Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43186
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Gessi, Giovanna Kauany | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-29T17:01:45Z | - |
dc.date.available | 2024-08-29T17:01:45Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-23 | - |
dc.identifier.citation | GESSI, Giovanna Kauany. Literatura Infantil e Ensino de História: O mistério do coelho pensante, de Clarice Lispector, e apontamentos sobre a criança como ser social. 2024. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43186 | - |
dc.description.sponsorship | CAPS - Centro de Atenção Psicosocial | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Clarice Lispector | pt_BR |
dc.subject | Lieratura infantil | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.title | Literatura Infantil e Ensino de História: O mistério do coelho pensante, de Clarice Lispector, e apontamentos sobre a criança como ser social | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Vasconcelos, Regina Ilka Vieira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5772606285115412 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Barbosa, Marta Emísia Jacinto | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6425309024363380 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Letícia Siabra da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8482080396071361 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem a forma de artigo acadêmico e tem por objetivo explorar as possibilidades do uso da obra O mistério do coelho pensante do acervo de literatura infantojuvenil da escritora Clarice Lispector como contribuição para o ensino e aprendizagem histórica. Para tanto, foi essencial traçar o percurso de compreensão da construção da literatura infantil e juvenil especialmente no Brasil, considerando suas lutas e disputas ao se estabelecer como uma produção literária tão significativa quanto a literatura dirigida ao público adulto no interior da teoria crítico literária. Uma das principais questões é se a obra em análise pode contribuir para o ensino de história, para a formação do aluno e leitor enquanto sujeito histórico ao mobilizar temáticas voltadas a investigar a natureza humana. A análise observou se as temáticas levantadas pela autora vão ao encontro de habilidades previstas para o ensino de história previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ao longo dos anos do Ensino Fundamental – identificação e compreensão da comunidade, processos de socialização, construção do aprendizado e a experiência da infância na formação da criança e do adolescente como sujeito e ser social. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 31 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 166491297 | - |
Appears in Collections: | TCC - História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LiteraturaInfantilEnsino.pdf | 1.3 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.