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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43147
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Ribeiro, Vitória de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-27T14:11:23Z | - |
dc.date.available | 2024-08-27T14:11:23Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-04 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Vitória de Oliveira. A campanha contra a teoria crítica da raça nos Estados Unidos (2020-2023). 2024. 148 f. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.191. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43147 | - |
dc.description.abstract | The research aims to analyze the debate on Critical Race Theory in the United States and the conservative reaction, focusing on the anti-CRT campaign in schools and pending and approved federal and state legislations related to anti-racist education, among 2020 and 2022. To this end, the research answers what critical race theory is from the perspective of its theorists, contextualizes the advance of the extreme right and the CRT as its symbolic enemy representing resistance to anti-racist education, and analyzes the related changes to the subject at the federal and state legislative level. It is argued that the attacks on the CRT and the efforts surrounding race debate and anti-TCR legislation are part of an ideological effort to delegitimize the American nation's historical perspectives of race and racism, prevent marginalized groups from participating in civic life, and maintain the racial status quo and political power. This ideological effort is part of a broader and transnational movement articulated by conservative groups that use institutional mechanisms to block the advancement of progressive agendas, highlighting the strong polarization and division of North American society in the actions involved in combating racism. From the lens of Critical Race Theory, we analyzed and mapped anti-CRT legislation or legislation against education and the race debate. The research is based on federal and state legislation, such as Federal Executive Orders decreed by presidents and state Executive Orders decreed by governors, and state bills and laws. Through mapping and analysis, it is possible to identify the wave of legislation against the CRT, more specifically against the debate on race, which is being built as a movement against anti-racist education in schools, higher education institutions and public and private institutions. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Raça e racismo | pt_BR |
dc.subject | Teoria Crítica da Raça | pt_BR |
dc.subject | Educação antirracista | pt_BR |
dc.subject | Estados Unidos | pt_BR |
dc.subject | Race and Racism | pt_BR |
dc.subject | Critical Race Theory | pt_BR |
dc.subject | Anti-racist education | pt_BR |
dc.subject | United States | pt_BR |
dc.title | A campanha contra a teoria crítica da raça nos Estados Unidos (2020-2023) | pt_BR |
dc.title.alternative | The campaign against critical race theory in the United States (2020-2023) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Prado, Débora Figueiredo Mendonça do | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5746391435716179 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Selis, Lara Martim Rodrigues | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9870459573825130 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Fróio, Liliana Ramalho | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5776873888320864 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5930795822694069 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | A pesquisa tem por objetivo analisar o debate sobre a Teoria Crítica da Raça (TCR) nos Estados Unidos e a reação da extrema-direita a este movimento, com foco para a campanha contra a TCR e as legislações federais e estaduais pendentes e aprovadas relacionadas a educação antirracista, entre 2020 e 2022. Para isto, a pesquisa responde o que é a TCR pela perspectiva de seus teóricos, contextualiza o avanço da extrema-direita e a TCR como seu inimigo simbólico representando a resistência à educação antirracista, e analisa as mudanças relacionadas ao assunto no âmbito legislativo federal e estadual. As hipóteses partem da afirmação de que os ataques a TCR e as tensões em torno do debate sobre raça e legislações contra a TCR são parte de um esforço ideológico para deslegitimar perspectivas históricas de raça e racismo da nação americana, impedir grupos marginalizados de participar da vida cívica e manter o status quo racial e o poder político. Além disso, esse esforço ideológico é parte de um movimento mais amplo e transnacional articulado por grupos conservadores da extrema-direita que utilizam de mecanismos institucionais para bloquear o avanço de pautas progressistas, evidenciando a forte polarização e divisão da sociedade norte-americana nas ações envolvendo o combate ao racismo. Através da fundamentação teórica e da discussão sobre a TCR, este trabalho busca analisar e mapear as legislações de banimento implementadas pelos governos subnacionais. Através do mapeamento e análise, é possível identificar a onda de legislações contra a TCR, mais especificamente contra o debate sobre raça, que se constrói como um movimento contra a educação antirracista nas escolas, instituições de ensino superior e instituições públicas e privadas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais | pt_BR |
dc.sizeorduration | 148 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICA INTERNACIONAL::RELACOES INTERNACIONAIS, BILATERAIS E MULTILATERAIS | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.191 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 166346348 | - |
dc.crossref.doibatchid | 7810257c-38cd-421b-bb84-386973bc9067 | - |
dc.subject.autorizado | Relções internacionais | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Antirracismo - Estados Unidos | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Racismo - Estados Unidos | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Racismo - Teoria crítica - Estados Unidos | pt_BR |
dc.subject.ods | ODS::ODS 10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles. | pt_BR |
dc.subject.ods | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. | pt_BR |
dc.subject.ods | ODS::ODS 5. Igualdade de gênero - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. | pt_BR |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Relações Internacionais |
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