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dc.creatorAlves, Natália Tâmyle-
dc.date.accessioned2024-09-04T19:32:16Z-
dc.date.available2024-09-04T19:32:16Z-
dc.date.issued2023-11-29-
dc.identifier.citationALVES, Natália Tâmyle. Contribuições das metodologias ativas no contexto organizacional: uma análise através da andragogia sobre estudos de casos. 2023. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43247-
dc.description.abstractActive methodologies are more effective in knowledge construction compared to traditional methods, as they promote active and autonomous learning, encouraging individuals to take ownership of their learning process and to develop essential skills and competencies. While extensive research has examined the impact of these methodologies within educational institutions, their application in other types of organizations remains relatively underexplored. With this in consideration, this study aims to investigate the contributions of active methodologies by focusing on two distinct organizations: one in the industrial sector and the other in the financial sector, as represented in case studies available in the academic literature. The industrial organization employs techniques such as brainstormings, contextual learning, benchmarking, 5W2H, and design thinking to address specific demands. Conversely, the financial organization utilizes design thinking and brainstorming, emphasizing employee learning and its impacts. The research seeks to identify the active methods utilized by these organizations, the contexts in which they were applied, and the outcomes achieved. This qualitative and descriptive study, based on bibliographic data, employs a transdisciplinary approach to analyze sociocultural aspects related to corporate education and active learning. The findings indicate that, in both organizations, active methodologies contributed to fostering a more innovative environment. These methodologies were demonstrated to be an integral approach to learning, equipping learners for a continuous pursuit of knowledge in an integrative, practical and creative manner, enhancing the culture of innovation within the organizations.pt_BR
dc.description.sponsorshipUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectAprendizagem Organizacionalpt_BR
dc.subjectAndragogiapt_BR
dc.subjectOrganizaçõespt_BR
dc.titleContribuições das metodologias ativas no contexto organizacional: uma análise através da andragogia sobre estudos de casospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Passos , Janduhy Camilo-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=850DAE84E27EAC673C027510437B1A89.buscatextual_0pt_BR
dc.contributor.referee1Ramos, Noézia Maria-
dc.contributor.referee1Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.dopt_BR
dc.contributor.referee2Maemura, Marcia Mitie Durante-
dc.contributor.referee2Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.dopt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoAs metodologias ativas são mais eficazes na construção do conhecimento do que os métodos tradicionais, pois promovem um aprendizado ativo e autônomo, incentivando os indivíduos a serem protagonistas de seu processo de aprendizagem e a desenvolver habilidades e competências. Embora muitos estudos analisem seu impacto em instituições educativas, sua aplicação em outros tipos de organizações ainda é pouco explorada. Nesse contexto, este trabalho investiga as contribuições das metodologias ativas, enfocando duas diferentes organizações (uma do setor industrial e outra do setor financeiro), retratadas em estudos de casos disponíveis na literatura acadêmica. Destaca-se que a organização industrial, para atender demandas específicas, utiliza técnicas como Brainstorming, contextualização da aprendizagem, Benchmarking, 5W2H e Design Thinking. Já a organização do setor financeiro, focando na aprendizagem dos empregados e seus impactos, utiliza o Design Thinking e o Brainstorming. Logo, esta pesquisa buscou identificar, nas duas organizações, os métodos ativos por elas utilizados, quando foram aplicados e quais resultados foram obtidos. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, baseado em dados bibliográficos, e que emprega a transdisciplinaridade para analisar aspectos socioculturais relacionados à educação corporativa e à aprendizagem ativa. Observou-se que, em ambas as empresas, as metodologias ativas contribuíram para um ambiente mais inovador e se mostraram uma abordagem integral de aprendizagem, preparando os aprendizes para uma busca constante de aprendizado de forma integrativa, prática e criativa, e fortalecendo a cultura de inovação nas empresas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseAdministraçãopt_BR
dc.sizeorduration41pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Administração

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