Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43617
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPeres, Vitor de Sousa-
dc.date.accessioned2024-10-09T18:52:32Z-
dc.date.available2024-10-09T18:52:32Z-
dc.date.issued2023-12-04-
dc.identifier.citationPERES, Vitor de Sousa. Da Lina ao Plano: Lina Bo Bardi e a Abstração do Plano: no Design Gráfico, no Design de Mobiliário e na Arquitetura. 2024. 114 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.545.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43617-
dc.description.abstractThe objective of this work is to carry out a plastic analysis of Lina Bo Bardi's work. This is done based on the abstract notion of plane, an issue present in modern art and architecture. This analysis encompasses Lina Bo Bardi's productions in the field of graphic design, furniture design and architecture. Based on the issue of planarity, therefore, the methodology consists of analyzing the formal and visual structure of Lina's works and comparing this with contemporary productions in the field of graphic design, furniture design and architecture. To do this, it uses discussions on the issue of planarity and a broad bibliography regarding the productions in question. The investigation finds that Lina's graphic proposals blatantly explore the planar issue, in the same way that it links Lina Bo with modern graphic design and neoplastic aesthetics. In furniture design, the planar issue also appears prominently and configures compositions in which planar elements (both rigid and flexible) define several pieces created by the architect. In architecture, the plan appears as a complementary element. The investigation concludes, therefore, that the planar issue is one of the elements that contextualizes Lina Bardi's work in the scenario of modern production.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArquiteturapt_BR
dc.subjectArchitecturept_BR
dc.subjectArte Modernapt_BR
dc.subjectModern Artpt_BR
dc.subjectDesign Mobiliáriopt_BR
dc.subjectFurniture Designpt_BR
dc.subjectDesign Gráficopt_BR
dc.subjectGraphic Designpt_BR
dc.subjectLina Bo Bardipt_BR
dc.subjectLina Bo Bardipt_BR
dc.subjectModernismopt_BR
dc.subjectModernismpt_BR
dc.subjectPlanopt_BR
dc.subjectPlanept_BR
dc.titleDa Lina ao Plano: Lina Bo Bardi e a Abstração do Plano: no Design Gráfico, no Design de Mobiliário e na Arquiteturapt_BR
dc.title.alternativeFrom Lina to the Plan: Lina Bo Bardi and the Abstraction of the Plan: in Graphic Design, Furniture Design and Architecturept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Borda, Luís Eduardo dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0399528257126133pt_BR
dc.contributor.referee1Jorge, Luís Antônio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0420067499150852pt_BR
dc.contributor.referee2Ferraz, Tatiana Sampaio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7418850625833514pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0904823489125593pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é realizar uma análise plástica da obra de Lina Bo Bardi. Isso é feito a partir da noção abstrata de plano, questão presente na arte e na arquitetura moderna. Tal análise abarca produções de Lina Bo Bardi no campo do design gráfico, do design de mobiliário e da arquitetura. Tendo por base a questão da planaridade, portanto, a metodologia consiste no exame da estrutura formal e visual das obras de Lina e na comparação disso com produções contemporâneas a ela no campo do design gráfico, do design de mobiliário e da arquitetura. Para isso, recorre a discussões sobre a questão da planaridade e a uma ampla bibliografia concerne às produções em questão. A investigação constata que as propostas gráficas de Lina exploram, de modo flagrante, a questão planar, do mesmo modo que vincula Lina Bo com o design gráfico moderno e com a estética neoplástica. No Design de mobiliário, a questão planar também comparece de modo marcante e configura composições em que elementos planares (tanto rígidos quanto flexíveis) definem várias peças criadas pela arquiteta. Já na arquitetura, o plano comparece como elemento complementar. A investigação conclui, portanto, que a questão planar é um dos elementos que contextualiza a obra de Lina Bardi no cenário da produção moderna.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.sizeorduration114pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTEpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.545pt_BR
dc.orcid.putcode169271626-
dc.crossref.doibatchid5466c790-be00-40eb-8b9f-e61f84367716-
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Arquitetura e Urbanismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DaLinaPlano.pdfDissertação18.92 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.