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Tipo de documento: Memorial
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Nas fronteiras entre o público e o privado: história e memória de uma professora
Título (s) alternativo (s): On the borders between public and private: history and memory of a teacher
Autor: Campos, Raquel Discini de
Primer miembro de la banca: Resende, Selmo Haroldo de
Segundo miembro de la banca: Luca, Tania Regina de
Tercer miembro de la banca: Boto, Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis
Cuarto miembro de la banca: Cunha, Maria Teresa Santos
Resumen: Este memorial é um dos requisitos para a promoção na carreira docente de uma classe para outra subsequente – da classe de Professor Associado D para a classe de Professor Titular. Conforme a Lei Nº 12.772, de 28 de dezembro de 2012 - Estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal, e da Resolução nº 03/2017-CONDIR - Progressão e promoção docente, para solicitar tal progressão é necessário: “a) possuir o título de doutor; b) ser aprovado em processo de avaliação de desempenho; e c) lograr aprovação de memorial que deverá considerar as atividades de ensino, pesquisa, extensão, gestão acadêmica e produção profissional relevante, ou defesa de tese acadêmica inédita”. Atendendo aos requisitos da lei e da resolução, disponíveis em https://progep.ufu.br/carreira/docente-do-ensino-superior apresento este memorial para avaliação. Para isso faço um relato retrospectivo sobre uma carreira dedicada à docência e à pesquisa em diferentes níveis de ensino, da Educação Básica e Superior. Concomitantemente, discuto a pesquisa acadêmica e a divulgação científica desenvolvidas até o ano de 2024. Trata-se de um texto híbrido, bricolado, conforme postulava Walter Benjamin (1994). Temos fontes documentais ancoradas em gêneros diversos – letras de música, fotografias, postais, excertos literários, cartas, emails etc e, ainda, um projeto de pesquisa que compõem este mosaico de vida pública e privada. Trata-se do memorial de um sujeito em construção e de uma funcionária pública federal que considera o trabalho educacional um dos seus traços identitários fundantes.
Abstract: This memorial is one of the requirements for promotion in the teaching career from one class to a subsequent one – from the class of Associate Professor D to the class of Full Professor. According to Law No. 12,772, of December 28, 2012 - Structuring of the Federal Teaching Career and Position Plan, and Resolution No. 03/2017-CONDIR - Teacher Promotion and Progression, to request such promotion it is necessary to: “a) have a doctorate degree; b) be approved in a performance evaluation process; and c) obtain approval of a memorial that must consider the activities of teaching, research, extension, academic management and relevant professional production, or defense of an unpublished academic thesis”. In compliance with the requirements of the law and the resolution, available at https://progep.ufu.br/carreira/docente-do-ensino-superior, I present this memorial for evaluation. To this end, I make a retrospective report on a career dedicated to teaching and research at different levels of education, from Basic and Higher Education. At the same time, I discuss academic research and scientific dissemination developed up to the year 2024. This is a hybrid, DIY text, as Walter Benjamin (1994) postulated. We have documentary sources anchored in diverse genres – song lyrics, photographs, postcards, literary excerpts, letters, emails, etc. – and also a research project that makes up this mosaic of public and private life. It is the memorial of a subject under construction and of a federal civil servant who considers educational work one of her founding identity traits.
Palabras clave: história
memória
history
memory
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
Tema: Educação
Memórias e história da educação profissional
Professoras - Trajetória
Carreiras públicas
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: CAMPOS, Raquel Discini de. Nas fronteiras entre o público e o privado: história e memória de uma professora. 2024. 233 f. Memorial Acadêmico (Promoção à Classe E Professor Titular - FACED) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5138.
Identificador del documento: https://lattes.cnpq.br/3515581736708487
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5138
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43314
Fecha de defensa: 6-sep-2024
Aparece en las colecciones:MEMORIAL DESCRITIVO - Faculdade de Educação (FACED)

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