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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43062
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Silva, Karen Garcia da | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-20T19:04:37Z | - |
dc.date.available | 2024-08-20T19:04:37Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-19 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Karen Garcia da. Paulo Freire e a formação docente nos cursos de Pedagogia das Universidades Federais de Minas Gerais. 2024. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5107. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43062 | - |
dc.description.abstract | This dissertation is a research for an Academic Master's Degree in Education in the Line of Educational Knowledge and Practices of the Graduate Program in Education at the Federal University of Uberlândia. The research emerges from the author's need to fill a gap in her initial training, marked by the scant approach to the works of Paulo Freire during her undergraduate studies in Pedagogy at the aforementioned institution. The study aims to investigate the incorporation or absence of Paulo Freire's works in the curricula of Pedagogy courses at federal universities in Minas Gerais and to explore his contributions to teacher training. The aim is to investigate the historical, legal, political, economic and social context that gave rise to the Pedagogy course in Brazil, from its creation to the enactment of the National Curriculum Guidelines for Undergraduate Pedagogy Courses in 2006. Therefore, it investigates the ideological disputes that exist in the field of Pedagogy in Brazil regarding the identity of the course. This research will be guided by questions such as: What should be the basis of the course? Which professional should the course train? The aim is to understand the political and social dimension present in Paulo Freire's bibliography in relation to teacher training, by means of a bibliographical research that analyzes his main works which deal with teacher training, grouping them into thematic categories. The methodology adopted involves bibliographical and documentary research, with a qualitative approach, using the Content Analysis of Bardin (1977) as an analysis instrument. This study responds to the central problem of the research by identifying a low level of adherence to the works of Paulo Freire in the majority of Pedagogy courses at federal universities in Minas Gerais, with a significant and isolated highlight for a single university. It can be seen that the reflections proposed by Freire transcend the school environment, because they are relevant to human relations, to the recognition of men and women as historical and social beings, endowed with the power to transform their realities. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Paulo Freire | pt_BR |
dc.subject | Paulo Freire | pt_BR |
dc.subject | Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Pedagogy Course | pt_BR |
dc.subject | Formação Docente | pt_BR |
dc.subject | Teacher Training | pt_BR |
dc.title | Paulo Freire e a formação docente nos cursos de pedagogia das Universidades Federais de Minas Gerais | pt_BR |
dc.title.alternative | Paulo Freire and teacher training in the pedagogy courses of Federal Universities of Minas Gerais | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Coimbra, Camila Lima | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1133741542314920 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Mendes, Olenir Maria | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6436990911591991 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Spigolon, Nima Imaculada | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5304011741434335 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5497818162234891 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente dissertação é uma pesquisa de Mestrado Acadêmico em Educação na Linha de Saberes e Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. A pesquisa emerge da necessidade de a autora suprir uma lacuna em sua formação inicial, marcada pela escassa abordagem das obras de Paulo Freire durante sua graduação em Pedagogia na referida instituição. O estudo visa investigar a incorporação ou ausência das obras de Paulo Freire nos currículos dos cursos de Pedagogia das universidades federais de Minas Gerais e explorar suas contribuições para a formação docente. Intenciona-se investigar o contexto histórico, legal, político, econômico e social que deu origem ao Curso de Pedagogia no Brasil, desde a sua criação até a promulgação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia de 2006. Por conseguinte, investiga-se as disputas ideológicas existentes no campo da Pedagogia no Brasil concernentes à identidade do curso. Essa investigação será guiada por questões como: Qual deve ser a base do curso? Qual profissional deve formar? Busca-se compreender a dimensão política e social presente na bibliografia de Paulo Freire em relação à formação docente, por meio de uma pesquisa bibliográfica que analisa as suas principais obras as quais abordam a formação de professores/as, agrupando-as em categorias temáticas. A metodologia adotada envolve a pesquisa bibliográfica e documental, com enfoque qualitativo, utilizando-se a Análise de Conteúdo de Bardin (1977) como instrumento de análise. Esse estudo responde ao problema central da pesquisa, ao identificar uma baixa adesão às obras de Paulo Freire na maioria dos cursos de Pedagogia das universidades federais mineiras, com destaque significativo e isolado para uma única universidade. Constata-se que as reflexões propostas por Freire transcendem o ambiente escolar, pois são relevantes para as relações humanas, para o reconhecimento dos homens e das mulheres como seres históricos e sociais, dotados do poder de transformação das suas realidades. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | pt_BR |
dc.sizeorduration | 160 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5107 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 165893995 | - |
dc.crossref.doibatchid | 748d2c98-d474-4bf0-b7c6-f4ddbd4f4385 | - |
dc.subject.autorizado | Educação | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Educação popular | pt_BR |
dc.subject.ods | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. | pt_BR |
dc.subject.ods | ODS::ODS 5. Igualdade de gênero - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. | pt_BR |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Educação |
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