Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43560
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFerreira Júnior, Adilson Reis-
dc.date.accessioned2024-10-02T18:28:20Z-
dc.date.available2024-10-02T18:28:20Z-
dc.date.issued2024-08-23-
dc.identifier.citationFERREIRA JÚNIOR, Adilson Reis. Sistemas lineares: Abordagem por situações-problema. 2024. 36 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.569.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43560-
dc.description.abstractThis work deals with Linear systems: Resolution and applications in high school. Initially, we dedicate our attention to the theory of linear systems and their resolution. We focus on a specific resolution method: Row reduction. In a second part of the work, we present a geometric interpretation for linear systems of two equations and two unknowns with the help of the GeoGebra software. Finally, the most important part of this work, which is the presentation of linear systems through problems. I used some problem situations to be interpreted and modeled using linear systems, problems that ranged from basic to advanced in terms of modeling and resolution difficulty. This concludes my work having presented the key concepts regarding the modeling, resolution and discussion of a linear system.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/*
dc.subjectSistema Linearpt_BR
dc.subjectMétodo de Escalonamentopt_BR
dc.subjectGeoGebrapt_BR
dc.subjectLinear Systempt_BR
dc.subjectRow Reductionpt_BR
dc.subjectGeoGebrapt_BR
dc.titleSistemas lineares: Abordagem por situações-problemapt_BR
dc.title.alternativeLinear Systems: Problem-Solving Approachpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Rosa, Wallisom da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7545491567456923pt_BR
dc.contributor.referee1Bertoloto, Fábio José-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6413209139727471pt_BR
dc.contributor.referee2Gouveia, Giovana Siracusa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1413532970468346pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6102151006422446pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho versa Sistemas lineares: Resolução e aplicações no Ensino Médio. Num primeiro momento, dedicamos nossa atenção à teoria de sistemas lineares e sua resolução. Focamos em um método específico de resolução: O Escalonamento. Num segundo momento do trabalho, apresentamos uma interpretação geométrica para sistemas lineares de duas equações e duas incógnitas com o auxílio do software GeoGebra. Por fim, a parte mais importante deste trabalho, que é a apresentação dos sistemas lineares através de problemas. Utilizei algumas situações problema para serem interpretados e modelados utilizando sistemas lineares, problemas estes que variavam do básico ao avançado em relação a dificuldade de modelagem e resolução. Assim fecho meu trabalho tendo apresentado os conceitos chaves a respeito da modelagem, resolução e discussão de um sistema linear.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Matemática (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration36pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.569pt_BR
dc.crossref.doibatchid02fcf5da-2524-4de2-9f55-17683b16b872-
dc.subject.autorizadoMatemáticapt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Matemática (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SistemasLinearesAbordagem.pdfDissertação957.64 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons