessoa a iniciar a prática de exercícios, a se manter praticando e os benefícios que tal ação pode proporcionar na saúde física e mental do indivíduo. É evidenciado a presença de entidades acadêmicas esportivas e a grande relevância que elas possuem dentro de uma universidade, visto que estão entre as maiores propagadoras de atividades que mobilizam os estudantes a não deixarem de praticar exercícios físicos. A apresentação do Cheerleading, o crescente surgimento de equipes universitárias voltadas para este esporte no Brasil e o estabelecimento dessas entidades na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A apresentação da equipe universitária Volupta Cheerleading do curso de Psicologia da UFU e o trabalho desempenhado pelo time, mostrando os desafios que a entidade em questão teve que enfrentar entre os anos 2016 e 2019 pelo olhar de uma discente do curso. O presente estudo foi estruturado a partir de levantamento bibliográfico de ensaios anteriormente estabelecidos e aspira suscitar mais atenção dos pesquisadores em relação a psicologia do esporte e entidades acadêmicas tendo em vista a incipiência dos estudos sobre a temática. |
Abstract: | This work aimed to highlight the importance of Sports Psychology and how its prior knowledge can help maintain the development of the capabilities of high-level athletes and sports teams. The factors that can motivate a person to start exercising, to continue exercising and the benefits that such action can provide for the individual's physical and mental health. The presence of academic sports entities and the great relevance they have within a university is evident, as they are among the biggest propagators of activities that encourage students to not stop practicing physical exercise. The presentation of Cheerleading, the growing emergence of university teams focused on this sport in Brazil and the establishment of these entities at the Federal University of Uberlândia (UFU). The presentation of the Volupta Cheerleading university team from the UFU Psychology course and the work carried out by the team, showing the challenges that the entity in question had to face between 2016 and 2019 through the eyes of a student of the course. The present study was structured based on a bibliographical survey of previously established essays and aims to attract more attention from researchers in relation to sports psychology and academic entities in view of the incipience of studies on the subject. |
Keywords: | Psicologia do Esporte Sport Psychology Cheerleading Cheerleading esporte universitário college sport entidade acadêmica academic entity |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | LOPES, Karolaine Fonseca. Psicologia do esporte e o Cheerleading no curso de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia: Relato de experiência. 2021. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43660 |
Date of defense: | 26-Oct-2021 |
Appears in Collections: | TCC - Psicologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PsicologiaEsporteCheerleading.pdf | TCC | 298.28 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License