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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43290
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Corrêa, Danilo Eustáquio de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-06T19:19:43Z | - |
dc.date.available | 2024-09-06T19:19:43Z | - |
dc.date.issued | 2021-02-25 | - |
dc.identifier.citation | Corrêa, Danilo Eustáquio de Oliveira. O corpo na dança: religiosidade e rito congadeiro na comunidade de Guaicuí/MG. 2021. 138 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5052 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43290 | - |
dc.description.abstract | CORRÊA, Danilo Eustáquio de Oliveira. The body in dance: religiosityandcongadeirorite in thecommunityofGuaicuí/MG. Dissertation (Master’s in PerformingArts) – Federal Universityof Uberlândia, Uberlândia, 2021. Thisdissertationaimstopresent some possibilitiesofthebody in the dance: religiosityandcongadeirorite in theGuaicuícommunity, whendoingartistic. Consideringthatthemovementsoftherepresentationsofthecongadeira cultural identityofthe Norte Mineira region, whichisoutlined in the cultural practiceofthe Divino Espírito Santo festival, with a traditional Folia, it seekstorepresentthereligious cultural manifestations, keepingalivethecollectivememory in a congadeiro ritual, whichassists in thesurvivalofritesandknowledgeduetothecelebrationofthe festival andreligiousmass in honor ofthe Divine. Theseobjectivestrytoanswerthefollowingquestioning: howtounitethecollectivememorymirrored in theelderlywiththesurvivaloftheritesandknowledgeoftheparticipantswhoinitiatethecongadeiro ritual. Thiswork, ofaninvestigativeanddocumentarynature, isbasedontheoreticalstudiesandperformingrepresentations, alongtothe festival andcatopês in thedistrictofGuaicuí, Minas Gerais, which open space for experimentingandresearchingofthevariousmanifestationsrelatedtoreligiousissuesandtoblackculture in theAmericas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/ | * |
dc.subject | ritual congadeiro | pt_BR |
dc.subject | ritual congadeiro | pt_BR |
dc.subject | identidade cultural | pt_BR |
dc.subject | memória coletiva | pt_BR |
dc.subject | Guaicuí | pt_BR |
dc.subject | cultural identity | pt_BR |
dc.subject | collectivememory | pt_BR |
dc.title | O corpo na dança: religiosidade e rito congadeiro na comunidade de Guaicuí/MG | pt_BR |
dc.title.alternative | The body in dance: religiosity and congadeiro rite in the community of Guaicuí/MG. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Arantes, Luiz Humberto Martins | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5284957324688177 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Brasileiro, Jeremias | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9659004360574303 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Pimenta, Daniele | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8680041834212692 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/9810776080367785 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | CORRÊA, Danilo Eustáquio de Oliveira. O corpo na dança: religiosidade e rito congadeiro na comunidade de Guaicuí/MG. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. Esta dissertação tem por objetivo apresentar algumas possibilidades do corpo na dança: religiosidade e rito congadeiro na comunidade de Guaicuí, ao fazer artístico. Considerando os movimentos das representações da identidade cultural congadeira da região Norte Mineira,que se desenha na prática cultural da festa do Divino Espírito Santo, com a tradicional Folia, busca-serepresentar as manifestações culturais religiosas, mantendo viva a memória coletiva em um ritual congadeiro,que auxiliana sobrevivência dos ritos e saberes em virtude da celebração da festa e doculto religioso em homenagem ao Divino. Esses objetivos tentam responder a seguinte problematização: como unir a memória coletiva espelhada nos mais velhos com a sobrevivência dos ritos e saberes dos participantes que iniciam o ritual congadeiro. Este trabalho,de cunho investigativo e documental,se fundamenta em estudos teóricos e nas representações performativas, junto àfesta e aos catopês do distrito de Guaicuí,Minas Gerais,que abre espaço para experimentação e pesquisa dasdiversas manifestações ligadas àsquestões religiosas e àcultura negra nas Américas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
dc.sizeorduration | 138 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5052 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 166997240 | - |
dc.crossref.doibatchid | 40471508-af71-47bb-8288-3ceca25bf4f6 | - |
dc.subject.autorizado | Artes Cênicas | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Dança | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Congadas | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Festa do Divino | pt_BR |
dc.subject.ods | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. | pt_BR |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas |
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