Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43324
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Residência
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Caracterização dos cuidados perinatais e das principais morbidades de recém-nascidos pré-termos
Título(s) alternativo(s): Characterization of perinatal care and the main morbidities of preterm newborns
Autor(es): Araujo, Karen Lorrany Ferreira de
Primeiro orientador: Holanda, Hesli de Sousa
Primeiro coorientador: Abreu, Lilian Rodrigues de
Primeiro membro da banca: Silva, Antônio Carlos Lima e
Segundo membro da banca: Bacci, Suzi Laine Longo dos Santos
Resumo: Introdução: indicadores de qualidade possibilitam acompanhar e definir metas de melhoria dentro dos serviços de saúde. O European Consensus Guidelines on the Management of Respiratory Distress Syndrome, traz informações sobre manejo e cuidados gerais de bebês com Síndrome do Desconforto Respiratório (Consenso Europeu SDR) e foi utilizado neste estudo com o objetivo de caracterizar o cuidado perinatal de acordo com suas recomendações e relacionar morbidades decorrentes da prematuridade. Métodos: Estudo descritivo transversal e retrospectivo, realizado em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). Foram incluídos 122 recém-nascidos menores de 32 semanas de idade gestacional, divididos em dois grupos RNMPT (≥28semanas, N=72) e RNPTextremo (<28semanas, N=50). Foram avaliadas recomendações como: transferência intra-útero; corticóide antenatal; suporte ventilatório; surfactante; dexametasona e cafeína para desmame. Os desfechos analisados foram retinopatia da prematuridade; displasia broncopulmonar (DBP); hemorragia peri-intraventricular (HPIV); mortalidade e; tempo de oxigenoterapia, de suporte ventilatório e de permanência na UTIN. Resultados: 89,47% dos RNMPT receberam corticóide antenatal; 90% dos RNPT extremos utilizaram ventilação mecânica invasiva e por mais tempo, assim como apresentaram maior prevalência de DBP e HPIV. O seguimento das recomendações do Consenso Europeu SDR teve destaque na transferência intra-útero, oferta de corticóide antenatal e administração de surfactante após intubação orotraqueal. Conclusão: o cuidado perinatal na UTIN seguiu, em grande parte, as recomendações do Consenso Europeu SDR tendo destaque à transferência intra-útero, ao corticoide antenatal, administração de surfactante pós intubação orotraqueal e cafeína para desmame. A morbidade que se destacou, principalmente entre os RNPT extremos foi HPIV.
Palavras-chave: Indicadores de Qualidade em Assistência à Saúde
Recém-Nascido Prematuro
Síndrome do Desconforto Respiratório do Recém-Nascido
Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas
Cuidado Pré-Natal
Doenças do Recém-Nascido
Quality Indicators Health Care
Premature Infant
Newborn Respiratory Distress Syndrome
Continuous Positive Airway Pressure
Antenatal Care
Diseases Infant Newborn
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: ARAUJO, Karen Lorrany Ferreira de. Caracterização dos cuidados perinatais e das principais morbidades de recémnascidos pré-termos. 2024. 38 f. Trabalho de Conclusão de Residência (Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde da Criança) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43324
Data de defesa: 27-Mai-2024
Aparece nas coleções:TCR - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CaracterizaçãoCuidadosPerinatais.pdfTCR734.89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.