Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43186
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGessi, Giovanna Kauany-
dc.date.accessioned2024-08-29T17:01:45Z-
dc.date.available2024-08-29T17:01:45Z-
dc.date.issued2024-04-23-
dc.identifier.citationGESSI, Giovanna Kauany. Literatura Infantil e Ensino de História: O mistério do coelho pensante, de Clarice Lispector, e apontamentos sobre a criança como ser social. 2024. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43186-
dc.description.sponsorshipCAPS - Centro de Atenção Psicosocialpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectClarice Lispectorpt_BR
dc.subjectLieratura infantilpt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.titleLiteratura Infantil e Ensino de História: O mistério do coelho pensante, de Clarice Lispector, e apontamentos sobre a criança como ser socialpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Vasconcelos, Regina Ilka Vieira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5772606285115412pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Marta Emísia Jacinto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6425309024363380pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Letícia Siabra da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8482080396071361pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem a forma de artigo acadêmico e tem por objetivo explorar as possibilidades do uso da obra O mistério do coelho pensante do acervo de literatura infantojuvenil da escritora Clarice Lispector como contribuição para o ensino e aprendizagem histórica. Para tanto, foi essencial traçar o percurso de compreensão da construção da literatura infantil e juvenil especialmente no Brasil, considerando suas lutas e disputas ao se estabelecer como uma produção literária tão significativa quanto a literatura dirigida ao público adulto no interior da teoria crítico literária. Uma das principais questões é se a obra em análise pode contribuir para o ensino de história, para a formação do aluno e leitor enquanto sujeito histórico ao mobilizar temáticas voltadas a investigar a natureza humana. A análise observou se as temáticas levantadas pela autora vão ao encontro de habilidades previstas para o ensino de história previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ao longo dos anos do Ensino Fundamental – identificação e compreensão da comunidade, processos de socialização, construção do aprendizado e a experiência da infância na formação da criança e do adolescente como sujeito e ser social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration31pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.orcid.putcode166491297-
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LiteraturaInfantilEnsino.pdf1.3 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.