Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43158
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-0939-7975
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Embargado
Término do embargo: 2026-08-27
Título: O atendimento psicoterápico on-line: um olhar do psicólogo para o fenômeno
Título(s) alternativo(s): The online psychotherapeutic service: a psychologist's perspective on the phenomenon
Autor(es): Rocha, Sabrina Andrade
Primeiro orientador: Farinha, Marciana Gonçalves
Primeiro membro da banca: Braga, Tatiana Benevides Magalhães
Segundo membro da banca: Stefanini, Jaqueline Rodrigues
Resumo: No Brasil, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) elaborou Resoluções a partir da década de 2000, como a de número 12/2005, a 11/2012 e a 11/2018, sobre serviços psicológicos oferecidos por meio do uso de Tecnologia da Informação e Comunicação. No ano de 2020, a psicologia ficou marcada com relação ao atendimento psicológico on-line devido à crise de saúde pública provocada pela COVID-19 que ocasionou a suspensão de atividades presenciais em serviços não essenciais. A psicologia migrou os atendimentos clínicos para o atendimento psicológico on-line. O CFP aprovou a resolução de número 04/2020, ampliando os serviços oferecidos de forma remota. Visualizando esse cenário e percebendo que a psicoterapia on-line é um fenômeno novo e altamente disseminado, precisando, portanto, de mais investigações, o objetivo geral desta pesquisa consistiu em compreender as perspectivas dos psicólogos entrevistados sobre o atendimento psicológico on-line individual, utilizando como instrumento uma questão norteadora: “fale-me como é para você o atendimento psicoterapêutico on-line.” Este estudo é uma pesquisa qualitativa, na qual se utilizou o método fenomenológico como uma questão norteadora na entrevista. Foram realizadas 10 entrevistas com psicólogos que realizam atendimento on-line à população. A análise e interpretação dos dados obtidos em entrevistas individuais utilizou a metodologia proposta por Critelli em Analítica do Sentido. As entrevistas foram realizadas com psicólogos formados há pelo menos cinco anos, que realizam atendimento on-line e são cadastrados em um programa de atendimento psicológico on-line. Entre os resultados observados durante as entrevistas foram delimitadas cinco categorias, são elas: (1) vínculo terapêutico, (2) recursos e instrumentos, (3) dificuldades e limitações, (4) setting e (5) novas perspectivas. Os resultados sobre o vínculo terapêutico no atendimento psicoterápico on-line revelaram uma percepção positiva entre os psicólogos participantes, destacando uma forte sensação de vínculo estabelecida mesmo no ambiente virtual. Em recursos e instrumentos foram discutidas estratégias adaptativas para oferecer suporte aos pacientes durante as sessões on-line. Na categoria setting foi abordado o ambiente e contexto do atendimento on-line, destacando desafios relacionados à privacidade, interferências familiares e preocupações com a confidencialidade. Considerando as dificuldades e limitações específicas associadas ao atendimento on-line, foram exploradas barreiras na comunicação não verbal e preocupações com a segurança dos pacientes e profissionais. Por fim, as novas perspectivas que surgiram com a psicoterapia on-line foram destacadas, como a aceitação e benefícios dessa modalidade de atendimento, a possibilidade de ampliar o acesso e oferecer suporte em qualquer localização, além do desenvolvimento de novos recursos para ajudar pessoas em situações de sofrimento.
Abstract: In Brazil, the Conselho Federal de Psicologia (CFP) has issued Resolutions since the 2000s, such as Resolution numbers 12/2005, 11/2012, and 11/2018, concerning psychological services provided through Information and Communication Technology (ICT). In 2020, psychology was notably impacted by the shift to online psychological services due to the public health crisis triggered by COVID-19, which led to the suspension of in-person activities in non-essential services. Consequently, clinical psychology services migrated to online platforms. The CFP approved Resolution number 04/2020, further expanding remotely offered services. Recognizing this scenario and understanding that online psychotherapy is a new and rapidly spreading phenomenon that requires further investigation, the general objective of this research was to explore the perspectives of psychologists regarding individual online psychological care, using the guiding question: "Tell me what online psychotherapeutic care is like for you." This study is qualitative research employing the phenomenological method as a guiding approach in the interviews. Ten interviews were conducted with psychologists who provide online services. The analysis and interpretation of the data gathered from these interviews followed the methodology proposed by Critelli in *Analítica do Sentido*. The participants were psychologists with at least five years of professional experience, who are actively providing online psychological care and are registered in an online care program. The interviews revealed five main categories: (1) therapeutic bond, (2) resources and tools, (3) challenges and limitations, (4) setting, and (5) new perspectives. The results regarding the therapeutic bond in online psychotherapeutic care showed a positive perception among the participating psychologists, with many emphasizing a strong sense of connection even in the virtual environment. The discussion on resources and tools highlighted adaptive strategies used to support patients during online sessions. The setting category focused on the environment and context of online service provision, noting challenges such as privacy concerns, family interferences, and confidentiality issues. The difficulties and limitations related to online care explored barriers in non-verbal communication and concerns about the safety of both patients and professionals. Finally, new perspectives emerging from online psychotherapy were discussed, including the acceptance and benefits of this modality, the potential to increase access to care in various locations, and the development of new tools to support individuals in distress.
Palavras-chave: Psicoterapia on-line
Telepsicologia
Fenomenologia
Online psychotherapy
Telepsychology
Phenomenology
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Assunto: Psicologia
Psicólogos clínicos
Psicólogos - Encontros on-line
Serviços de informação on-line
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Referência: ROCHA, Sabrina Andrade. O atendimento psicoterápico on-line: um olhar do psicólogo para o fenômeno. 2024. 76 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.550.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.550
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43158
Data de defesa: 1-Ago-2024
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 3. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AtendimentoPsicoterápicoOnline.pdf
  Até 2026-08-27
Dissertação574.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.