Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43458
ORCID:  http://orcid.org/0009-0009-0110-5780
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: K-pop e cultura de fãs em uma perspectiva decolonial: Comunicação em texto e vídeo sobre a mensagem do BTS e o ativismo do fandom ARMY
Alternate title (s): K-pop and Fan Culture from a Decolonial Perspective: Communication in Text and Video about BTS's Message and ARMY's Activism
Author: Santana, Jhyenne Yara Gomes
First Advisor: Tonus, Mirna
First member of the Committee: Rodrigues, Raquel Timponi Pereira
Second member of the Committee: Urbano, Krystal Cortez Luz
Summary: Esta dissertação tem a proposta de refletir sobre a pesquisa e o desenvolvimento do e-book "BTS e ARMY: da mensagem do grupo ao ativismo do fandom" e do vídeo de divulgação científica, produtos desenvolvidos como exigência para obtenção do título de Mestre no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação. O livro, que será disponibilizado em ambiente online, apresenta uma construção narrativa em torno da mensagem do grupo BTS e seu fandom ARMY, a partir uma análise de nove músicas da boyband sul-coreana BTS, lançadas entre 2020 a 2022, e uma discussão sobre a atuação do seu fandom ARMY, e sua relação com a mensagem do grupo. O vídeo é uma produção de 14 minutos, que será dividido em cinco partes, e divulgado através das mídias sociais, como ação de divulgação da pesquisa aqui apresentada. Diante disso, este se apresenta como um relato de desenvolvimento com detalhamento sobre os procedimentos metodológicos e as discussões sobre a cultura de fãs e decolonialidade, que serviram como aporte teórico para as elaborações do produto.
Abstract: This dissertation aims to reflect on the research and development of the e-book <BTS and ARMY: From the Group's Message to Fandom Activism= and the scientific dissemination video, which were created as requirements for obtaining the Master9s degree in the Graduate Program in Technologies, Communication, and Education. The book, which will be available online, presents a narrative construction around the message of the group BTS and its fandom ARMY, based on an analysis of nine songs by the South Korean boy band BTS, released between 2020 and 2022, and a discussion about the role of its fandom ARMY and its relation to the group's message. The video is a 14-minute production, divided into five parts, and will be shared through social media as part of the dissemination of the research presented here. In this context, this report serves as a detailed development of the process, including methodological procedures and discussions on fan culture and decoloniality, which provided theoretical support for the elaboration of the products.
Keywords: K-pop
cultura de fãs
decolonialidade
BTS
ARMY
Hallyu
decoloniality
fan
fan culture
fãs
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Subject: Educação
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)
Quote: SANTANA, Jhyenne Yara Gomes. K-pop e cultura de fãs em uma perspectiva decolonial: Comunicação em texto e vídeo sobre a mensagem do BTS e o ativismo do fandom ARMY. 2024. 94 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.242.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.242
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43458
Date of defense: 2-Feb-2024
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 5. Igualdade de gênero - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BTSARMYMensagem.pdfE-book5.18 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
K-popCulturaFas.pdfDissertação1.7 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.