Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43265
ORCID:  http://orcid.org/0009-0008-5286-9396
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Ensino de geografia: pesquisas em tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino fundamental (2019 - 2024)
Título (s) alternativo (s): Geography teaching: research in digital technologies of information and communication in elementary education (2019 - 2024)
Autor: Mendonça, Rodrigo Alves de
Primer orientador: Oliveira, Camila Rezende
Primer miembro de la banca: Silva, Diva Souza
Segundo miembro de la banca: Silva, Thaís Coutinho de Souza
Resumen: Diante das mudanças nas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação em diversos campos do conhecimento, são inúmeros os desafios que surgem desta nova realidade. Na educação, por exemplo, dentre os novos obstáculos a serem superados, temos a infraestrutura falha e desigual, formação dos envolvidos e a necessidade de inclusão social, em uma visão onde o papel da escola deve ser tratado como agente de transformação na sociedade, promovendo a cidadania e o desenvolvimento pessoal, com ênfase na gestão democrática. Assim, a pesquisa proposta tem como foco o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) como estratégias de ensino de Geografia na educação básica, especificamente nos anos finais do Ensino Fundamental. O objetivo é identificar e catalogar teses e dissertações onde há práticas inovadoras voltadas para mediação do ensino e aprimoramento da aprendizagem com uso de TDIC são detalhadas por pesquisadores. A pesquisa se concentra na pergunta: "Quais as estratégias tecnológicas digitais podem serem utilizadas no ensino de Geografia nos Anos Finais doEnsino Fundamental?" Nesse sentido, foi realizado um levantamento em dissertações e teses do período de 2019 até 2024, para criar um catálogo de recursos educacionais, posteriormente, disponibilizado no blog https://estrategias didaticas-digitais.blogspot.com/. O período foi escolhido para capturar a realidade causada pela epidemia de Covid-19 em seus diferentes momentos acadêmicos: pré-paralisação do ensino básico, ensino à distância e retorno às atividades presenciais. Diante dessas realidades, o papel da cartografia como ferramenta de ensino do conteúdo de Geografia continuou preponderante, conforme visto nas diversas pesquisas levantadas.
Abstract: In the face of technological advancements in information and communication across various fieldsof knowledge, numerous challenges arise from this new reality. Ineducation, for instance, among the new obstacles to overcome, we encounter faulty and unequal infrastructure, the training of stakeholders, and the need for social inclusion. In a vision where schools play a transformative role in society, promoting citizenship and personal development with an emphasis on democratic management, this research focuses on the use of Digital Information and Communication Technologies (DICT) as teaching strategies for Geography in basic education, specifically in the final years of Elementary School. The objective is to identify and catalog theses and dissertations where innovative practices related to teaching mediation and learning enhancement through the use of DICTare detailed by researchers. The research centers around the question: “What digital technological strategies can be used in teaching Geography in the Final Years of Elementary School?” A survey will be conducted on dissertations and theses from the period 2019 to 2024 to create an educational resource catalog, subsequently made available on the blog https://estrategias-didaticas-digitais.blogspot.com/. The period was chosen to capture the reality caused by the Covid-19 epidemic in its different academic moments: pre-shutdown of basic education, distance learning, and the return to in-person activities. Given these realities, the role of cartography as a teaching toolfor Geography content remained predominant, as seen in the various studies reviewed.
Palabras clave: Ensino de Geografia
TIDIC
Educação
Estado da Arte
Geography Teaching
State of the Art
Education
DICT
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Tema: Educação
Geografia - Estudo e ensino
Educação e tecnologia
Ensino auxiliado por computador
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)
Cita: MENDONÇA, Rodrigo Alves de. Ensino de geografia: pesquisas em tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino fundamental (2019 - 2024). 2024.105 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.527.
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.527
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43265
Fecha de defensa: 10-jun-2024
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ENSINO DE GEOGRAFIA PESQUISAS .pdfDissertação3.72 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.