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dc.creatorCorrêa, Danilo Eustáquio de Oliveira-
dc.date.accessioned2024-09-06T19:19:43Z-
dc.date.available2024-09-06T19:19:43Z-
dc.date.issued2021-02-25-
dc.identifier.citationCorrêa, Danilo Eustáquio de Oliveira. O corpo na dança: religiosidade e rito congadeiro na comunidade de Guaicuí/MG. 2021. 138 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5052pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43290-
dc.description.abstractCORRÊA, Danilo Eustáquio de Oliveira. The body in dance: religiosityandcongadeirorite in thecommunityofGuaicuí/MG. Dissertation (Master’s in PerformingArts) – Federal Universityof Uberlândia, Uberlândia, 2021. Thisdissertationaimstopresent some possibilitiesofthebody in the dance: religiosityandcongadeirorite in theGuaicuícommunity, whendoingartistic. Consideringthatthemovementsoftherepresentationsofthecongadeira cultural identityofthe Norte Mineira region, whichisoutlined in the cultural practiceofthe Divino Espírito Santo festival, with a traditional Folia, it seekstorepresentthereligious cultural manifestations, keepingalivethecollectivememory in a congadeiro ritual, whichassists in thesurvivalofritesandknowledgeduetothecelebrationofthe festival andreligiousmass in honor ofthe Divine. Theseobjectivestrytoanswerthefollowingquestioning: howtounitethecollectivememorymirrored in theelderlywiththesurvivaloftheritesandknowledgeoftheparticipantswhoinitiatethecongadeiro ritual. Thiswork, ofaninvestigativeanddocumentarynature, isbasedontheoreticalstudiesandperformingrepresentations, alongtothe festival andcatopês in thedistrictofGuaicuí, Minas Gerais, which open space for experimentingandresearchingofthevariousmanifestationsrelatedtoreligiousissuesandtoblackculture in theAmericas.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/*
dc.subjectritual congadeiropt_BR
dc.subjectritual congadeiropt_BR
dc.subjectidentidade culturalpt_BR
dc.subjectmemória coletivapt_BR
dc.subjectGuaicuípt_BR
dc.subjectcultural identitypt_BR
dc.subjectcollectivememorypt_BR
dc.titleO corpo na dança: religiosidade e rito congadeiro na comunidade de Guaicuí/MGpt_BR
dc.title.alternativeThe body in dance: religiosity and congadeiro rite in the community of Guaicuí/MG.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Arantes, Luiz Humberto Martins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5284957324688177pt_BR
dc.contributor.referee1Brasileiro, Jeremias-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9659004360574303pt_BR
dc.contributor.referee2Pimenta, Daniele-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8680041834212692pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/9810776080367785pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoCORRÊA, Danilo Eustáquio de Oliveira. O corpo na dança: religiosidade e rito congadeiro na comunidade de Guaicuí/MG. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. Esta dissertação tem por objetivo apresentar algumas possibilidades do corpo na dança: religiosidade e rito congadeiro na comunidade de Guaicuí, ao fazer artístico. Considerando os movimentos das representações da identidade cultural congadeira da região Norte Mineira,que se desenha na prática cultural da festa do Divino Espírito Santo, com a tradicional Folia, busca-serepresentar as manifestações culturais religiosas, mantendo viva a memória coletiva em um ritual congadeiro,que auxiliana sobrevivência dos ritos e saberes em virtude da celebração da festa e doculto religioso em homenagem ao Divino. Esses objetivos tentam responder a seguinte problematização: como unir a memória coletiva espelhada nos mais velhos com a sobrevivência dos ritos e saberes dos participantes que iniciam o ritual congadeiro. Este trabalho,de cunho investigativo e documental,se fundamenta em estudos teóricos e nas representações performativas, junto àfesta e aos catopês do distrito de Guaicuí,Minas Gerais,que abre espaço para experimentação e pesquisa dasdiversas manifestações ligadas àsquestões religiosas e àcultura negra nas Américas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.sizeorduration138pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5052pt_BR
dc.orcid.putcode166997240-
dc.crossref.doibatchid40471508-af71-47bb-8288-3ceca25bf4f6-
dc.subject.autorizadoArtes Cênicaspt_BR
dc.subject.autorizadoDançapt_BR
dc.subject.autorizadoCongadaspt_BR
dc.subject.autorizadoFesta do Divinopt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas

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