Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43537
ORCID: | http://orcid.org/0009-0000-0544-0011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Núcleos de acessibilidade nas instituições de ensino superior brasileiras: produções acadêmicas entre 2008-2020 nas plataformas CAPES e BDTD |
Título (s) alternativo (s): | Accessibility centers in Brazilian higher education institutions: academic productions between 2008-2020 on the CAPES and BDTD platforms |
Autor: | Araújo, Rodrigo Duarte |
Primer orientador: | Silva, Lazara Cristina da |
Primer miembro de la banca: | Souza, Vilma Aparecida de |
Segundo miembro de la banca: | Romanholi, Renata Lopes Machado |
Resumen: | Esta pesquisa de mestrado, realizada no âmbito da Linha de Estado, Políticas e Gestão da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, é parte de um estudo macro realizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas e Práticas em Educação Especial e Inclusão – Gepepes. Apresenta como objeto as produções: Núcleos de acessibilidade nas instituições brasileiras entre 2008-2020 no Portal da Capes e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). O objetivo principal é investigar o que tem sido pesquisado e estudado sobre os Núcleos de Acessibilidade, de forma a contribuir com a consolidação desse universo dentro do campo acadêmico. Os objetivos específicos são: discutir a literatura acadêmica acerca dos Núcleos de Acessibilidade no Ensino Superior, conforme os trabalhos cadastrados no Banco de Teses e Dissertações e da Capes; evidenciar quais são as pesquisas publicadas no período entre 2008-2022 no Portal da Capes e BDTD para esse campo de estudos, bem como os avanços, conquistas e desafios na temática, mapeando quais regiões do país fizeram esses estudos sobre educação inclusiva e as políticas relacionadas aos Núcleos de Acessibilidade. A presente pesquisa estabeleceu uma metodologia de trabalho descritivo, levantamento da arte, caracterizado por uma discussão de abordagem qualitativa, de natureza básica, que parte de leituras das dissertações e teses que compõem o corpus de análise. Acredita-se que esta pesquisa contribuia ampliando as discussões acerca dos Núcleos de Acessibilidade nas instituições brasileiras para garantir o ingresso e permanência dos alunos, assegurando o direito da pessoa com deficiência ao Ensino Superior. Em linhas gerais, identificamos no recorte temporal da pesquisa um número de 24 trabalhos que tratavam diretamente de nossa temática, sendo 20 dissertações e quatro teses. As categorias de discussão construídas a partir da organização dos dados foram: Políticas de Inclusão no Ensino Superior; Implementação de Núcleos de Acessibilidade nas IFES e Permanência de estudantes público da Educação Especial nas IFES. Identificou-se que: a) as políticas da área precisam promover a igualdade de oportunidades e assegurar que todos os estudantes, independentemente de suas capacidades físicas, sensoriais, cognitivas ou outras, tenham possibilidades de aprendizagens e desenvolvimento em suas máximas potencialidades; b) as principais dificuldades de acessibilidade no Ensino Superior estão relacionadas com a garantia de igualdade de oportunidades para todos os estudantes. A partir desses desafios, reforçamos por meio das discussões tecidas, que os Núcleos de Acessibilidade no Ensino Superior são fundamentais na promoção da inclusão e na garantia de igualdade de oportunidades para todos os estudantes. Ficou evidenciado que os Núcleos de Acessibilidade ajudam a eliminar barreiras físicas, pedagógicas e atitudinais que possam impedir a plena participação desses estudantes. A pesquisa destaca a necessidade de mais estudos de caráter bibliográfico e empírico que abordem a importância dos Núcleos de Acessibilidade nesses espaços acadêmicos, bem como ofereçam subsídios para avaliações e melhorias no trabalho que já vem sendo desenvolvido nas instituições. |
Abstract: | Master's research, carried out within the scope of the State, Policies and Management of Education Line of the Postgraduate Program in Education at the Federal University of Uberlândia, is part of a macro research carried out by the Group of Studies and Research in Policies and Practices in Education Special and Inclusion – Gepepes. Its object is the following productions: Accessibility centers in Brazilian institutions between 2008-2020 on the Capes Portal and the Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). The main objective is to investigate what has been researched and studied about Accessibility Centers, in order to contribute to the consolidation of this universe within the academic field. The specific objectives are to discuss the academic literature about Accessibility Centers in Higher Education, according to the works registered in the Database of Theses and Dissertations and Capes; highlight what research was published in the period between 2008-2022 on the Capes Portal and BDTD for this field of studies, as well as the advances, achievements and challenges in the subject, mapping which regions of the country carried out these studies on inclusive education and related policies to the Accessibility Centers. This research established a methodology of descriptive work, surveying art, characterized by a discussion of a qualitative approach, of a basic nature, which starts from readings of the dissertations and theses that make up the corpus of analysis. It is believed that this research will contribute to expanding discussions about Accessibility Centers in Brazilian institutions to guarantee the entry and retention of students, ensuring the right of people with disabilities to Higher Education. In general, we identified, in the time frame of the research, a number of 24 works that directly dealt with our theme, 20 of which were dissertations and 4 theses. The discussion categories constructed from the organization of the data were: Inclusion Policies in Higher Education; Implementation of Accessibility Centers at IFES and Permanence of public Special Education students at IFES. It was identified that: a) policies in the area need to promote equal opportunities and ensure that all students, regardless of their physical, sensory, cognitive or other capabilities, have opportunities to learn and develop to their maximum potential; b) the main accessibility difficulties in Higher Education are related to ensuring equal opportunities for all students. Based on these challenges, we reinforce through discussions that Accessibility Centers in Higher Education are fundamental in promoting inclusion and guaranteeing equal opportunities for all students. It was evident that the Accessibility Centers help to eliminate physical, pedagogical and attitudinal barriers that could impede the full participation of these students. The research therefore highlights the need for more bibliographic and empirical studies that address the importance of Accessibility Centers in these academic spaces, as well as offering support for evaluations and improvements in the work that is already being developed in the institutions. |
Palabras clave: | Educação especial Núcleos de acessibilidade Políticas públicas de educação Ensino superior Special education Accessibility centers Public education policies Higher education Educação |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Tema: | Educação Educação especial - Brasil Políticas públicas de educação - Brasil Produção acadêmica - Brasil |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Cita: | ARAÚJO, Rodrigo Duarte. Núcleos de acessibilidade nas instituições de ensino superior brasileiras: produções acadêmicas entre 2008-2020 nas plataformas CAPES e BDTD. 2024. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5146. |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5146 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43537 |
Fecha de defensa: | 31-jul-2024 |
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
NucleosAcessibilidadeInstituições.pdf | Dissertação | 5.25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.