Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43295
ORCID:  http://orcid.org/0009-0005-4051-0982
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Física quântica no ensino médio: reflexão sobre artigos publicados e o potencial para formação de professores
Título (s) alternativo (s): Quantum physics in high school: reflection on published articles and the potential for teacher training.
Autor: Moura, Vanessa Pereira de Souza
Primer orientador: Martins, Silvia
Primer miembro de la banca: Santos, Silvia Martins dos
Segundo miembro de la banca: Coimbra, Débora
Tercer miembro de la banca: Sales, Nilva Lúcia Lombardi
Resumen: A inserção do ensino de Física Quântica no Ensino Médio tem sido amplamente discutida na literatura. No entanto, há vários relatos de dificuldades na implementação da Física Quântica nas escolas secundárias, incluindo a transposição didática para o nível médio. Nesse contexto, acredita-se que os artigos publicados em revistas de ensino de física podem contribuir significativamente tanto para o planejamento das aulas quanto para a formação dos professores, e consequentemente para a inserção da Física Quântica no Ensino Médio. Ciente de que o professor é o único capaz de realizar movimentos nesse sentido, o objetivo deste trabalho é: (I) pesquisar os artigos sobre o ensino de Física Quântica no ensino médio, na Revista Brasileira de Ensino de Física e no Caderno Brasileiro de Ensino de Física; (II) classificar, categorizar e analisar as potencialidades para apoiar as práticas de ensino, e ; (III) desenvolver o E-book “Física Quântica no Ensino Médio: abordagens, metodologias e uma sugestão de Módulos Didáticos”, que inclui sugestões de artigos com propostas didáticas, materiais de apoio para formação e atuação dos professores no Ensino Médio e literatura complementar, ou seja, todo material didático que possa servir de suporte para o professor preparar suas aulas de Física Quântica dentro da realidade do ambiente escolar em que está inserido. Após a seleção dos artigos uma sequência didática foi elaborada, inspirada nos Momentos Didáticos previstos pela Teoria Antropológica do Didático e sua aplicação para futuros professores permitiu observar que os artigos influenciaram positivamente no planejamento das aulas dos Módulos Didáticos desenvolvidos pelos licenciandos. Conclui-se que os artigos podem, de fato, contribuir para a inserção da Física Quântica no Ensino Médio, fornecendo exemplos de boas práticas e materiais consistentes.
Abstract: Quantum Physics’ teaching inclusion in high school has been widely discussed in the literature. However, there are several difficulties’ reports in implementing Quantum Physics in secondary schools, including didactic transposition to the secondary level. In this context, it is possible to believe that articles published in physics teaching magazines can significantly contribute to both: lesson planning and teacher training, and consequently to Quantum Physics’ inclusion in High School. Aware of that the teacher is the only one who is capable of carrying out movements in this direction, the objective of this paper is: (I) research articles on Quantum Physics’ high school teaching, in the “Revista Brasileira de Ensino de Física” and in the “Caderno Brasileiro de Ensino Physics”; (II) classify, categorize and analyze the teaching practices’ potential, and; (III) develop a E-book named “Quantum Physics in High School: approaches, methodologies and a suggestion for Didactic Modules”, which includes articles’ suggestions with didactic proposals, support materials for the training and performance of teachers in High School and complementary literature, in other words, all teaching material that can support the teacher to prepare their Quantum Physics classes within the school environment inserted in their reality. After selecting the articles, a didactic sequence was created, inspired by the Didactic Moments foreseen by the Anthropological Theory of Didactics and its application to future teachers allowed us to observe that the articles had a classes planning’s positive influence in the Didactic Modules developed by the undergraduate students. It is possible to concluded that the articles can, in fact, contribute to the Quantum Physics’ inclusion in High School, offering good practices examples and consistent materials.
Palabras clave: Física Quântica
Formação de professores
Ensino Médio
Quantum Physics
High School
Teacher training
Ciência
Estudo-ensino
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Tema: Ciência - Estudo e Ensino
Formação professores e tecnologias
Física (Ensino médio)
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
Cita: MOURA, Vanessa Pereira de Souza. Física quântica no ensino médio: reflexão sobre artigos publicados e o potencial para formação de professores. 2024. 174 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.447.
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.447
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43295
Fecha de defensa: 26-feb-2024
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
FísicaQuânticaEnsino.pdf4.3 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.