Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43426
ORCID:  http://orcid.org/0009-0007-0123-4764
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Análise de relatórios de sustentabilidade, com ênfase na diretriz gri-305 (Emissões): comparação entre empresas do setor de papel e celulose do Brasil e dos EUA..
Autor(es): Antoniasse, Felipe Volpe
Primeiro orientador: Oliveira, Bruna Fernanda Faria
Primeiro membro da banca: Malvestio, Anne Caroline
Segundo membro da banca: Carbone, Samara
Resumo: Com a crescente preocupação e atenção da sociedade para a temática de sustentabilidade ambiental e social, e com as consequências das mudanças climáticas cada vez mais latentes, faz-se necessário, pelas empresas, uma maior e melhor divulgação de seus resultados e iniciativas relativas a práticas de Environmental, Social and Governance (ESG). A principal forma de apresentação de tais informações é através dos seus Relatórios de Sustentabilidade anuais, os quais podem seguir diretrizes e normas da Global Reporting Initiative (GRI), organização esta que visa padronizar e orientar a organização das informações de forma transparente. A partir disso, o principal objetivo deste trabalho é a identificação e análise da evolução da temática de emissões de GEE nos relatórios de sustentabilidade de 4 (quatro) empresas do setor de papel e celulose, no período de 2020 a 2022. Foram utilizados para análise, os relatórios de sustentabilidade e centrais de sustentabilidade, a diretriz GRI-305 (Emissões), análise interpretativa e classificação dos indicadores segundo tipologia crescente de quantidade e qualidade de informações. Depois, verificou-se o grau de detalhe dos dados e ações do tema material GRI 305-3 e, por fim, avaliou-se os avanços, tendências, dificuldades e oportunidades nesta temática dentro de grandes empresas. Verificou-se, então, que houve um aumento no nível geral dos temas materiais reportados pelas empresas ao longo dos anos, embora as empresas norte-americanas se coloquem em uma posição de maior qualidade na organização e maior volume dos dados fornecidos. Além disso, comprovou-se que a dificuldade de obtenção dos dados de emissões de escopo 3 é comum, já que são oriundos de fontes indiretas ao processo produtivo. Com isso, há uma não padronização na proporção de emissões por categoria de escopo 3 do GHG Protocol. Faz-se necessário, então, maior divulgação das premissas e metodologias de cálculo de emissões de escopo 3, bem como uma organização centralizada dos dados diretamente nos relatórios, a fim de evitar perda de histórico.
Palavras-chave: Relatórios de Sustentabilidade
Global Reporting Initiative (GRI)
Emissões
Gases Efeito Estufa (GEE)
Sustainability Reports
Global Reporting Initiative (GRI)
Emissions
Greenhouse Gases (GHG)
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: ANTONIASSE, Felipe Volpe. Análise de relatórios de sustentabilidade, com ênfase na diretriz GRI-305 (Emissões): comparação entre empresas do setor de papel e celulose do Brasil e dos EUA. 2024. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43426
Data de defesa: 25-Abr-2024
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Ambiental e Sanitária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnáliseRelatóriosSustentabilidade.pdf1.25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.