Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43602
ORCID:  http://orcid.org/0009-0003-9275-7675
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Aprender fazendo: Um estudo autobiográfico sobre aquisição de habilidades musicais através da prática composicional
Autor(es): Cunha, Gabriel de Oliveira
Primeiro orientador: Lovisi, Daniel Menezes
Primeiro membro da banca: Júnior, Carlos Roberto Ferreira Menezes
Segundo membro da banca: Gonçalves, Lilia Neves
Resumo: Este trabalho propõe uma análise de como se dá o processo de aquisição de habilidades musicais através do exercício criativo da composição em Música Popular, no universo da canção. A partir de um estudo autobiográfico este trabalho analisa seis fonogramas, compostos e gravados pelo autor de forma independente, traçando uma linha evolutiva da trajetória musical do objeto de estudo, no caso o próprio autor. Entre os interesses desta pesquisa estão a) compreender como a aquisição de uma habilidade técnica, como tocar um instrumento musical, pode se dar por meio de um exercício criativo como o da composição b) refletir sobre o processo criativo presente no ato de se compor música, verificar o acúmulo e desenvolvimento de habilidades composicionais pela cronologia e o desenrolar da trajetória composicional c) verificar a maneira como recursos tecnológicos podem atuar como mediadores importantes no processo da composição popular d) descrever a importância da aprendizagem do uso de DAW’s para o processo composicional na música popular.
Abstract: This work proposes an analysis of how the process of acquiring musical skills takes place through the creative exercise of composition in Popular Music, in the universe of songwriting. Based on an autobiographical study, this work analyzes six phonograms, independently composed and recorded by the author, tracing an evolutionary line of the musical trajectory of the object of study, in this case the author himself. Among the interests of this research are a) understanding how the acquisition of a technical skill, such as playing a musical instrument, can be achieved through a creative exercise such as composition b) reflecting on the creative process present in the act of composing music , verify the accumulation and development of compositional skills by chronology and the course of the compositional trajectory c) verify the way in which technological resources can act as important mediators in the process of popular composition d) describe the importance of learning to use DAW's for the compositional process in popular music.
Palavras-chave: Música Popular
Composição
Habilidades musicais
Aprendizagem
Música e tecnologia
Popular music
Composition
Musical skills
Learning
Music and tecnology
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: CUNHA, Gabriel de Oliveira. Aprender fazendo: Um estudo autobiográfico sobre aquisição de habilidades musicais através da prática composicional. 2023. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43602
Data de defesa: 19-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AprenderFazendoEstudo.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1.38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons