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dc.creatorDionísio, Lucas Dias-
dc.date.accessioned2024-09-23T13:38:44Z-
dc.date.available2024-09-23T13:38:44Z-
dc.date.issued2024-03-06-
dc.identifier.citationDIONÍSIO, Lucas Dias. Orgulho depois da vergonha: (re)construções identitárias em Orgunga, de Rico Dalasam. 2024. 115 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.92.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43464-
dc.description.abstractThe present master's dissertation aims to investigate the importance of rapper Rico Dalasam in the propagation, diffusion, and consolidation of queer rap in Brazil, as well as the artist's influence on providing access to other LGBTQIAPN+ voices within the genre entering the national territory. It also aims to demonstrate Dalasam's influence on other dissident musical scene artists, exploring the tensions that contributed to the formation of identity among black bixas individuals through the analysis of the album Orgunga (2016) and examining the artist's earlier and later works for an evidence based analysis. Furthermore, the study delves into the significance of the rapper's recognition in the racially marked national hip-hop scene (Teperman, 2015), and the resistance against homophobic violence through fervent protest that, in collaboration with pop, pop rock, and funk influences, shapes a new way of producing and consuming rap in contemporary times.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRico Dalasampt_BR
dc.subjectRAPpt_BR
dc.subjectQueer Rappt_BR
dc.subjectLGBTQIAPN+pt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectRAP MUSICpt_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.titleOrgulho depois da vergonha: (re)construções identitárias em Orgunga, de Rico Dalasampt_BR
dc.title.alternativePride after shame: identity (re)constructions in Orgunga, by Rico Dalasampt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Bento, Sergio Guilherme Cabral-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8624192327011217pt_BR
dc.contributor.referee1Grando, Diego-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3427179005675460pt_BR
dc.contributor.referee2Soares, Leonardo Francisco-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8507310300864306pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9217877475926309pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação de mestrado busca investigar a importância do rapper Rico Dalasam para a propagação, difusão e consolidação do queer rap no Brasil, bem como a influência do artista para o acesso de outras vozes LGBTQIAPN+ ao gênero que chega ao território nacional. Assim como busca comprovar a influência de Dalasam a outras pessoas artistas da cena musical dissidente, busca-se investigar através do álbum Orgunga (2016) as tensões que contribuíram para a formação de identidade de bixas pretas, assim como por obras anteriores e posteriores do artista, para uma análise baseada em evidências empíricas anteriores e posteriores. Também busca-se investigar a relevância do reconhecimento do rapper na cena do hip-hop nacional que surge racialmente marcado (Teperman, 2015), e o combate às violências homofóbicas através do fervor em forma de protesto que em união às referências do pop, pop rock e funk constrói-se uma nova forma de produzir e consumir rap na contemporaneidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Estudos Literáriospt_BR
dc.sizeorduration115pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.92pt_BR
dc.orcid.putcode168144213-
dc.crossref.doibatchid02fcf5da-2524-4de2-9f55-17683b16b872-
dc.subject.autorizadoLiteraturapt_BR
dc.subject.autorizadoMúsicos de rappt_BR
dc.subject.autorizadoMinorias sexuaispt_BR
dc.subject.autorizadoHip-hop (Cultura popular)pt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Literários

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