Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43572
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-9575-2405
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A utilização de tecnologias emergentes como fator de transformação digital de Compras à luz das Organizações Humanitárias
Título(s) alternativo(s): The use of emerging technologies as a factor for digital transformation in Procurement in the spotlight of Humanitarian Organizations
Autor(es): Melo, Caio Philipp de Carvalho
Primeiro orientador: Maia, Leonardo Caixeta de Castro
Primeiro membro da banca: Pimenta, Márcio Lopes
Segundo membro da banca: Tescari, Fábio Viard ee Campos da Silva
Resumo: O mundo está se remodelando rapidamente. A transformação digital é uma ponte fundamental entre o status quo e o amanhã promissor, e é um imperativo obrigatório em comunidades e empresas para explorar oportunidades e prosperar em uma nova era. Ao passo em que os investimentos em tecnologia aceleram, novas soluções digitais emergem, o volume de dados aumenta, novos paradigmas surgem, e os efeitos a serem capturados aparentam ser inalcançáveis. As organizações precisam percorrer um longo caminho. A transformação digital está influenciando todos os setores de mercado e todas as áreas dentro das empresas, permitindo aproveitar as oportunidades e ameaças. Para as Organizações Humanitárias não é diferente. Para Compras também não. O trabalho em epígrafe tem por objetivo demonstrar quais os efeitos, oportunidades e desafios da utilização das tecnologias emergentes no âmbito das funções de Compras nas Organizações Humanitárias. Ademais, a fim de fornecer ao leitor um panorama satisfatório para a compreensão do tema e o conhecimento necessário para o debate – que, em virtude de sua relevância, não deve cessar neste trabalho –, é de rigor compreensão o processo de Compras em Organizações Humanitárias, as barreiras internas e externas relacionadas à transformação digital de Compras, e expor a percepção de contribuição das tecnologias emergentes em todo o processo. A aplicação de tecnologias emergentes, ao longo deste trabalho, é vista como um feixe de luz não só à uma atuação mais estratégica de Compras, algo recorrentemente cobrado pela alta gestão – mesmo em Organizações Humanitárias –, mas também a outro aspecto importante, ligado e envolvido pelo mesmo manto: executar as funções de Compras de maneira estratégica, otimizada e não esquecendo de salvaguardar vidas e recursos, foco central dessas instituições. Portanto, por meio de estudo de casos múltiplos, habilitadas por pesquisa qualitativa, utilizando-se entrevistas semiestruturadas com Líderes de Compras de agências humanitárias de renome mundial, e revisão bibliográfica da literatura, coloca-se em prática o que fora proposto no esquema de pesquisa enfrentados à luz da literatura acadêmica. Como resultado principal, constata-se que a utilização de tecnologias emergentes ainda não atingiu a sua maturidade de implementação, pelo menos não para Compras nas Organizações Humanitárias, restando a elas 2 opções: se adaptarem ou permanecerem à própria sorte na seleção natural. Por fim, é proposto um checklist para guiar a implementação de um projeto de transformação digital em Compras, bem como uma matriz para ser utilizada como parâmetro de aplicação nas Organizações Humanitárias ou empresas semelhantes.
Abstract: The world is rapidly reshaping itself. Digital transformation is a crucial bridge between the status quo and a promising tomorrow, and it is a mandatory imperative for communities and companies to explore opportunities and thrive in a new era. As technology investments accelerate, new digital solutions emerge, the volume of data increases, new paradigms arise, and the effects to be captured seem unattainable. Organizations have a long way ahead. Digital transformation is influencing all market sectors and all areas within companies, allowing them to seize opportunities and address threats. For Humanitarian Organizations, it is no different. For Procurement, as well. The aim of this work is to demonstrate the effects, opportunities, and challenges of using emerging technologies in the Procurement functions of Humanitarian Organizations. Furthermore, to provide the reader with a satisfactory overview for understanding the topic and the necessary knowledge for debate – which, due to its relevance, should not cease with this work – it is essential to understand the Procurement process in Humanitarian Organizations, the internal and external barriers related to the digital transformation of Procurement, and to expose the perceived contribution of emerging technologies throughout the process. The application of emerging technologies, throughout this work, is seen as a beam of light not only for a more strategic role in Procurement, something frequently demanded by top management – even in Humanitarian Organizations – but also for another important aspect, connected and encompassed by the same mantle: executing Procurement functions in a strategic, optimized manner, without forgetting to safeguard lives and resources, the central focus of these institutions. Therefore, through multiple case studies enabled by qualitative research, using semi-structured interviews with Procurement Leaders from renowned humanitarian agencies, and a literature review, the proposed research scheme is put into practice in light of academic literature. The main finding is that the use of emerging technologies has not yet reached its maturity of implementation, at least not for Procurement in Humanitarian Organizations, leaving them with two options: adapt or remain at the mercy in natural selection. Finally, a checklist is proposed to guide the implementation of a digital transformation project in Procurement, as well as a matrix to be used as an application parameter in Humanitarian Organizations or similar companies.
Palavras-chave: Transformação Digital
Tecnologias Emergentes
Compras Estratégicas
Digital Transformation
Emerging Technologies
Strategic Procurement
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO DA PRODUCAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO
Assunto: Administração
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Gestão Organizacional (Mestrado Profissional)
Referência: MELO, Caio Philipp de Carvalho. A utilização de tecnologias emergentes como fator de transformação digital de Compras à luz das Organizações Humanitárias. 2024. 144 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Organizacional) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.658.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.658
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43572
Data de defesa: 2-Set-2024
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 9. Indústria, Inovação e infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.
ODS::ODS 10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.
ODS::ODS 11. Cidades e comunidades sustentáveis - Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
ODS::ODS 17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Gestão Organizacional (Mestrado Profissional)

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