Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43105
ORCID:  http://orcid.org/0009-0004-4926-0142
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Rrepresentações de raça e francofonia no ensino de FLE.
Author: da Silva, Ana Paula Elias
First Advisor: Lopez, Camila Soares
First member of the Committee: Vianna, Cintia Camargo
Second member of the Committee: Pitillo, Giovanni Ferreira
Summary: Esta pesquisa tem como objetivo contribuir com as práticas docentes e o desenvolvimento de um olhar crítico aos futuros professores e professoras de FLE (Francês Língua Estrangeira) a partir de uma análise do livro: Version Originale I – Méthode de Français. Para tanto, averiguamos esse material didático, tendo em vista suas representações de raça e francofonia. Consideramos, assim, as imagens reproduzidas nas páginas do livro, bem como áudios e propostas de atividades, e de que maneira são apresentados os países onde se fala a língua francesa, refletindo sobre um cenário de ensino ainda pautado em práticas racistas e de raízes coloniais.
Keywords: Racismo
Francofonia
Material didático
Ensino de FLE
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
CNPQ::OUTROS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SILVA, Ana Paula Elias. Ajuste de distribuição de probabilidades de variáveis de custo fixo. 2024. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Francês e Literaturas de Língua Francesa) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43105
Date of defense: 26-Apr-2024
Appears in Collections:TCC - Letras: Francês e Literaturas de Língua Francesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RepresentaçõesDeRaça.pdf37.59 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.