Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43186| ORCID: | http://orcid.org/0009-0008-6977-5556 |
| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Literatura Infantil e Ensino de História: O mistério do coelho pensante, de Clarice Lispector, e apontamentos sobre a criança como ser social |
| Autor: | Gessi, Giovanna Kauany |
| Primer orientador: | Vasconcelos, Regina Ilka Vieira |
| Primer miembro de la banca: | Barbosa, Marta Emísia Jacinto |
| Segundo miembro de la banca: | Silva, Letícia Siabra da |
| Resumen: | Este trabalho tem a forma de artigo acadêmico e tem por objetivo explorar as possibilidades do uso da obra O mistério do coelho pensante do acervo de literatura infantojuvenil da escritora Clarice Lispector como contribuição para o ensino e aprendizagem histórica. Para tanto, foi essencial traçar o percurso de compreensão da construção da literatura infantil e juvenil especialmente no Brasil, considerando suas lutas e disputas ao se estabelecer como uma produção literária tão significativa quanto a literatura dirigida ao público adulto no interior da teoria crítico literária. Uma das principais questões é se a obra em análise pode contribuir para o ensino de história, para a formação do aluno e leitor enquanto sujeito histórico ao mobilizar temáticas voltadas a investigar a natureza humana. A análise observou se as temáticas levantadas pela autora vão ao encontro de habilidades previstas para o ensino de história previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ao longo dos anos do Ensino Fundamental – identificação e compreensão da comunidade, processos de socialização, construção do aprendizado e a experiência da infância na formação da criança e do adolescente como sujeito e ser social. |
| Palabras clave: | Clarice Lispector Lieratura infantil Ensino de História |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | GESSI, Giovanna Kauany. Literatura Infantil e Ensino de História: O mistério do coelho pensante, de Clarice Lispector, e apontamentos sobre a criança como ser social. 2024. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024 |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43186 |
| Fecha de defensa: | 23-abr-2024 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - História (Uberlândia) |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| LiteraturaInfantilEnsino.pdf | 1.3 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
