Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43538
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-8598-4325
Tipo do documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Conteúdo emocional do relato integrado e desempenho econômico das companhias listadas na B3 com melhores práticas ESG
Título(s) alternativo(s): Emotional content of the integrated reporting and economic performance of companies listed in B3 with best ESG practices
Autor(es): Rolim, Márcio Viana
Primeiro orientador: Silva, Denise Mendes da
Primeiro membro da banca: Miranda, Gilberto José
Segundo membro da banca: Malaquias, Rodrigo Fernandes
Terceiro membro da banca: Sanches, Simone Letícia Raimundini
Quarto membro da banca: Reina, Diane Rossi Maximiano
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar a relação entre o conteúdo emocional do Relato Integrado e o desempenho econômico das companhias listadas na B3 com melhores práticas ESG. A pesquisa contou com uma amostra de 67 empresas listadas na B3, com score ESG, que divulgaram, voluntariamente, 232 Relatos Integrados entre 2014 e 2022. O Dicionário de Termos de Emoção em Contabilidade e Finanças foi utilizado para avaliar o conteúdo emocional (emoção positiva e emoção negativa) dos Relatos Integrados. Os dados foram analisados por meio de estatísticas descritivas e modelos de regressão linear multivariada com dados empilhados. Os achados admitem que o conteúdo emocional do Relato Integrado exerce efeito sobre o desempenho econômico das companhias listadas na B3 com melhores práticas ESG. A emoção positiva apresentou uma relação negativa com o custo de capital, sugerindo que narrativas mais/menos positivas têm menor/maior custo de capital. A emoção negativa revelou uma relação negativa com a rentabilidade e com o valor de mercado, indicando que narrativas menos/mais negativas tendem a uma maior/menor rentabilidade e maior/menor valor de mercado. Dessa forma, há indícios de gerenciamento de impressões nos Relatos Integrados, ou seja, é necessário considerar as emoções em relatórios corporativos com narrativas financeiras e não financeiras (aspectos ESG). Esta pesquisa traz uma contribuição original ao discutir a divulgação voluntária, de informações financeiras e não financeiras, sob a perspectiva do gerenciamento de impressões, empregando uma análise de conteúdo automatizada para investigar, de forma imparcial, os efeitos do conteúdo emocional. Ao apresentar a contradição de que empresas com melhores práticas ESG sinalizaram evidências de efetuarem o gerenciamento de impressões, contribui, em âmbito educacional, mostrando a necessidade de reforço dos elementos morais, éticos e sociais na formação do profissional contábil. Além disso, ao reunir a análise de material textual do Relato Integrado (método qualitativo) com a posterior transformação em medida estatística (método quantitativo), alinha-se às competências demandadas do contador, preconizadas nas novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para cursos de Ciências Contábeis, que preveem que análises de informações não financeiras e não reducionistas devem abranger métodos qualitativos de análise e maior abrangência para além das demonstrações financeiras. O estudo também inova ao explorar a divulgação voluntária sob o contexto de economia emergente, onde são frequentes os investimentos externos com apelo socioambiental.
Abstract: His study aimed to analyze the relationship between the emotional content of Integrated Reporting and the economic performance of companies listed in B3 with ESG best practices. The survey included a sample of 67 companies listed on B3, with ESG scores, which voluntarily disclosed 232 Integrated Reports between 2014 and 2022. The Dictionary of Emotion Terms in Accounting and Finance was used to evaluate the emotional content (positive emotion and negative emotion) of the Integrated Reporting. Data were analyzed using descriptive statistics and multivariate linear regression models with stacked data. The findings admit that the emotional content of the Integrated Report affects the economic performance of companies listed in B3 with ESG best practices. Positive emotion showed a negative relationship with the cost of capital, suggesting that more/less positive narratives have a lower/higher cost of capital. Negative emotion revealed a negative relationship between profitability and market value, indicating that less/more negative narratives tend to higher/lower profitability and higher/lower market value. Thus, there is evidence of impression management in Integrated Reports, that is, it is necessary to consider emotions in corporate reports with financial and non-financial narratives (ESG aspects). This research makes an original contribution when discussing the voluntary disclosure of financial and non-financial information from the impression management perspective, using an automated content analysis to investigate, impartially, the effects of emotional content. This research brings an original contribution to discuss the voluntary disclosure of financial and non-financial information, from the perspective of impression management, employing a content analysis automated to investigate, in an impartial way, the effects of emotional content. By presenting the contradiction that companies with best ESG practices have signaled evidence of impression management, it contributes to educational context, showing the need for strengthening moral, ethical and social elements in accounting professional training. In addition, by combining the analysis of textual material from the Integrated Reporting (qualitative method) with the subsequent transformation into a statistical measure (quantitative method), it is aligned with the required skills of the accountant, recommended in the new National Curriculum Guidelines (NCD) for courses in Accounting, which provide that analyses of non-financial and non-reductionist information should cover qualitative methods of analysis and greater scope beyond the financial statements. The study also innovates by exploring voluntary disclosure under the context of emerging economy, where external investments with socio-environmental appeal are frequent.
Palavras-chave: Relato Integrado
Integrated Reporting
Conteúdo emocional
Emotional content
Gerenciamento de impressão
Impression management
ESG
ESG
Desempenho econômico
Economic performance
Contabilidade
Accounting
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Assunto: Contabilidade
Empresas - Finanças
Empresas emergentes
Empresas - Padrões de desempenho
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis
Referência: ROLIM, Márcio Viana. Conteúdo emocional do relato integrado e desempenho econômico das companhias listadas na B3 com melhores práticas ESG. 2024. 126 f. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2023.568.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.661
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43538
Data de defesa: 28-Ago-2024
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 11. Cidades e comunidades sustentáveis - Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
Aparece nas coleções:TESE - Ciências contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ConteudoEmocionalRelato.pdfTese1.1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons