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dc.creatorSilva, Adriel Augusto dos Santos-
dc.date.accessioned2024-09-16T14:53:10Z-
dc.date.available2024-09-16T14:53:10Z-
dc.date.issued2024-08-27-
dc.identifier.citationSILVA, Adriel Augusto dos Santos. Análise experimental e numérica sobre a influência de chapas de ligação bloco-estaca no comportamento mecânico de blocos sobre duas estacas metálicas. 2024. 151 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5135.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43368-
dc.description.abstractThe pile cap is designed as a transition element that transfers loads from the superstructure to the piles. Although widely used, there is no unified calculation method or consensus on the parameters to be used in its design. Typically, the strut-and-tie method is employed for rigid pile caps, while the sections method is used for flexible pile cap. In addition, the limitations of scientific knowledge on the behavior of pile caps on steel piles, together with the scarcity of available technical literature, result in divergence between analytical methods and the absence of standardization. This can lead to incorrect verifications, resulting in oversizing or undersizing of these elements, which can cause material waste or compromise the structural safety of buildings. Considering these issues, this study proposed to investigate the mechanical behavior of pile caps by adding a welded plate on top of the steel piles, referred to as a connection plate. This plate increases the area of the lower nodal zone, reducing stresses in this region. For this investigation, 6 models of pile caps on two I-beam steel piles were fabricated, with variations in reinforcement and connection plate thicknesses. The experimental tests allowed for the analysis of the models' overall behavior, stiffness, and ultimate strength, the deformation of the ties, piles, column longitudinal reinforcements and the concrete in the strut region. The results showed that adding a connection plate to pile caps on steel piles can significantly increase their load-bearing capacity. To further the study, numerical simulations were conducted using ABAQUS/CAE® software, utilizing the experimentally tested models to validate the numerical models and understand the stress flows and mechanical behavior. Through these analyses, the study aims to advance knowledge on the mechanical behavior of pile caps on steel piles and explore ways to optimize them.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/*
dc.subjectAnálise experimentalpt_BR
dc.subjectAnálise numéricapt_BR
dc.subjectBlocos sobre estacaspt_BR
dc.subjectFundaçõespt_BR
dc.subjectFoundationspt_BR
dc.subjectNumerical analysispt_BR
dc.subjectExperimental analysispt_BR
dc.subjectPile capspt_BR
dc.subjectSteel pilespt_BR
dc.subjectEstacas metálicaspt_BR
dc.titleAnálise experimental e numérica sobre a influência de chapas de ligação bloco-estaca no comportamento mecânico de blocos sobre duas estacas metálicaspt_BR
dc.title.alternativeAnálise experimental e numérica sobre a influência de chapas de ligação bloco-estaca no comportamento mecânico de blocos sobre duas estacas metálicaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Delalibera, Rodrigo Gustavo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6277549281444797pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida Filho, Fernando Menezes de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0447825383222965pt_BR
dc.contributor.referee2Rossi, Alexandre-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3946998323160911pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9581196329332182pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO bloco de coroamento é projetado como um elemento de transição, transferindo as ações da superestrutura para as estacas. Embora amplamente utilizado, não existe um método de cálculo unificado ou consenso sobre os parâmetros a serem utilizados em seu dimensionamento. Geralmente, o método de bielas e tirantes é empregado em blocos considerados rígidos, enquanto o método das seções é usado para blocos flexíveis. Além disso, as limitações do conhecimento científico sobre o comportamento de blocos sobre estacas metálicas, juntamente com a escassez de literatura técnica disponível, resultam em divergências entre os métodos analíticos e na ausência de normatização. Isso pode levar a verificações equivocadas, resultando em superdimensionamento ou subdimensionamento desses elementos, o que pode causar desperdício de materiais ou comprometer a segurança estrutural das edificações. Diante dessas questões, este trabalho propôs investigar o comportamento mecânico de blocos adicionando uma chapa soldada no topo das estacas metálicas, referida como chapa de ligação, a fim de aumentar a área da zona nodal inferior e reduzir as tensões nessa região. Para o desenvolvimento dessa investigação, foram fabricados 6 modelos de blocos sobre duas estacas metálicas de perfil W laminado, com variações de armaduras e espessuras das chapas de ligação. Os ensaios dos modelos experimentais permitiram a análise do comportamento geral dos modelos, da rigidez e força última, da deformação dos tirantes, das estacas, das armaduras longitudinais dos pilares e do concreto na região das bielas. Os resultados indicaram que a adição de uma chapa de ligação em blocos sobre estacas metálicas pode aumentar significativamente a capacidade resistente desses elementos. Para aprofundar o estudo, foram desenvolvidas simulações numéricas no Software ABAQUS/CAE®, utilizando os modelos ensaiados experimentalmente para aferir os modelos numéricos e compreender os fluxos de tensões e o comportamento mecânico dos modelos. Com o desenvolvimento dessas análises, espera-se contribuir para o avanço do conhecimento sobre o comportamento mecânico de blocos sobre estacas metálicas e buscar maneiras de otimizá-los.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.sizeorduration151pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::ESTRUTURAS::ESTRUTURAS DE CONCRETOpt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5135pt_BR
dc.orcid.putcode167650586-
dc.crossref.doibatchid07329e05-a67f-44d7-8404-9dd9e3874d4b-
dc.subject.autorizadoEngenharia Civilpt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 9. Indústria, Inovação e infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Engenharia Civil

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