Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43432
ORCID: | http://orcid.org/0009-0005-7436-3300 |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Clownsical: disparador reflexivo para criar o documentário denominado “como abraçar o fracasso e transformá-lo em potência de atuação” |
Autor: | Mello, Amanda Alves Akari de |
Primer orientador: | Wuo, Ana Elvira |
Primer miembro de la banca: | Pimenta, Daniele |
Segundo miembro de la banca: | Brum, Daiani Cezimbra Severo Rossini |
Resumen: | O presente trabalho de conclusão de curso de caráter qualitativo e exploratório, teve por objetivo criar um documentário intitulado “Como abraçar o fracasso e transformálo em potência de atuação”, tendo como disparador reflexivo a atuação do espetáculo Clownsical. O espetáculo despertou na autora a possibilidade de entender a ligação entre o fracasso, o palhaço/palhaça e as potencialidades de atuação que surgem através dessas relações em cena. Como apoio teórico principal estudou-se a relação entre o palhaço/palhaça e o fracasso, a qual tem sido explorada por diversos autores/autoras no campo da teoria teatral, dentre outros, destacou-se importantes referências: Gaulier (2016), Lecoq (2001) destacam a capacidade do palhaço de transformar o fracasso em riso, encontrando resiliência na adversidade e a autora Wuo (2011) que aborda a linguagem secreta do palhaço, explorando como o fracasso pode ser utilizado como uma ferramenta para subverter normas e questionar a sociedade. Esses estudiosos ressaltam como o palhaço/palhaça, ao expor suas falhas e vulnerabilidades, cria uma conexão emocional com o público e nos lembra da humanidade compartilhada. A feitura do documentário contou com o recolhimento de entrevistas de membros participantes do Clownsical e a pesquisadora Ana Wuo, os quais responderam questões que contribuíram para refletir o assunto. |
Abstract: | This qualitative and exploratory course conclusion work aimed to create a documentary entitled “How to embrace failure and transform it into acting power”, having as a reflexive trigger the performance of the Clownsical show. The show awakened in the author the possibility of understanding the connection between failure, the clown/clown and the acting potentialities that arise through these relationships on stage. As a main theoretical support, the relationship between the clown/clown and failure was studied, which has been explored by several authors in the field of theatrical theory, among others, important references were highlighted: Gaulier (2016), Lecoq ( 2001) highlight the clown's ability to turn failure into laughter, finding resilience in adversity, and the author Wuo (2011) who addresses the clown's secret language, exploring how failure can be used as a tool to subvert norms and question society . These scholars highlight how the clown/clown, by exposing their flaws and vulnerabilities, creates an emotional connection with the audience and reminds us of shared humanity. The making of the documentary included interviews with members of Clownsical and the researcher Ana Wuo, who answered questions that contributed to reflect on the subject. |
Palabras clave: | palhaço clown fracasso failure atuação acting |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | MELLO, Amanda Alves Akari de. Clownsical: disparador reflexivo para criar o documentário denominado “como abraçar o fracasso e transformá-lo em potência de atuação”. 2023. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43432 |
Fecha de defensa: | 22-jun-2023 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Teatro |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ClownsicalDisparadorReflexivo.pdf | 512.22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons