Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43624
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorVendramini, Luiz Augusto-
dc.date.accessioned2024-10-11T13:31:37Z-
dc.date.available2024-10-11T13:31:37Z-
dc.date.issued2024-09-27-
dc.identifier.citationVENDRAMINI, Luiz Augusto. Modelagem e Controle de um Quadricóptero em Ambiente de Simulação. 2024. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeronáutica ) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43624-
dc.description.abstractIn this work, a control system for attitude and position of a quadcopter is developed. To achieve this, a dynamic model for the vehicle is first elaborated following the Newton-Euler formalism. Next, to increase the simulation's representativeness, models for the sensors typically installed on the vehicle, such as accelerometer, gyroscope, magnetometer, and GPS, are included. Attitude state estimates are obtained by fusing data from these sensors, except for the GPS, which is specifically used to estimate position states after filtering. The control system is designed considering the linearized attitude model and the simplified position model. Both resulting models are discretized and employed in the design. Specifically, the controllers are based on state feedback, with gain matrices adjusted using the Linear Quadratic Regulator (LQR). Simulation results show that the proposed control system can drive the vehicle to desired positions and follow varied trajectories. However, the results reveal a certain delay in following references, especially in stabilizing the yaw state ψ. It is believed that this issue can be resolved by adjusting the weighting matrices.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRealimentação de estados, Quadricóptero, Estimativas de Estado, Filtragem de Dados, Simulações.pt_BR
dc.subjectState feedback, Quadcopter, State Estimation, Data Filtering, Simulations.pt_BR
dc.titleModelagem e Controle de um Quadricóptero em Ambiente de Simulaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Queiroz de Assis, Pedro Augusto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5309540309123503pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Higor Luis-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2478587933474876pt_BR
dc.contributor.referee2Souza Morais, Tobias-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1662045974941011pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5628700796706760pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoNo presente trabalho, desenvolve-se um sistema de controle para atitude e posição de um quadricóptero. Com esse propósito, primeiramente elabora-se um modelo dinâmico para o veículo seguindo o formalismo de Newton-Euler. Em seguida, buscando aumentar a representatividade da simulação, incluem-se modelos para os sensores tipicamente instalados no veículo: acelerômetro, giroscópio, magnetômetro e GPS. As estimativas dos estados de atitude são obtidas pela fusão dos dados desses sensores, exceto o GPS, que é especificamente utilizado para estimar os estados de posição, após a aplicação de uma filtragem. O sistema de controle é projetado considerando o modelo de atitude linearizado e o de posição simplificado. Ambos os modelos resultantes são discretizados e empregados no projeto. Especificamente, os controladores são baseados na realimentação de estados, com as matrizes de ganhos ajustadas utilizando o Regulador Linear Quadrático. Os resultados de simulação mostram que o sistema de controle proposto é capaz de levar o veículo às posições desejadas e seguir trajetórias variadas. Entretanto, os resultados revelam um certo atraso em seguir as referências, especialmente na estabilização do estado de arfagem ψ. Acredita-se que esse problema pode ser resolvido modificando as matrizes de peso adotadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Aeronáuticapt_BR
dc.sizeorduration60pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL::DINAMICA DE VOO::ESTABILIDADE E CONTROLEpt_BR
dc.embargo.termsPublicação de trabalho de conclusão de curso desenvolvido por discente da Universidade Federal de Uberlândia.pt_BR
Appears in Collections:TCC - Engenharia Aeronáutica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ModelagemControleQuadricóptero.pdfModelagem e Controle de um Quadricóptero em Ambiente de Simulação3.17 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.