Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43458
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantana, Jhyenne Yara Gomes-
dc.date.accessioned2024-09-20T19:20:01Z-
dc.date.available2024-09-20T19:20:01Z-
dc.date.issued2024-02-02-
dc.identifier.citationSANTANA, Jhyenne Yara Gomes. K-pop e cultura de fãs em uma perspectiva decolonial: Comunicação em texto e vídeo sobre a mensagem do BTS e o ativismo do fandom ARMY. 2024. 94 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.242.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43458-
dc.description.abstractThis dissertation aims to reflect on the research and development of the e-book <BTS and ARMY: From the Group's Message to Fandom Activism= and the scientific dissemination video, which were created as requirements for obtaining the Master9s degree in the Graduate Program in Technologies, Communication, and Education. The book, which will be available online, presents a narrative construction around the message of the group BTS and its fandom ARMY, based on an analysis of nine songs by the South Korean boy band BTS, released between 2020 and 2022, and a discussion about the role of its fandom ARMY and its relation to the group's message. The video is a 14-minute production, divided into five parts, and will be shared through social media as part of the dissemination of the research presented here. In this context, this report serves as a detailed development of the process, including methodological procedures and discussions on fan culture and decoloniality, which provided theoretical support for the elaboration of the products.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectK-poppt_BR
dc.subjectcultura de fãspt_BR
dc.subjectdecolonialidadept_BR
dc.subjectBTSpt_BR
dc.subjectARMYpt_BR
dc.subjectHallyupt_BR
dc.subjectdecolonialitypt_BR
dc.subjectfanpt_BR
dc.subjectfan culturept_BR
dc.subjectfãspt_BR
dc.titleK-pop e cultura de fãs em uma perspectiva decolonial: Comunicação em texto e vídeo sobre a mensagem do BTS e o ativismo do fandom ARMYpt_BR
dc.title.alternativeK-pop and Fan Culture from a Decolonial Perspective: Communication in Text and Video about BTS's Message and ARMY's Activismpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Tonus, Mirna-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7780938514523815pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Raquel Timponi Pereira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9926598636280665pt_BR
dc.contributor.referee2Urbano, Krystal Cortez Luz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7179527025595994pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2504374355910631pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem a proposta de refletir sobre a pesquisa e o desenvolvimento do e-book "BTS e ARMY: da mensagem do grupo ao ativismo do fandom" e do vídeo de divulgação científica, produtos desenvolvidos como exigência para obtenção do título de Mestre no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação. O livro, que será disponibilizado em ambiente online, apresenta uma construção narrativa em torno da mensagem do grupo BTS e seu fandom ARMY, a partir uma análise de nove músicas da boyband sul-coreana BTS, lançadas entre 2020 a 2022, e uma discussão sobre a atuação do seu fandom ARMY, e sua relação com a mensagem do grupo. O vídeo é uma produção de 14 minutos, que será dividido em cinco partes, e divulgado através das mídias sociais, como ação de divulgação da pesquisa aqui apresentada. Diante disso, este se apresenta como um relato de desenvolvimento com detalhamento sobre os procedimentos metodológicos e as discussões sobre a cultura de fãs e decolonialidade, que serviram como aporte teórico para as elaborações do produto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration94pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.242pt_BR
dc.orcid.putcode167962294-
dc.crossref.doibatchid07329e05-a67f-44d7-8404-9dd9e3874d4b-
dc.subject.autorizadoEducaçãopt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 5. Igualdade de gênero - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BTSARMYMensagem.pdfE-book5.18 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
K-popCulturaFas.pdfDissertação1.7 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.