Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43161
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Embargado
Fecha de embargo: 2030-12-01
Título: Indução de lesões de cárie artificiais e ciclagem de pH em dentina humana - Estudo piloto
Título (s) alternativo (s): Induction of artificial caries lesions and pH cycling in human dentin - Pilot study
Autor: Silva, Bruna Vanessa Felipe e
Primer orientador: Simamoto, Veridiana Resende Novais
Primer coorientador: Carvalho, Allyne Jorcelino Daloia de
Primer miembro de la banca: Simamoto, Veridiana Resende Novais
Segundo miembro de la banca: Menezes, Murilo de Sousa
Tercer miembro de la banca: Camargos, Germana de Villa
Cuarto miembro de la banca: Carvalho, Mary Stefany Andrade
Resumen: Introdução: a cárie dentária ainda é uma doença prevalente. Protocolos laboratoriais para indução de lesões de cárie artificiais e ciclagem de pH são importantes para simular o processo de desenvolvimento da cárie que ocorre na cavidade oral. Objetivo: validar um protocolo de indução de lesões de cárie artificiais seguida por ciclagem de pH na dentina humana. Materiais e métodos: terceiros molares humanos sadios foram seccionados para obtenção de amostras de dentina (4x2x2 mm) e divididas de acordo com o tempo de formação de lesão de cárie artificial: 12 horas, 2 horas e 1 hora. Após determinado o melhor resultado, as amostras foram divididas de acordo com o protocolo de ciclagem de pH: com escovação simulada e sem escovação. Teste de microdureza Knoop (KHN) foi realizado para verificar as alterações na consistência da superfície dentinária. Resultados: para formação de lesões de cárie artificiais, two-way ANOVA mostrou interação estatisticamente significativa entre os tempos de imersão e o momento de análise. Teste Tukey apresentou diferença significativa entre KHN inicial e KHN após lesões de cárie artificiais para ambos os tempos (p<0,001). One-way ANOVA mostrou significância nos valores de perda de microdureza integrada (ΔKHN1) entre 1 e 2 horas (p=0,013). Quanto aos resultados de ciclagem de pH, two-way ANOVA apresentou diferença estatisticamente significante para o fator momento de análise (p<0,001) e para o fator ciclagem de pH (p<0,001). Entre os grupos com e sem escovação, teste Tukey mostrou diferença entre os valores de todos os momentos de análise. One-way ANOVA encontrou diferença estatística entre os grupos quanto à perda de microdureza integrada (ΔKHN2). Conclusão: este estudo piloto desenvolveu com sucesso um protocolo para indução de lesões de cárie artificiais seguida por ciclagem de pH. O modelo estabelecido permite a análise da eficácia de materiais fluoretados. O desenvolvimento de protocolos para estudos in vitro é crucial para a padronização e condução de estudos laboratoriais que são base para futuros ensaios clínicos.
Palabras clave: Dentina
Ciclagem de pH
Microdureza
Cárie Dentária
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA::MATERIAIS ODONTOLOGICOS
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SILVA, Bruna Vanessa Felipe. Indução de lesões de cárie artificiais e ciclagem de pH em dentina humana - estudo piloto. 2024. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43161
Fecha de defensa: 10-abr-2024
Aparece en las colecciones:TCC - Odontologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
INDUÇÃO DE LESÕES DE CÁRIE.pdf
  Hasta 2030-12-01
TCC596.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Request a copy


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.