Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43528Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Mota, Demetrius da Cruz | - |
| dc.date.accessioned | 2024-09-30T12:57:15Z | - |
| dc.date.available | 2024-09-30T12:57:15Z | - |
| dc.date.issued | 2024-09-09 | - |
| dc.identifier.citation | MOTA, Demetrius da Cruz. A representação da ideologia nazista nos livros didáticos do 9º ano do ensino fundamental (PNLD 2024). 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43528 | - |
| dc.description.abstract | In this study, I critically analyze the representation of Nazi ideology in 9th-grade textbooks approved by the 2024 PNLD (National Textbook Program). My objective is to understand how the content related to Nazism is selected, which images are used, and what ideological perspectives are present in these materials, always connecting them with current educational legislation and contemporary historiography, particularly from a methodological standpoint. To achieve this, I conduct a bibliographic and documentary analysis of the textbooks, highlighting aspects such as the selection of information, the use of images, and the suggested activities for students. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | História | pt_BR |
| dc.subject | Livro didático | pt_BR |
| dc.subject | Segunda guerra mundial | pt_BR |
| dc.subject | PNLD2024 | pt_BR |
| dc.subject | Ideologia Nazista | pt_BR |
| dc.subject | History | pt_BR |
| dc.subject | Textbook | pt_BR |
| dc.subject | Nazi Ideology | pt_BR |
| dc.subject | World War II | pt_BR |
| dc.subject | PNLD 2024 | pt_BR |
| dc.title | A representação da ideologia nazista nos livros didáticos do 9º ano do ensino fundamental (PNLD 2024) | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Morais, Sérgio Paulo | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1338723525544602 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Oliveira, Gustavo de Souza | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7620627276337028 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Gatti Júnior, Décio | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0164067095554570 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/2865309615997730 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Neste trabalho, analiso criticamente a representação da ideologia nazista nos livros didáticos do 9º ano do ensino fundamental aprovados pelo PNLD 2024. Meu objetivo é compreender como os conteúdos sobre o nazismo são selecionados, quais imagens são utilizadas e quais enfoques ideológicos estão presentes nesses materiais, sempre relacionando-os com a legislação educacional vigente e a historiografia contemporânea, principalmente do ponto de vista metodológico. Para isso, realizo uma análise bibliográfica e documental dos livros, destacando aspectos como a seleção de informações, o uso de imagens e as atividades sugeridas para os alunos. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | História | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 60 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | TCC - História (Uberlândia) | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RepresentaçãoIdeologiaNazista.pdf | 389.89 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
