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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43398
ORCID: | http://orcid.org/0009-0001-8727-1676 |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Mangá e o ensino da língua portuguesa: aprendizagem com ludicidade |
Autor: | Silva, Thoor Brayan Borges da |
Primer orientador: | Godoi, Eliamar |
Primer miembro de la banca: | Rabelo, Andrelina Heloisa Ribeiro |
Segundo miembro de la banca: | Drigo, Suely André de Araujo |
Resumen: | O presente trabalho busca contribuir com os estudos das potencialidades do mangá para o desenvolvimento de atividades didático-pedagógicas no ensino de Língua Portuguesa. Em específico, propõe-se caracterizar o mangá enquanto um gênero discursivo no processo de ensino e aprendizagem de línguas, além de descrever seu processo histórico de chegada no brasil. Utilizando-se como método de pesquisa a revisão de literatura, a busca pautou-se por pesquisas em livros, artigos e bancos de teses e dissertações. Os textos escolhidos tomaram como base o mangá enquanto estratégia didática potencializadora de ensino de Língua Portuguesa. O estudo demonstrou que o mangá possui características próprias que, de fato, favorecem ao ensino e potencializam à aprendizagem de Língua Portuguesa. O mangá propicia ensino de conteúdos envolvendo desde o ensino básico de gramática até a própria leitura da quadrinização, passando por suas características multissemióticas de gênero literário. Além disso, ao utilizar o mangá na sala de aula de Língua Portuguesa, o professor ensina a língua, priorizando a ludicidade no processo, uma vez que cria um ambiente propício à aprendizagem. Os resultados das leituras apontaram a eficácia de uso do mangá em sala de aula de Língua Portuguesa. Por ser considerado como diversão, o uso do mangá torna a aula mais significativa e, consequentemente mais atrativa, divertida e participativa, por um lado. Por outro, os resultados apontaram uma tímida aplicação atualmente. Há certo desconhecimento do mangá como recurso de ensino de línguas. Além disso, resta ainda uma percepção receosa e ortodoxa de muitos professores quanto à eficácia do seu uso. Tais aspectos contribuem para essa pouca utilização em salas de aula e abandono desse campo fértil que são as histórias em quadrinhos e sua potencialidade como material de ensino de línguas nas escolas brasileiras. |
Abstract: | The current work aims to contribute with the studies about the Manga potentiality to didactic and pedagogical activities development in the context of Portuguese teaching. Particularly, it is proposed characterizing the Manga as a discursive genre at the language teaching and learning process, aside from the description of their historical process and arrival at Brazil. As research methodology it was used the literature review, the search was grounded in survey in books, articles and thesis and dissertation basis. The chosen texts were based on the Manga as didactic strategies and driven force for Portuguese teaching. The study demonstrated that Manga has particular characteristics that, indeed, strengthen the education and boosting the Portuguese learning. Manga propitiates content leaning since the basic grammatical teaching until the comic reading itself, passing by their multi semiotic features of literature genre. Besides, by using the Manga at the Portuguese classroom, the professor teaches the language, prioritizing the process of playfulness, as it creates an atmosphere that is propitious to learning. Reading results indicate the efficiency of using Manga in Portuguese classroom. As it is considered funny, the Manga turns the lecture more significant and, consequently, more attractive, entertaining and participative. In the other hand, the results point to a shiny application. The manga as language teaching resource is mostly unknown. Furthermore, there’s still some fearfully and orthodoxy perception from most teachers about the efficacy of their use. These aspects contribute to lack of the methodology in classrooms and the neglect of the field that are comic books and their potentialities as language teaching materials at Brazilian schools. |
Palabras clave: | Mangá Ensino de Língua Portuguesa Gênero discursivo Portuguese teaching Manga Discursive genre |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | SIVA, Thoor Brayan Borges da. Mangá e o ensino da língua portuguesa: aprendizagem com ludicidade. 2024. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa com domínio de libras) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43398 |
Fecha de defensa: | 7-may-2024 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Letras: Língua Portuguesa com domínio de Libras |
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