Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43528
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMota, Demetrius da Cruz-
dc.date.accessioned2024-09-30T12:57:15Z-
dc.date.available2024-09-30T12:57:15Z-
dc.date.issued2024-09-09-
dc.identifier.citationMOTA, Demetrius da Cruz. A representação da ideologia nazista nos livros didáticos do 9º ano do ensino fundamental (PNLD 2024). 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43528-
dc.description.abstractIn this study, I critically analyze the representation of Nazi ideology in 9th-grade textbooks approved by the 2024 PNLD (National Textbook Program). My objective is to understand how the content related to Nazism is selected, which images are used, and what ideological perspectives are present in these materials, always connecting them with current educational legislation and contemporary historiography, particularly from a methodological standpoint. To achieve this, I conduct a bibliographic and documentary analysis of the textbooks, highlighting aspects such as the selection of information, the use of images, and the suggested activities for students.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectSegunda guerra mundialpt_BR
dc.subjectPNLD2024pt_BR
dc.subjectIdeologia Nazistapt_BR
dc.subjectHistorypt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectNazi Ideologypt_BR
dc.subjectWorld War IIpt_BR
dc.subjectPNLD 2024pt_BR
dc.titleA representação da ideologia nazista nos livros didáticos do 9º ano do ensino fundamental (PNLD 2024)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Morais, Sérgio Paulo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1338723525544602pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Gustavo de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7620627276337028pt_BR
dc.contributor.referee2Gatti Júnior, Décio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0164067095554570pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/2865309615997730pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, analiso criticamente a representação da ideologia nazista nos livros didáticos do 9º ano do ensino fundamental aprovados pelo PNLD 2024. Meu objetivo é compreender como os conteúdos sobre o nazismo são selecionados, quais imagens são utilizadas e quais enfoques ideológicos estão presentes nesses materiais, sempre relacionando-os com a legislação educacional vigente e a historiografia contemporânea, principalmente do ponto de vista metodológico. Para isso, realizo uma análise bibliográfica e documental dos livros, destacando aspectos como a seleção de informações, o uso de imagens e as atividades sugeridas para os alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration60pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RepresentaçãoIdeologiaNazista.pdf389.89 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.