Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43047
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Caracterização agronômica e reação a nematóides de híbridos de milho no estado de Minas Gerais, régio do Triângulo Mineiro e alto paranaíba,ano agrícola 2011/2012
Autor: Diego Ramon Alves Pereira
Primer orientador: Maria Amélia dos Santos
Notas: A cultura do milho ocupa lugar de destaque na agricultura de Minas Gerais e os nematoides constituem sérios problemas em suas áreas de cultivo. O melhoramento genético de plantas aliado a outras técnicas de controle de fitonematoides tem sido fator relevante para que esta cultura apresente novos avanços em produtividade. Estes dois trabalhos tiveram como objetivos posicionar para o Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba diferentes híbridos de milho, quanto às características agronômicas e resistência às principais espécies de nematoides. Para isso, utilizou-se 24 híbridos de milho para testar a eficiência agronômica. O delineamento foi experimental em blocos ao acaso, com três repetições. Testou-se, também, resistência de híbridos de milho às principais espécies de nematoides, sob condições de casa de vegetação. Para tanto, o delineamento foi inteiramente casualizado com 24 híbridos de milho diferentes do ensaio de campo e três populações de nematoide (M. javanica, M. incognita e P. brachyurus) com oito repetições. Para o teste de reação a nematoides, os inóculos foram obtidos de raízes de tomateiro e sorgo infectados, conforme o nematoide. A inoculação foi feita com 10 mL da suspensão de nematoides, constituindo a população inicial. A população final foi determinada após 70 e 90 dias da inoculação, para espécies de Meloidogyne e Pratylenchus brachyurus, respectivamente, onde as raízes foram processadas pela técnica do liquidificador e determinou-se o número de nematoides por sistema radicular. Uma alíquota de 150 cm³ de solo foi processada e determinou-se o número de nematoides no solo do vaso. A população final consistiu na somatória do número de nematoides por sistema radicular e no solo. O fator de Reprodução foi calculado pela razão entre população final e população inicial (FR=Pf/Pi). Os híbridos de milho 2B707HX, GNZ9688 PRO, SHS 7910 e EMBRAPA 1F583 podem ser posicionados para a região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba por apresentarem as melhores produtividades. O híbrido de milho XBX 80281 é resistente a Meloidogyne incognita. Os híbridos RBX 9005, 2B587HX e IMPACTO TL são resistentes a Meloidogyne javanica. Nenhum híbrido de milho estudado foi resistente a Pratylenchus brachyurus.
Palabras clave: Zea mays
Meloidogyne icognita
Meloidogyne javanica
Pratylenchus brachyurus
a
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma: por
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43047
Fecha de defensa: 2013
Aparece en las colecciones:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
DIEGO RAMON ALVES PEREIRA.pdf146.72 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.