Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43100
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-5782-5706
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Desodorante e sabão artesanal na Educação de Jovens e Adultos: Uma possibilidade em educação ambiental a partir do programa etnomatemática
Alternate title (s): Deodorant and handmade soap in Youth and Adult Education: An environmental education possibility based on the ethnomathematics program
Author: Peixoto, Cinara Ribeiro
First Advisor: Oliveira, Cristiane Coppe de
First member of the Committee: Matos, Fabiana Fiorezi de Marco
Second member of the Committee: Meneghetti, Renata Cristina Geromel
Summary: Esta pesquisa retrata uma intervenção elaborada e vivenciada junto a estudantes da Educação de Jovens e Adultos- EJA de uma escola pública municipal de Uberlândia/MG. São articuladas duas práticas: a produção de desodorante natural e a produção de sabão artesanal a partir do óleo pesquisa surgiu a partir da necessidade dos estudantes por obter recursos financeiros, em virtude das instabilidades profissionais ocasionadas pela pandemia da covid-19 e configura-se como uma proposta em executar práticas pautadas em uma análise crítica sobre as questões ambientais, de modo a envolver os estudantes na mudança de atitudes relacionadas ao meio ambiente e instituir a coletividade e cooperação sob a perspectiva da Economia Solidária. Tal proposta teve como discussão principal os processos que envolvem a produção do sabão artesanal e do desodorante natural, associados ao conteúdo de Matemática. Desse modo, tem-se como objetivo geral possibilitar a constituição de saberes na produção de desodorante natural e sabão artesanal com estudantes da EJA buscando interfaces entre a Matemática e a Educação Ambiental na perspectiva do Programa Etnomatemática e da Economia Solidária. Caracterizada como uma pesquisa-ação, de caráter qualitativo tem-se como intenção investigar: Quais saberes e significados podem ser constituídos com os estudantes da EJA, a partir das relações entre matemática e educação ambiental por meio de procedimentos que envolvem a produção de desodorante natural e sabão artesanal? Com base nessas ponderações, desenvolveu-se um produto educacional denominado Rompendo "gaiolas epistemológicas" na EJA: diálogos na produção de sabão e desodorante artesanais na perspectica da Etnomatemática utilizando a abordagem metodológica da Aprendizagem Baseada em Projetos. Esse material é destinado aos educadores e abrange atividades relacionadas à temática ambiental no contexto da disciplina de Matemática, além de fornecer receitas para a produção de sabões e desodorantes. A investigação revelou que as iniciativas propostas se estabeleceram firmemente nesta unidade escolar como um projeto consolidado, sendo executado desde 2021. Os estudantes demonstram apreciação por abordagens de aprendizagem diversas, evidenciando interesse em atividades aplicáveis ao cotidiano e alinhadas à realização de suas expectativas, atendendo às suas inquietações.
Abstract: This research describes an intervention developed and carried out with students from the Youth and Adult Education (EJA) program at a municipal public school in Uberlândia/MG. Two practices are articulated: the production of natural deodorant and the production of handmade soap from reused oil. Permeating the theorizations of D'Ambrósio's Ethnomathematics Program (2018), the research arose from the need for financial resources due to professional instabilities as a result of the covid-19 pandemic and is configured as a proposal to carry out practices based on a critical analysis of environmental issues, in order to involve students in changing attitudes related to the environment and establishing collectivity and cooperation from the perspective of Solidarity Economy. The main subject of this proposal was the processes involved in producing handmade soap and natural deodorant, linked to the content of mathematics. The general objective is to enable the constitution of knowledge in the production of natural deodorant and handmade soap with EJA students, seeking interfaces between Mathematics and Environmental Education from the perspective of the Ethnomathematics Program and Solidarity Economy. Characterized as qualitative action research, the intention is to investigate: What knowledge and meanings can be built up with EJA students, based on the relationship between mathematics and environmental education through procedures involving the production of natural deodorant and handmade soap? Based on these considerations, an educational product called “Breaking ‘epistemological cages’ at EJA: dialogues between the production of homemade soap and deodorant from the perspective of ethnomathematics” was developed using the Project Learning methodological approach. This material is intended for educators and covers activities related to environmental issues in the context of mathematics, as well as providing recipes for soap and deodorant production. The investigation revealed that the proposed initiatives have become firmly established in this school unit as a consolidated project. The students show an appreciation for different learning approaches, showing interest in activities that are applicable to everyday life and aligned with their expectations, meeting their concerns. The project has been running since 2021 and currently serves as a source of funds for additional activities with the students, such as biannual visits to the cinema, technical outings and graduation events.
Keywords: Etnomatemática
Educação ambiental
Desodorante
Sabão
EJA
Ethnomathematics
Environmental education
Deodorant
Soap
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Subject: Ciência - Estudo ensino
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
Quote: PEIXOTO, Cinara Ribeiro. Desodorante e sabão artesanal na Educação de Jovens e Adultos: Uma possibilidade em educação ambiental a partir do programa etnomatemática. 2024. 147 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.261.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.261
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43100
Date of defense: 20-Mar-2024
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 3. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
ODS::ODS 12. Consumo e produção responsáveis - Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
ODS::ODS 12. Consumo e produção responsáveis - Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DesodoranteSabãoArtesanal.pdfDissertação26.58 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons